Artigo Pentium 4 - Uma máquina de jogos?

Status
Fechado a novas mensagens.

pbpj

Power Member
Boas rapaziada da techzone. Todos os dias, neste fórum, vejo user's com processadores Dual Core a mudar para Quad Core, user's com gráficas muito boas como as 9800GT a mudar para a nova série GTX 2XX.
E, desde à uns tempos para cá, ando eu, pbpj, a jogar títulos recentes com boa qualidade!
Com este artigo pretendo tornar claro que, para utilizadores menos hardcore, um computador barato consegue obter performances aceitáveis em jogos que estão a sair este ano. Não pretendo, contudo, criticar quem actualiza os seus computadores quase diariamente, apenas quero apagar um pouco o mito do PC ser MUITO mais caro que uma consola.

Específicações da máquina de testes


Caixa: Coolermaster Centurion
Motherboard: Gigabyte 8I915P DUO
Processador: Intel Pentium 4 550 Codename Prescott 90nm @ 3.4Ghz
Cooler Processador: Coolermaster CM Sphere
Memória Ram: 2x2 DDR2 400Mhz Transcend
Disco Rígido: 200GB Seagate Barracuda 7200RPM
Placa Gráfica: Nvidia 9500GT @ Stock
Fonte: Nox Urano 600W
Monitor: Samsung Syncmaster 2032MW @ 1680x1050 máximo (Ligado por VGA)
Sistema Operativo: Windows XP PRO 32bits SP3


Testes

Devil May Cry 4 Benchmark






Crysis Benchmark @ Pre-Release Demo

Num jogo como o crysis já foi impossível ter o mesmo nível de qualidade sem sofrer uma quebra de fps como no Devil May Cry. Mesmo assim foi possível obter bons fps em resoluções elevadas como 1680x1050. Foi impossível mexer no AA, pois os fps caíam sempre para valores na casa dos 14.










crysis1280x1024noaa.png
 
Última edição:
bem olha, eu espero que te desenrasques , que vais ter que penar um pouco para justificar, um pentium 4 a correr jogos recentes, ainda por cima com uma perfomance aceitavel...

e alem disso não há comparação possivel entre pc e comsola, até porque os jogos para as consolas são dedicados e o mesmo acontece para os pc's, logo dai a necessidade de upgrades constantes para quem queira estar sempre em cima dos jogos recentes e obter o melhor desempenho para jogar aceitavelmente, dai os custos serem mais elevados que ter uma consola...

as coisas evoluem, logo tem de se ir trás da evolução, dai os upgrades...

fico a espera dos teus resultados...
 
posso indicar (como podem ver no my system) que consigo jogar sem breaks nem nada a jogar esses 2 jogos, mas as unicas diferenças desse computador k indicaste do meu são as memórias, monitor (o meu é de 1440x900), placa gráfica, e consigo ainda consigo jogar nos máximos o bioshock, burnout paradise e mais alguns ;)

Mas claro não tenho a mesma performance de um pc top de gama ou até mesmo pc's onde a maioria do ppl tem, mas prnt
só queria deixar a minha opinião ;)
 
Isto é mesmo o quê? :wow: Se é review digo que está muito pobre mesmo! Nem fotos da máquina tem e depois milagres nunca à em informática! Isso não é capaz de correr o Crysis em condições "aceitáveis" e quando ao farcry 2 uma máquina mediana dá muitos fps nele!

Não teria sido melhor teres preparado esta "review" num bloco de notas até teres tudo pronto?
 
Isto é mesmo o quê? :wow: Se é review digo que está muito pobre mesmo! Nem fotos da máquina tem e depois milagres nunca à em informática! Isso não é capaz de correr o Crysis em condições "aceitáveis" e quando ao farcry 2 uma máquina mediana dá muitos fps nele!

Não teria sido melhor teres preparado esta "review" num bloco de notas até teres tudo pronto?

Pretendo actualizar aos poucos. Em relação ao crysis não sei mesmo, só o testei cinco minutos e foi quando comprei a gráfica, nem sei as resoluções.
 
Muita gente faz as reviews aos poucos :) o que importa é o resultado final.

Boa sorte com a review e boa jogatana! é sempre bom ter uma ideia do potencial das maquinas antigas em jogos mais recentes.
 
Update @ Devil May Cry
Ainda vou testar umas resoluções intermédias. Em 1680x1050 é impossível meter mais AA sem comprometer as shadows.
 
Eu acho uma boa iniciativa, nao se trata so da equação " jogos_recentes+pc_topo_de_gama= x " , mostra ai q os valentes prescott ainda teem muito a dar, ja que eu tenho aqi um!

Relembrando sempre que jogos como o pes 2009 e afins dao bem neste tipo de pcs.. por isso..

Cumps
 
Eu jogo COD4 e COD 5 ao maximo sem problemas

Não. não jogas :002:
Podes jogar com detalhes elevados em resoluções médias, no máximo de certeza que não jogas... a não ser que gostes de slideshow num jogo de tiros :P

Eu sou um dos defensores que fazer upgrades por fazer é parvoíce. Ainda se consegue jogar uma boa parte dos jogos recentes com pc's mais antigos a resoluções médias.
Mas para aproveitar a potencialidade dos jogos, é sempre preciso evoluir o hardware.
Reparem que o Dirt saiu á uns 3 anos e só agora consigo joga-lo com fluidez que considero aceitável num jogo de condução.

Força, aguardamos mais uns quantos resultados ;)
 
Update @ Crysis. Como esperava, não é possível jogar com grande detalhe, mas a 1680x1050 é um jogo lindo, mesmo com tudo a low.
 
Estamos a falar de um Pentium 4, não dum Q6600 + GTX260...

e verás...


aconselho-te a comparar os TDP do teu prescott e de um Q6600... (esta frase só tem razão se não tiveres a pensar que perder um P4 3.4 seja muito penoso... okok, não é um pc que neste momento seja caro, mas é sempre o PC e que até corre Crysis!lol.)..
 
aconselho-te a comparar os TDP do teu prescott e de um Q6600... (esta frase só tem razão se não tiveres a pensar que perder um P4 3.4 seja muito penoso... okok, não é um pc que neste momento seja caro, mas é sempre o PC e que até corre Crysis!lol.)..

Ok, tens razão. Tive a ver, e dizem que o prescott sempre consumiu bastante e as temperaturas são altas. Com o meu CM Sphere chega aos 40º agora no verão.

No Crysis faz o Benchmark ao CPU e não ao GPU, já que esta thread é do Pentium 4.

Esta thread é de um computador low-cost, com um pentium 4 mas também duma nvidia 9500GT de 58euros (*****). Mas sim, os testes ao CPU estão a ser feitos.
 
Esta thread é de um computador low-cost, com um pentium 4 mas também duma nvidia 9500GT de 58euros (*****). Mas sim, os testes ao CPU estão a ser feitos.

Mas a 9500GT não é uma gráfica tão ultrapassada como muitos fazem crer, para jogares até 1280x... ela até se safa bem, o Pentium 4 é que a vai começar a limitar nos jogos mais pesados como o Crysis. No teste de GPU do Crysis deves conseguir umas boas FPS em Medium a resoluções decentes (qualquer coisa acima de 800x600).
 
Voces falam dos P4 :S
Enfim, eu tenho um e jogo tudo crysis far cry2 cod etc, não jogo tudo ao maximo como quem tem quads e gtx mas consigo jogar fluido
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo