Pentium 3 a armar-se em zombie

Ghetto_smurf

Power Member
Boas,

tenho um pentium 3 quase esquecido, com dual boot (XP + Xubuntu). Há coisa de meio ano tive de lhe tirar um disco secundário para uso noutro computador, nunca mais tendo-lhe dado uso. agora que precisava dele para um media center com o GeeXbox, o computador armou-se em zombie: ligo o computador, faz tudo normal, só que nao arranca a bios, e nao mostra nada no monitor! só se ouve o (nada) pacífico som as ventoinhas! já tentei fazer reset à BIOS tirando a pilha por umas horas/dias, mas nada, o problema persiste! alguma dica?
 
É possível que tenha sido a pilha da motherboard que tenha acabado. Exprimenta com outra pilha.
 
Última edição:
A BIOS não funciona sem a pilha? perdoem-me a ignorancia, uma vez tive um p2 que ficava sempre com as horas 0:00 e com as opções default da BIOS, sempre presumi que a pilha tinha acabado...
 
Estranho pq eu sempre tirei a pilha para limpar a cmos qd maus oc's etc
Vê se tens o cabo do speaker ligado na board, tenta sempre desligar as placas e retirar as mems voltar a colocar o basico, um dimm caso essa board n funcione a pares e colocar so a placa de video.
 
A BIOS não funciona sem a pilha? perdoem-me a ignorancia, uma vez tive um p2 que ficava sempre com as horas 0:00 e com as opções default da BIOS, sempre presumi que a pilha tinha acabado...
Normalmente, se a pilha estiver gasta a bios não arranca e o computador nem beeps faz... A pilha costuma acabar quando o pc tem pouca utilização, pois está ligado poucas horas e a pilha não carrega.
 
Ghetto_smurf verifica se tens os jumpers dos discos IDE bem colocados, se não for disso experimenta outras memórias nessa board.

Imortal nop, se a pilha tiver acabado simplesmente perdes as definições que tinhas na BIOS, ou seja, cada vez que reinicias o pc tens que voltar a meter e os settings que preferires (horas, etc etc), isto se quiseres, porque mesmo com as definições default o pc arranca (pode é depois queixar-se se problemas no boot, tipo não encontrar discos, etc).
 
Última edição:
Ghetto_smurf verifica se tens os jumpers dos discos IDE bem colocados, se não for disso experimenta outras memórias nessa board.

Imortal nop, se a pilha tiver acabado simplesmente perdes as definições que tinhas na BIOS, ou seja, cada vez que reinicias o pc tens que voltar a meter e os settings que preferires (horas, etc etc), isto se quiseres, porque mesmo com as definições default o pc arranca (pode é depois queixar-se se problemas no boot, tipo não encontrar discos, etc).
Acho que não chegava a arrancar... Um computador sem pilha não arranca... E ter a pilha ou a pilha estar gasta é a mesma coisa... Mas também não vou teimar mais, se calhar não tenho razão.
 
A pilha apenas mantém os settings da bios e nomeadamente o clock, no entanto como tu, também não vou teimar, porque nunca se sabe no entanto nunca me aconteceu o pc não arrancar por falta de bateria, a única coisa que acontece é a bios fazer reset para default e dar um erro a avisar, dependendo das bios.

"Although a dead CMOS battery shouldn't render your system completely powerless, you will likely receive an internal clock error message or a variety of other BIOS (Basic Input/Output System) or CMOS error messages because the PC can no longer store its settings when it's turned off. It's not too difficult to replace a CMOS battery, which is located on the motherboard. However, you will have to reset the CMOS settings and perhaps some BIOS settings."


Experimenta desligar os ides, o disco principalmente, não terás o cabo do controlador ao contrario nesses pcs antigos ainda era possivel fazer isso.
 
eu geralmente desligo praticamente td menos CPU e RAM.

Ai ele vai ter de apitar por falta de grafica, se nao apitar pede RAM emprestada, se mm assim nao funcionar, CPU/Board marada=enterrar o zombie.
 
Back
Topo