1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Pentium D 805

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por blastarr, 23 de Janeiro de 2006. (Respostas: 188; Visualizações: 12118)

1. blastarr

blastarr Power Member

Humm, não sei.

Por um lado custará menos de 200 dólares...
    Por outro será vendido a apenas 2.66Ghz, com Bus de 533mhz e 2 x 1MB de Cache L2 (Núcleo Cedar Mill/Prescott, a 90nm).

Estaremos perante um flop em single thread, um dual thread económico e razoável, ou um OC speed demon on the cheap ? :D

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20060123051023.html

Última edição: 23 de Fevereiro de 2006
  2. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

Hmm, para o entusiasta só terá interesse se se provarem bons OCers, mas onde vejo uma boa saida é para máquinas de escritório, onde poderão dar uma boa resposta para quem usa muitas aplicações abertas e precisa de estar sempre a alternar.

3. skandal

skandal Power Member

quer me parecer ou a AMD ta a começar a levar na bilha..... a Intel com procs dual-core baratos, a AMD sem conseguir fazer frente no mercado dual-core, aumentou o preço dos optys, a AMD que se ponha a pau ou ainda volta aos tempos do K6-2 e anteriores....

4. Zar0n

Zar0n Power Member

K afirmações tão ridiculas...

Este é um CPU para OEM's, claro k com esses MHZ vai provavelmente ser mais lento k um single core do mesmo preço em 90% das situações.

5. gryle

gryle Power Member

Se puxares o bus para 800 ele fica a 4GHz. Se ele aguentar, nem precisas de fazer overclock ao chipset nem às memórias :002:

6. skandal

skandal Power Member

será mesmo..... tenho as minhas duvidas..... mas prontos se tu o dizes..... é que dois cores a 2.6 supostamente equivale a um 5.2 ou estou a dizer alguma barbaridade

7. timber

timber Zwame Advisor

Este processador seria muito interessante se fosse um D 905 com o core a 65 nm.
    Sendo um de 90 nm não interessa muito e deve ser para limpar o baú
    Mesmo assim mostra que a intel não está totalmente indieferente à falta de preocupação que a AMD vem demonstrando em oferecer o estilo de produtos que lhe deu tantos fans

8. blastarr

blastarr Power Member

Não é correcto afirmares isso.
    Primeiro, porque o controlador de memória e o FSB são partilhados por dois cores em vez de um.
    Segundo, porque nenhum software escala assim a sua performance (era bom, era...).

9. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Errado... Programas que tirem partido de muiti-core/multi-cpu ao limite tem ganhos na ordem de 90% ou mais se comparar com single threaded ao mesmo speed...

Programas como encoder's mpeg 2 (procoder 2, dvd shirink), cinebench 2003 (ok, é só um bench, mas ha muito render's que colocam um dual core a 100%), boinc's folding's tem um granda boost...:007:

É obvio que este P-D 805 deve ser muito lento a defaut em programas single threaded..., mas por um outro lado, um prescott com HT acaba por partilhar o seu unico core com vários prog's...

Este cpu é voltado ao mercado OEM, de processadores de escritório e tais, mais para utilizações mais intensivas (photoshop's, autocad's) e sem ficar um balúrdeo :007:

Vamos ver a resposta da AMD ;) Ainda sai um x2 3500+ a 2x 1800 mhz bem barato:D

10. blastarr

blastarr Power Member

Nem é 2x, nem é sustained performance (são apenas picos, esporádicos, that's all).

Não há linearidade geométrica na relação aumento do nº de transístores/Execution Core's vs performance real.

11. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Então os meus programas são todos mentirosos...

É obvio que não se ganha 100%, da mesma forma que o dual channel não dá 100% a mais bandwitch, nem o SLI, nem raid 0...

Mas que 80 a 95% sustentados isso eu garanto :D

No BOINC, por exemplo tive um salto de 400-500 de RAC do Venice para 800-1000 sustentados:wow: (as oscialações depende do uptime do PC e do uso do PC para outras coisas ;) )

12. RuFuS

RuFuS Power Member

O problema é que a amd não tem capacidade para passar a vender SÓ dual-core...!

A intel é que está a fazer bem...reduz o processo de fabrico..."caga" no single-core, e como tem produção não se preocupa com a falta de stocks...! :p

Parece que a intel está de facto a ganhar outro rumo...!

13. greven

greven Folding Artist

Mas voces têm de perceber uma coisa, o mercado da Intel nunca esteve ameaçado. Só o mercado de entusiastas se tem virado mais para AMD, o que já representa uma grande fatia mas mesmo assim irisória comparada ao resto do mercado.

Olhem que eu acho a nova estratégia da Intel bastante boa e com processadores como o D930/940, a AMD é bom que se comece a mover...

14. X3non

X3non 1st Folding then Sex

Atenção que ninguém corrigiu este facto. Dois cores a 2.6 GHz não equivalem nunca a 5.2 GHz..

Não tem nada a ver. São apenas dois cores a funcar a 2.6 GHz. O rentabilidade é dobrada em multi-threading, mas em cada thread o desempenho não equivale a 5.2 GHz. Ou compara lá alguns scores entre dual-core's e um P4 oc'ado a 5.2 GHz.

15. blastarr

blastarr Power Member

16. RuFuS

RuFuS Power Member

17. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Pelo q percebi daquela confusão toda penso q será socket "slga775" q deve apenas ter saido no japão... :lol: Agora a sério, o processador é socket LGA 775, logo a board tem de ser com este socket... O chipset esse é que pode variar, numa pesquisa rápida num encontrei boards com este socket e este chipset... Mas é possìvel q hajam...

18. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Apresento-te a ASUS P5P800, ***** i865 e socket 775 :D

19. skandal

skandal Power Member

thanks :D sempre pensei que dois cores = dobro performance .... ok então se calhar mais vale ujm bom single core com os 250 euros :P

20. blastarr

blastarr Power Member

Eh, não quero parecer preciosista, mas... técnicamente, o 775 não é um socket, mas sim um LGA -Land Grid Array.
    (os pinos estão na mobo e não há furos na CPU)

:D

Partilhar esta Página