1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Pentium 4 Prescott 3.0 @ 3.6

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por KAMPUZ, 14 de Outubro de 2006. (Respostas: 20; Visualizações: 3965)

1. KAMPUZ

KAMPUZ Power Member

Boas,

Dei agora os meus primeiros passos no OC e a descrição da minha máquina é a seguinte:

PIV Precott 3.0
    Asus P4P800E-Deluxe
    2*512 Kingsotn PC3200

A única coisa que fiz foi ir à MB e colocar o OC auto para um aumento de 20%. O resultado foi este:

As temperaturas do processador foram de 51º em Idle e de 67º em Full.

Como é que eu sei que não estou a puxar demais pelo processador, há algum software para verificar se está a funcionar tudo bem?

Obrigado

2. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Boas, muito bem, 3.6 já é um bom começo.

Agora tenta arrefecer o cpu mais um bocado, e não te esqueças que o resto tambem precisa de estar fresquinho para aguentar o overclock sem problemas no futuro...

O meu cpu vai aos 3.9 com 1.55v estavel, mas fica um bocado quente... 58º em full load.

Para testares isso, podes usar o teste de estabilidade do everest, o programa faz testes ao cpu e memoria durante o tempo que quiseres... se aguentar umas quantas horas em full load, então é porque está bom, isto se o cpu não estiver muito quente, no teu caso já está.

Cumprimentos
    Judas

3. KAMPUZ

KAMPUZ Power Member

Resolvi testar durante alguns tempos o bicho a 3.3
    Corri o stress test do everest e ele aguentou sem problemas mas há uma coisa que não percebi muito bem. O que quer dizer aquele grafico do CPU throttling? O máximo que atingiu foi 35% mas não sei muito bem interpertar este valor, alguém me dá uma ajuda? Está relacionado com a temperatura do CPU? (uma vez que a 3.15 o valor foi sempre 0)

4. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

humm.... parece que o teu cpu andou a trabalhar um bocado quente...

O cpu throttling é uma protecção que o sistema usa quando o cpu ultrapassa uma determinada temperatura, esta pode ser, 60º, 65º 7'º, etc... quando o cpu atinge esta temperatura entra em modo throttle, ou seja começa a fazer ciclos sem processar nada, para não deixar o cpu aquecer mais, se esteve a 35% então, 35% dos ciclos eram descartados, o cpu não fazia nada nesses ciclos.

Esse parece ser um bom indicativo de que precisas de arrefecer isso mais.

Cumprimentos
    Judas

5. KAMPUZ

KAMPUZ Power Member

Reparei que usas uma maquina algo semelhante à minha, isso é tudo arrefecido a ar? Que temperaturas tens normalmente em idle e em full? Sem OC as temperaturas eram mais baixas quanto? Thanks

6. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

humm.... a maquina onde escrevo aqui no forum, está no work, é um p4 undervold com pinmod...

A maquina das specs é a que tenho em casa, é um P4 478 Prescott 3.0Ghz e tem o vcore a 1.525volts.... o cpu em full load chega aos 53-54º em idle fica pelos 42-45º. Está arrefecido a ar com um coller Katana todo em cobre, e com uma ventoinha de 92x92x40... se não estiver em full load, a ventoinha nem se ouve, se tiver a fazer coisas a 100% load, faz um bocadinho de barulho...

Tambem já tive esse problema do thrttling mas tinha o katana em aluminio, troquei pelo de cobre, e as temps baixaram uns 5º em full e 8º em iddle.

sem overclock... não sei, mas o que tenho aqui fica-se pelos 49º em full load a 3.0Ghz, o cpu é igual ao que tenho em casa, o coller é o katana de aluminio e a ventoinha é a de origem.

7. triumph_24

triumph_24 Power Member

gostava de reavivar este topico...

tenho um cpu prescott 3.0 ghz, board asus p4p800,2gb ddr400,cooler é um Cooler Master Hyper48 KHC-L91, a minha fonte alimentaçao e uma NOX - ATX Urano 600W 12cm SLI,a minha caixa e uma Nox CoolBay 25 Black, e a minha grafica é uma NVIDIA GeForce 7 SERIES NX 7600 GS 256MB DDR2- TD256Z

as minhas temperaturas em idle variam entre os 33 e os 37 graus, e a minhas temperaturas em full variam entre os 40 e as 46graus...

gostava de saber que overclock poderei fazer no meu sem problemas?

obrigado

8. WindWalker

WindWalker Power Member

Cada CPU é um CPU.

Coloca aí uma imagem do separador CPU do cpu-z (www.cpuid.com).

9. triumph_24

triumph_24 Power Member

Última edição: 17 de Novembro de 2007
  10. WindWalker

WindWalker Power Member

Deve ser um bom overclocker :)

Eu diria pelo menos 3.4GHz sem aumentar o Vcore, mas não posso garantir.

11. HyperRush

HyperRush Power Member

Aproveito para me darem uma mãozinha também.

É um prescoot a 3,2 GHZ que tal?

12. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Bom cpu esse 640. Numa P5K ele voa.

cumps

13. HyperRush

HyperRush Power Member

...mas está instavel a 37120 com stock cooler :(

14. triumph_24

triumph_24 Power Member

amanha vou tentar(agora tou no trabalho)... 3.3 ou 3.4 era mesmo o que pretendia pra ja pois para o verao que vem vou fazer upgrade ja pros core:003:

15. DMH

DMH 1st Folding then Sex

O CPU é quentinho,com stockcooler não vais lá;)

16. triumph_24

triumph_24 Power Member

ja esta... a 3.6 ficou um pouco instavel mas a 3.3 ficou excelente:D

17. brunic_cubano

brunic_cubano Power Member

Boas pessoal diria k o meu cpu é igual ao do triumph_24..vejam aqui uma imagem e digam-me o que posso fazer..ja fui ha bios e n encontrei la nda para aumentar :( a minha board é uma AsRock P4i65G..
    Deixo aki uma imagem, espero que me ajudem..
    Abraço

18. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

AsRock...err não vais longe..

Tenta procura melhor na BIOS por cpu clock ou algo do género..e aumenta para 210MHz e faz sp2004 durante 10h..

Mas duvido..

cumps

19. SputNik

SputNik [email protected] Member

Já agora tenho algo parecido e pode ser que ajude:

http://valid.x86-secret.com/show_oc.php?id=401784

Já o tive a 3.9 com stock cooler e com 1.4 v (1.5 reais) mas as temps já ficavam um pouco a cima do recomendado. Aconselho-te a ver qual é a temp maxima tabelada para o teu processador, para teres ja uma ideia a do meu é de ~68ºC por isso tem cuidado.

20. steelballzz

steelballzz Folding Member

68º c para um prescott nem dá para começar
    são cpus bastante quentes
    convém ter as temps abaixo do limite de throttling......que deve ser por volta dos 85/90ºc

Partilhar esta Página