Pentium 166 Sem ventoinha

theSaint

Power Member
Ora muito bem... um post algo diferente do habitual :P

Não havendo $$ pa uma mini-itx catita, tava a pensar pegar num p166 que tenho encostado pa po-lo a servir diversas coisas, so que tenho que resolver algumas questoes, sendo a primeira a do barulho.

Assim, eu ja vi pentiums sem ventoinha (so dissipador). Este tem uma ventoinha pequena... posso tira-la ou ele precisa dela?

Segundo, a fonte... dado que fontes AT ja serem dignas de estar ao lado de ossos de dinossauros, a unica hipotese que tenho de a silenciar é abri-la e trocar a ventoinha... ou devo estar quieto? Alguem sabe d um howto porreiro pa saber como substituir a dita cuja?

Por fim, ainda em relação à fonte, há forma de po-la a consumir (ainda) menos?

Bem, acho que ja deu pa perceber a ideia, todas a dicas eram benvindas :)
 
theSaint disse:
Assim, eu ja vi pentiums sem ventoinha (so dissipador). Este tem uma ventoinha pequena... posso tira-la ou ele precisa dela?
um amigo meu tem lá um que ter ventoinha, até tem...mas estar a funcionar é que é outro assunto :P
por isso, no geral a ventoinha não faz muita falta, podias era ver se arranjavas um dissipador um bocadito maior que desse para lhe meteres, porque de qualquer forma, ter o processador fresco não faz mal nenhum...

mudar a ventoinha, nunca mudei nenhuma a uma fonte AT, mas se for como numa ATX, mais básico não há, é abrir, cortar os fios da ventoinha (se fôr como a AT que eu tenho, nem é preciso cortar, tem ficha :P ), meter um bocado de fita isoladora à volta das pontas do fio e meter a ventoinha nova (podes ligar à motherboard ou então aos fios da ventoinha antiga)

consumir menos é que, que eu saiba não dá...hmmm...podes arranjar um hamster numa rodinha para servir de gerador, assim nem gasta nada... j/k :P
 
Última edição:
theSaint disse:
Assim, eu ja vi pentiums sem ventoinha (so dissipador). Este tem uma ventoinha pequena... posso tira-la ou ele precisa dela?

Basta monitorizares a temperatura para saberes ou não se precisa da ventoinha...Eu acho que não...Já agora limpa o dissipador ;) não estou a ver esse cpu a passar dos 30ºC, portanto deve funcionar sem ventoinha, que no fundo, só produz ruído, já que essas ventoinhas pequenas dos primeiros pentium's nem têm quase fluxo de ar nenhum, vale mais "pendurar" uma ventoinha de 80/90mm silenciosa dentro da caixa a apontar para o dissipador - silêncio e arrefecimento significativo.

theSaint disse:
Segundo, a fonte... dado que fontes AT ja serem dignas de estar ao lado de ossos de dinossauros, a unica hipotese que tenho de a silenciar é abri-la e trocar a ventoinha... ou devo estar quieto? Alguem sabe d um howto porreiro pa saber como substituir a dita cuja?

Penso que todas as soluções possíveis já foram apresentadas em cima.

theSaint disse:
Por fim, ainda em relação à fonte, há forma de po-la a consumir (ainda) menos?

Se o sistema precisa de 100W, a fonte fornecerá os 100W (se for capaz).

Lá porque diz 250W na fonte, isso não significa que ela gaste isso tudo (aliás, não tem nada a ver, já que essa é a potência máxima que ela pode fornecer ao sistema e não a potência máxima que gasta)...O que podes fazer é arranjar uma fonte com os mesmos Watts e menor "AC Input", ou seja, uma fonte que precise de consumir menos energia da rede para fornecer os mesmos Watts ao sistema (entenda-se fonte com maior eficiência energética, logo menor aquecimento ;) )
 
Última edição:
Para trocar a ventoinha n há nada + fácil. essa fonte de certeza que não tem ficha. é cortar os fios da ventoinha e acabou. Para a ventoinha do processador, não deves precisar. aqui no museu d cá d casa tenho 2 P1 e são os 2 passivos. Monitoriazar as temps é que só ao dedometro :-D. não deve ter sensor integrado.
 
Boas :)

Antes de mais, obrigado pelas dicas :)

Vou, então, tentar trocar o dissipador do cpu por um maiorzito para lhe sacar a ventoinha e, quanto à fonte, vou exprimentar cortar a ventoinha actual e ligar uma nova à board (mais fácil do que andar a colar os fios :P).

Se ouvirem um kab00m, n foi o Irão... fui eu :004:

Abraços
 
Bem, em sei de um p166mmx que tá a funcionar à mais 6 anos sem sequer ter o dissipador... (partiu-se o mecanismo de retenção)... teve a trabalhar aqui no escritório anos, ligado 6 ou 7 horas por dia, e ainda tá funcional
 
eu tive um P2-333 a funcionar sem ventoinha, mas como nao conseguia la ter muito tempo a mao (escaldava, e nao tinha monitor de temperatura incorporado) resolvi meter uma fan de 80mm na entrada da caixa direccionada para o processador, a funcionar a 7v. nao se ouvia nada, e ja era palpavel que a temperatuda era mais baixa :)
 
Uma ventuinha que 80mm a 5v não sew ouve, logo, não fejo necessidade de isso estar sem dissipador mesmo.

Se tens espaço, coloca-la um dissapador pequeno e uma ventuinha nem que seja de 40mm que ela nem se ouve. Até pode ser que possas colocar isso a mais velocidade.

A ventuinha da fonte é basico se souberes soldar uns fiositos no local dos antigos, é facil.

Agora, não estou a ver o que vais fazer com isso, para mp3 serve, para videos esquece. Tive um portatil com um 166mmx e videos era esquecer.
 
eu tive na sala o PII-233 a bombar pra ver videos (divx e dvd) e bombava na boa, com total fluidez. mas a grafica era uma GF4-MX440 de 128Mb ;)
 
Última edição:
Boas :)

É para bombar OpenBSD e correr uns servicitos para a minha humilde rede interna, tipo Printserver, CVS, SMB e pouco mais :)

E esta treta toda é so para ver s consigo uma solução que me permita te-la ligada 24/7 sem me chatear, nomeadamente, com ruidos...
 
olhem pra minha sig...agora é o k ha..enkuanto n xega o IQYHA...e safa s até bemzito :) sem dissipador é n...tem u md amd k6 cortado pa caber la a 2a voodoo..MMX ROX :)
 
Oi.
Cortas os fios da fonte e ligas a molex dos dicos nos 7v, em principio deve ficar mais silenciosa.
Quanto a ventoinha no processador podes meter uma também so a usar 7v, sempre é melhor que nao ter nada.
 
Back
Topo