1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Pentium 4 temperatura a 73ºC

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por miopia2.0, 17 de Junho de 2008. (Respostas: 15; Visualizações: 1437)

1. Olá a todos! Devo dizer que já procurei em outros posts solução para o meu problema e não encontrei.
    O meu computador desktop ( especificações disponiveis no perfil) começou por se desligar e no arranque aparecia-me uma mensagem do tipo " cpu over temperature error" e eu instalei o programa Asusprob para o monitorizar. O meu problema é que no arranque de certos programas (photoshop cs) o asusprob começa a dar alertas de temperatura de cpu a 73, 74ºC. A temperatura sem nenhum programa aberto é de 58ºC e a gráfica a 50ºC.
    Como tambem adoro jogar, muitos jogos tambem disparam o alerta do asusprob, como ontem num jogo que adoro mas já é antigo, o Emperor, rise of the midle kingdom ( requesitos do jogo- pentium II a 400Mhz). Neste momento tenho a caixa aberta mas continua igual, melhora ligeiramente quando o aspiro por dentro mas passa logo. Não me parece normal ter este computador utilidade só para internet e pouco mais.
    Gostaria muito de ouvir a vossa opinião e agradeço desde já qualquer ajuda que me possam dar. Obrigada pela vossa atenção.

2. Psycop

Psycop I fold therefore I AM

Boas

Verifica se tens o cooler do CPU bem encixado, ou se existe pasta termica entre o CPU e o Dissipador, caso isto não resulte, e tenhas estes dois aspectos em ordem, resta trocar o dissipador, por um de elevada eficiencia..

Mas para falar verdade esses cpu's sempre foram muito quentes e é normal que em epoca de calor, com a temperatura ambiente a aumentar, a temperatura do cpu dispare, mas isso com um dissipador de elevada eficiencia e corrigido..

3. Multijet46

Multijet46 Power Member

Boas

Ja viste se o cooler está bem encaixado e ver o estado da massa termica.

Cumpz

4. olá! obrigada pela prontidão! Pois eu realmente já pesquisei e ouço falar de pasta térmica e coolers mas não faço ideia... eu escolhi os componentes do computador na altura e ele veio montado, a unica coisa que lhe fiz por dentro foi aspirar... vou aproveitar que a caixa ( muito foleira e barata) está aberta e vou ver se descubro onde está isso. Obrigada

5. Blasar

Blasar Colaborador
    Staff Member

E há quanto tempo é que tens o PC montado?

Alguma vez substituiste a pasta térmica e/ou verificaste o contacto entre o dissipador e o processador?

6. olá! Comprei o PC em 2005 e nunca substitui a pasta térmica nem verifiquei o contacto entre o dissipador e o processador. Alias, correndo o risco de ser enxovalhada eu nem sequer sei como isso se faz...se fosse possivel, poderiam-me indicar algum tutorial para eu fazer isso? Obrigada pela vossa ajuda.

7. Assasyn

Assasyn Power Member

eu tenhu o msm prob ontem era pra comprar as cenas mas adormeci xD

se fixeres isso e funcionar avisa

8. Blasar

Blasar Colaborador
    Staff Member

Se não sabes como é que se faz, o melhor é falares com alguém que conheças que te possa ajudar/fazer isso (grátis, obviamente,

senão é preferível ir a uma loja), e durante o processo te explique de forma a, posteriormente, poderes ser tu a resolver esse tipo de problemas.

Tutoriais é o que não falta, o Google é nosso amigo, mas nunca te esqueças que é tudo por tua conta e risco.

9. shupifero

shupifero Power Member

Compra o cooler Tunic tower 120 é o melhor, eu também tinha problemas de temperatura como os teus, actualmente com as ventuinha no minimo de rotação tenho 41º CPU 37º Mb, 43º gpu.

10. WindWalker

WindWalker Power Member

Só vale a pena um dissipador novo se não gostas do barulho que faz o original da Intel.

Isso com pasta térmica nova e talvez uma ventoinha traseira vai ao sítio.

11. frcaldeira

frcaldeira Power Member

eu tb tinha sempre o meu pc muito quente epa se poderes tenta arranjar uma caixa nao metalica e polo num lugar onde possa respirar caso n querias ou n possas poes coolers mas e capaz de fazer algum ruido

12. Olá a todos. Estive a aspirar o computador e a ver se estava tudo bem encaixado ( com os meus conhecimentos limitados) mas não faço ideia onde está a pasta térmica. Neste momento as temperaturas estão a 56ºC (cpu) e 46ºC a gráfica, com a caixa sem as laterais. Sempre que faço isto é a gráfica que desce mais a temperatura.
    Eu originalmente postei este tópico nas dúvidas de hardware porque estava um bocado convencida que o meu problema tinha a ver com a gráfica, até porque já me aconteceu a imagem do desktop e restantes ter ficado completamente marada com cores berrantes e nada a resolvia, só mesmo criar uma nova conta de admninistrador e migrar parar lá, apagando a anterior. A partir daí andei sempre a cismar com a gráfica, até porque jogos que eu gosto ( estratégia, citybuilders e simulação) tenho sempre que baixar muito as resoluções e é lento mesmo assim. Com programas gráficos fica lento e também aquece muito. Se fosse com vocês, o que fariam? Eu quero comprar um computador novo mas estou à espera do sims3 ( 2009) para ver as especificações do jogo. Realmente não sei o que fazer, a pasta térmica e ventoinha talvez me resolvessem a temperatura, mas e a performance? Será que com o problema da temperatura resolvido não valeria a pena mudar também a gráfica e acrescentar mais memória? Obrigada a todos pela vossa paciência.

13. 6r4ff3r

6r4ff3r [email protected] Member

Lá isso é verdade. Eu como não estou para aturar "aspiradores" nesta altura do ano, e nem para gastar dinheiro num cooler novo, a solução foi ir à BIOS e pô-lo na frequência mínima de processamento.

Como não estou preocupado com performances, é cá um silêncio, que dá muito jeito em época de exames. :D

14. WindWalker

WindWalker Power Member

Aqui neste site mostram a substituição do dissipador original por um da Zalman, e também aplicam pasta térmica (thermal grease): http://www.virtual-hideout.net/reviews/Zalman_9700NT/index2.shtml

A verificação do contacto é mais ou menos simples: no site que indico tens, entre os dois conjuntos de várias imagem, uma em que comparam o Zalman com o dissipador original da Intel. Deves ter um igual no PC. Agarras nele (de preferência com o PC desligado - ventoinha parada) e abana-lo segundo movimentos circulares, empurrando-o para fora. Se mexer, está mal encaixado.

Para desmontar o dito, é rodar cada um dos 4 pinos que o fixam à mboard no sentido anti-horário (até não dar mais) e depois puxá-los para cima.

Assim já se consegue ver, limpar e mudar a pasta térmica.

Para montar, rodam-se os pinos previamente no sentido horário (até não dar mais), coloca-se o dissipador de forma a que os pinos fiquem alinhados com os buracos que existem na mboard, e empurram-se estes contra a mboard. Quando estiverem no sítio, fazem um clique/estalido.

Última edição: 17 de Junho de 2008
  15. Obrigado a todos e ao WindWalker pela explicação. Estive a ler outro posts do mesmo tema e vou experimentar primeiro comprar pasta térmica e coloca-la a ver se melhora. É necessário remover a pasta térmica anterior? Se não melhorar penso num novo dissipador e mais uma ventoinha ( um computador novo é que era, mas € não abundam). Obrigada

16. WindWalker

WindWalker Power Member

É o que se deve fazer. Álcool da farmácia e papel de cozinha devem servir.

Cuidado para não entortar os pinos do socket! Ao colocar o CPU de novo no socket (é melhor tirá-lo fora para limpar) deve-se verificar se está bem encaixado no socket, ou seja, não devem existir folgas. Para evitar isto, o melhor é ter a mboard deitada na montagem do dito cujo.

Também se deve limpar a base do dissipador, que terá pasta térmica antiga.

Depois dos dois componentes limpos, é colocar o CPU, 'fechar' o socket com a alavanca. Se o CPU não estiver bem colocado, a pressão que a alavanca provoca pode entortar pinos. Atenção à indicação do triângulo e das ranhuras do CPU/socket. A orientação certa é quando estes coincidem.

Colocar aproximadamente um grão de arroz no centro do CPU (sim, chega!).

Última edição: 17 de Junho de 2008

Partilhar esta Página