Discussão Pentax [Rumores & Notícias]

Bons dias a todos,

Bom, estou em êxtase!

Ganhei um leilão de uma K100D + 18-55 (utilizada meia dúzia de vezes) por £150!!! :002:

E porque escolhí a K100D, I hear you cry? Porque para além de ter custado metade do preço, estive a ler tudo no site DPREVIEW e o ISO 800 é práticamente limpo e o ISO 1600 é muito bom (ao contrário da K200D e da K10D que são muito ruidosas). Esta questão do ISO era muito importante para mim porque quero evitar ao máximo o flash, por isso é que eu andava a ver Canons 20D, etc.

Agora com a diferença de preço que eu ía dar para a K200D ou a K10D compro a 50mm f1.8 da SRS. Ouro sobre azul!

Quero agradecer a todos, especialmente ao kadeR e LSeven, por me terem aberto os olhos para isto das Pentax que eu não andava a par, porque de facto são máquinas que me agradam nos mais variados aspectos. Especialmente as lentes pentax. Não gosto das lentes Canon a não ser as de topo, que eu não estava interessado em desembolsar para o uso amador/entusiasta que vou dar à máquina.

Cumprimentos.
 
Última edição:
Bons dias a todos,

Bom, estou em êxtase!

Ganhei um leilão de uma K100D + 18-55 (utilizada meia dúzia de vezes) por £150!!! :002:

E porque escolhí a K100D, I hear you cry? Porque para além de ter custado metade do preço, estive a ler tudo no site DPREVIEW e o ISO 800 é práticamente limpo e o ISO 1600 é muito bom (ao contrário da K200D e da K10D que são muito ruidosas). Esta questão do ISO era muito importante para mim porque quero evitar ao máximo o flash, por isso é que eu andava a ver Canons 20D, etc.

Agora com a diferença de preço que eu ía dar para a K200D ou a K10D compro a 50mm f1.8 da SRS. Ouro sobre azul!

Quero agradecer a todos, especialmente ao LSeven, por me terem aberto os olhos para isto das Pentax que eu não andava a par, porque de facto são máquinas que me agradam nos mais variados aspectos. Especialmente as lentes pentax. Não me perguntem porquê não gosto das lentes Canon a não ser as de topo, que eu não estava interessado em desembolsar para o uso amador/entusiasta que vou dar à máquina.

Cumprimentos.

Grande preço parabéns pela aquisição e bem vindo ao mundo Pentax.

Se encomendares alguma coisa da SRS, aconselho que compres o adaptador original de m42-k mount custa 22 libras mas abre um infinito leque de opções em termos de lente manuais m42(takumar e super takumar). Aconselho também leres reviews/opiniões sobre a 40 2.8 limited para alem de ser das lentes mais pequenas do mundo é a lente mais rápida a focar no set pentax e tem uma qualidade de imagem muito boa, sendo sharp logo nos 2.8 é das lentes que mais impressiona em termos de qualidade/preço/tamanho/peso. Eu continuo indeciso entre essas duas. As SLR Pentax são esquisitas com a qualidade das pilhas, compra um ou dois sets de pilhas hibridas de preferencia Sanyo Eneloop (13€ 4 no el corte inglês) ou um set de GP recyco+carregador( ***** 19,99€). Se precisares de tele na SRS têm a 55-300 por 189£ e a 55-200 por 129/99£(a de 99£ é a DA L que vem com a K-m, é igual mas o mount é em plastico e perde o "Quick-Shift Focus System") aconselho a 55-300 vale os €/£ a mais. Outra lente que vale a pena olhar é a 16-45 f4 por 199£.

Só para terminar fica aqui o forum de referencia da Pentax.

http://www.pentaxforums.com/forums/

Boas fotografias.
 
Epá, isto foi quase inacreditável!

Obrigadíssimo pelas dicas, LSeven, vou já começar a ver isso, especialmente a 40mm 2.8 limited que referes. Talvez seja até mais interessante para mim do que a 50mm 1.8. Não sei, mas vai dar que pensar (e pesquisar). Vamos ver. :)

Cumprimentos.
 
Boas noites,

Acabo de ganhar em leilão no ebay a pentax 50mm f1.4 FA (novíssima - quase sem uso) por £100!!! :009:

Isto foi o meu dia de sorte!

*edit: estive agora a ler umas largas dezenas de opiniões de users nos foruns do DPREVIEW sobre a K100D vs Canon 20D/30D e a K100D é unânimemente considerada superior. Há muita gente que vendeu a 20D para comprar a K100D por razões óbvias. Também a pentax 18-55 é considerada muito superior a todas as 18-55 das marcas concorrentes. Estive a ver imensas fotos dela e a qualidade de imagem é soberba para uma lente kit. Se me dissessem que algumas delas foram tiradas com uma 16-45 f4 eu sinceramente acreditava. Efectivamente as lentes pentax são um mundo à parte.

orpheusmyth, penso que deverías rever a tua opinião quanto às Pentax K, porque até a K100D é MUITO superior à Canon 1000D (aliás, na minha opinião a K100D é bem melhor que a K200D, visto que a ISO 800 e 1600 é excelente. Só poderá perder no metering [já que a K200D herdou o metering da K20D], mas isso dá-se a volta). E enfim, já para não falar dos 11-area AF [um must], spot metering [outro must], etc. E essa 18-55 da Canon comparada com a 18-55 da pentax é uma vergonha. E no fundo aquilo que nos interessa a todos é o ratio qualidade de imagem/custo e nisto a K100D está muito à frente. Não sou nem nunca fui exagerado nas minhas opiniões (aliás isto do digital é relativamente novo para mim), simplesmente acredito nos factos e nunca li tanto sobre o assunto como li nos últimos dias antes desta compra e não podería estar mais elucidado quanto à superioridade da K100D face à Canon 1000D e mesmo 450D com lente kit. Depois há todo um mundo de lentes pentax de altíssima qualidade óptica (MF) a preços extremamente acessíveis. Assim que tiver o equipamento mostro algumas fotos.

Alguns exemplos da pentax 18-55 numa "simples" *ist DL (jpegs baixa qualidade - aliás, é bem visível):

49570179imgp0186.jpg
........
49570178.IMGP0184.jpg
49570178.IMGP0184.jpg
49570178imgp0184.jpg


Imagino se fosse RAW. E o fotógrafo... coitado.

Cumprimentos.
 
Última edição:
Infelizmente não dá para ver as imagens. Já agora eu comparo muito a 1000D à 400D que sinceramente foi uma grande máquina no seu tempo e continua a ser.
 
Boas tardes,

Eu vou colocar as imagens noutro site para que possas ver.

Cumprimentos.


Sim as fotos são boas. Só me começas a convencer que acabam por estar lado a lado. Já agora deixo-te aqui uns links com umas fotos que vi no flickr. E atenção que foram logo as primeiras que surgiram.

http://www.flickr.com/photos/heidimendoza/3323494884/
http://www.flickr.com/photos/seobaby/3325822694/
http://www.flickr.com/photos/sara-maria/3330676502/
http://www.flickr.com/photos/underneathmysky/3338412046/
 
orpheusmyth, penso que deverías rever a tua opinião quanto às Pentax K, porque até a K100D é MUITO superior à Canon 1000D (aliás, na minha opinião a K100D é bem melhor que a K200D, visto que a ISO 800 e 1600 é excelente. Só poderá perder no metering [já que a K200D herdou o metering da K20D], mas isso dá-se a volta). E enfim, já para não falar dos 11-area AF [um must], spot metering [outro must], etc. E essa 18-55 da Canon comparada com a 18-55 da pentax é uma vergonha. E no fundo aquilo que nos interessa a todos é o ratio qualidade de imagem/custo e nisto a K100D está muito à frente. Não sou nem nunca fui exagerado nas minhas opiniões (aliás isto do digital é relativamente novo para mim), simplesmente acredito nos factos e nunca li tanto sobre o assunto como li nos últimos dias antes desta compra e não podería estar mais elucidado quanto à superioridade da K100D face à Canon 1000D e mesmo 450D com lente kit. Depois há todo um mundo de lentes pentax de altíssima qualidade óptica (MF) a preços extremamente acessíveis. Assim que tiver o equipamento mostro algumas fotos.

Castro, a lente 18-55 que viste em testes mais antigos da Canon era realmente muito má, no entanto a lente do kit da 1000D e 450D é a nova 18-55IS que nada fica a dever à 18-55 da Pentax. Aliás, neste momento há poucas diferenças na qualidade das lentes de kit.
Pontos de focagem também não interessam para grande coisa, interessa é ter um sistema rápido e preciso, coisa que já tem vindo a ser apontada como ponto fraco nas Pentaxs nos próprios fóruns.
Outra coisa que sempre foi apontada às Ks foi a má qualidade dos JPEG. O que vês nas imagens não é propriamente nitidez da lente/máquina, mas sim um forte ajuste de sharpening.
Outra coisa que também tens que ter em conta é que a K100D não está na mesma liga no que diz respeito a resolução e densidade de pixeis do sensor, coisa que a vai limitar na capacidade de captar detalhe, mesmo que lhe metas uma lente muito boa. Depois sensores de baixa densidade de pixeis têm mais facilidade em obter imagens sem ruído, mas não é regra pois não depende apenas disso e não partilho da opinião de a K100D ter ISOs elevados mais limpos. Há ainda a questão de ter um sensor CCD, que também tem por base ISO200.

No fim pode-se considerar uma boa máquina, mas não é superior às concorrentes mais actuais, K200D incluída.

PS: Não é só a Pentax que tem lentes de "altíssima" qualidade óptica, até porque muitas dessas MF também montam na Canon (só em Av/M).
 
Última edição:
Caro Rui Marto,

Um grande amigo meu que percebe alguma coisa de fotografia comprou uma 1000D + 18-55 IS para experimentar. Ele foi visitar a minha quinta e decidiu fotografar a casa e toda a quinta. Usou aberturas pequenas, enfim, fez os possíveis para obter a melhor qualidade de imagem. Depois levei-o a uma quinta de turismo rural de um amigo meu, belíssimo lugar para fotografar. Ele fotografou cada casa, cada pedra, madeiras, enfim, tudo o que podería terminar em excelentes fotos. Acabado isto fomos ver as fotos ao meu PC (ele fotografou tudo em RAW). Não houve UMA foto que tivesse qualidade. Uma coisa vergonhosa. Foi uma autêntica desilusão para ele (que acabou por comprar de imediato outra lente) e para mim.

De todas as fotos que estão por aí na internet com a pentax 18-55 práticamente não encontro nenhuma que não tenha uma qualidade excelente para uma lente destas. Tomaramos nós, que nessa tardada fotográfica na minha quinta, ele tivesse usado uma K100D com a pentax 18-55. Concluíndo, há diferenças.

Cumprimentos.
 
A 1000D é uma máquina que já foi mais que testada, por praticamente todos os sites de reviews, onde também (uns mais, outros menos) todos percebem de fotografia. E ao longo do tempo se há coisa que a Canon já demonstrou é que a qualidade de imagem dos seus corpos está longe de ser vergonhosa. Muito pelo contrário, raramente não é a melhor na sua classe, lado a lado com a Nikon que é a sua principal rival.

A Pentax pode oferecer algumas features excelentes, melhor ergonomia e excelentes preços, mas falando exclusivamente de qualidade de imagem a K100D com a lente do kit não é superior.
 
Última edição:
Boas tardes,

Não me refería ao corpo mas à 18-55 IS.

De qualquer forma continuo a achar o corpo da K100D melhor que o da Canon 1000D. Quanto mais não seja pela construção e ergonomia e pelo spot metering, que é uma coisa importante para mim. Os megapixeis a mais não acho relevante. Não vou imprimir sequer em A4.

Ainda assim, pelo que pude ver e constatar, a K100D com a lente do kit é superior à 1000D com a lente do kit. A 1000D está muito bem com uma lente Canon de topo, ou uma Prime, ou uma MF de grande qualidade, ou uma tamron 17-50, etc. A K100D tem uma qualidade de imagem "quase excelente" com a 18-55 (em RAW, claro).

Cumprimentos.
 
Última edição:
Boas tardes,

Não me refería ao corpo mas à 18-55 IS.

De qualquer forma continuo a achar o corpo da K100D melhor que o da Canon 1000D. Quanto mais não seja pela construção e ergonomia e pelo spot metering, que é uma coisa importante para mim. Os megapixeis a mais não acho relevante. Não vou imprimir sequer em A4.

Cumprimentos.

Compara gráficos MTF, vês logo que a 18-55 da Pentax não é assim tão melhor que a 18-55IS, se for melhor de todo. Ambas as lentes de kit da Canon têm tido excelentes reviews, a tele foi inclusive premiada como melhor teleobjectiva amadora.
 
Pode ter acontecido essa 1000d ter sido vendida com a 18-55 antiga, alguns kits tinham lentes antigas.

Tirando grandes impressões e eventuais crops, penso que não existe grande diferença em termos de qualidade de imagem entre os corpos das varias marcas(1000d/400d/k200/k100/d40/d60/a200/olympus 420/510/520/...), a grande diferença está no vidro usado, claro que uma 1000d com uma 50 1.8 vai ter melhor qualidade de imagem que as restantes com a lente de kit, assim como uma k100 + 50 1.4 vai ser melhor que todas as outras com lente de kit, o que faz realmente a diferença na qualidade final da imagem é o vidro usado. Agora com 250£ de investimento nos 50mm vais ter equipamento para tirar fotografias com IQ superior a muitas conjuntos que custam o dobro.
 
finalmente um topico verdadeiramente pentax =D

falta agora para as outras marcas tambem...

Pentrite, grizei-me xP

EDIT: LSeven ai esta o sumo de tudo... melhor post da thread.

btw, rui a comparaçao feita agora com a IS foi foita com a 18-55 normal... ando a procura de uma comparaçao com a nova 18-55 AL II que teve de ser feita devido a necessidade de uma melhor optica para a K20D.
 
Última edição:
Pode ter acontecido essa 1000d ter sido vendida com a 18-55 antiga, alguns kits tinham lentes antigas.
Viva,

Por acaso não. Era mesmo a IS.

LSeven, deixa-me aproveitar isto para te perguntar: É assim tão significativa a diferença da 18-55 para a 16-45 f/4? É que andei a ver um torbilhão de fotos e apesar das fotos da 16-45 serem muito boas, muito sharp, não as acho MUITO melhores do que as da 18-55...! Aquilo que me parece é que esta 18-55 da pentax é francamente muito boa para uma lente kit. Gostava de ter apanhado a II.

*edit: estive a ver mais uma carrada de fotos duma e doutra e a diferença é significativa sim senhor.

Cumprimentos.
 
Última edição:
Viva,

Por acaso não. Era mesmo a IS.

LSeven, deixa-me aproveitar isto para te perguntar: É assim tão significativa a diferença da 18-55 para a 16-45 f/4? É que andei a ver um torbilhão de fotos e apesar das fotos da 16-45 serem muito boas, muito sharp, não as acho MUITO melhores do que as da 18-55...! Aquilo que me parece é que esta 18-55 da pentax é francamente muito boa para uma lente kit. Gostava de ter apanhado a II.

*edit: estive a ver mais uma carrada de fotos duma e doutra e a diferença é significativa sim senhor.

Cumprimentos.

Sem querer intrometer muito nesta discussão, e apenas deixar aqui a minha opinião que vale o que vale.

Gostava de saber o que consideras como vergonhoso, sou possuidor de uma 1000D com lente 18-55IS e não a considero vergonhoso, alguma coisa aí se passou, com toda a certeza, ou então vocês são pessoas com um olho muito requintado e habituados a material L. Sem me alongar muito mais, acho que para o que a lente custa vale muito bem o dinheiro, basta ir ver fotos ao flickr por exemplo tal como fizeste para a Pentax, ou basta ir ver galerias de pessoal aqui da Zwame. Espero que não me leves a mal, nem que pensem que estou a acudir à máquina, sei bem os seus defeitos, mas reconheço também as qualidades, e sou das pessoas mais esquisitas no que toca a fotografia, pois foi precisamente por isso que hoje adoro fotografia e a pratico.
 
Boas tardes,

Não levo a mal de forma alguma. Sim, possívelmemnte porque estamos habituados a Carls Zeiss's e afins. Penso que será mesmo essa a questão.

Cumprimentos.
 
Então devia ser algum defeito na máquina\lente...

A 16-45 pelo que tenho lido para além de ser melhor em termos opticos, tem a vantagem do wide extra e poder ser usada aberta sem grandes problemas, tem um defeito que é quando está em 16mm a lente fica extendida e o flash embutido fica com sombra.

A malta dos forums até diz que é optima para tirar fotografias despercebido, parece que está em tele e que o tiro vai sair ao lado e sai um grande plano.
 
Ena mas que alvoroco...

Nao leves a mal, mas Rui:
"PS: Não é só a Pentax que tem lentes de "altíssima" qualidade óptica, até porque muitas dessas MF também montam na Canon (só em Av/M)." Nao e propriamente um bom argumento pois nao? E mais um argumento para dizer que a Canon e uma boa escolha para quem quiser usar lentes MF antigas. Mas ja agora olhem pra Olympus tambem (que tem IS no corpo). Mas mesmo isso nao e credito para a Canon (ou Olympus), nunca foi estrategia deles serem uma empresa virada para esse mercado. Acontece simplesmente que a distancia de registro e bastante pequena...
Agora "L" ja sera um argumento :P


Castro Almeida, vais ficar decepcionado com a K100D, tenho quase a certeza.
E nao e pela maquina ou a Pentax serem mas, e porque me parece que se estao a criar expectativas exageradas. Coisa que se pode dizer de muitas marcas e modelos...

Acho que se o pessoal pensar menos em graficos MTF e impressoes A0 que nao vao fazer, e pensar mais se a qualidade das fotografias que criam esta a par da qualidade que exigem do seu equipamento, estariamos todos mais perto de nos tornar-mos melhores fotografos, estariamos menos preocupados se a escolha que fizemos e perfeita ou nao...

Eu tenho uma Pentax K10D, umas lentes MF, umas lentes AF e mais uns quantos acessorios.
Isto nao faz de mim um bom ou mau fotografo, agora o facto de querer explorar novas tecnicas, novas lentes e facto de me sentir perfeitamente confortavel a usar uma K10D, entre muitos outros factores... isso sim leva-me a aprender e fotografar mais e quem sabe isso me fara tirar melhores fotos.

E sim, eu tambem gosto de discutir equipamento, sou um geek o que se ha-de fazer... Mas convenhamos que isto e como as preferencias clubisticas e giro e tal, mas ha coisas mais importantes na vida.
Portanto o meu conselho, se alguem o quiser, e que nao ponham as vossas marcas/lentes num pedestal.

Se nada disto faz sentido para ti, ou se achas que nao se aplica no teu caso, faz favor de descartar a minha opiniao, nao me chateio nada.
 
Back
Topo