1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Pentium D a fritar

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por snake_z3r0, 1 de Setembro de 2006. (Respostas: 40; Visualizações: 2613)

1. snake_z3r0

snake_z3r0 Power Member

Boas a todos
    tenho um pentium D 930 e desde o começo deste verão que tem atingido temperaturas que para mim ainda que seja um iniciado sei que são um pouco altas refiro me a temperaturas na ordem dos 80 graus :004: a fan do processador ainda e a stock
    ja tentei resolver o problema de otras formas comprei uma caixa bem melhor em termos de refrigeração e nada gostava que alguem me ajuda-se a encontrar um cooler bem melhor que o stock e tambem silencioso tendo em conta o preço pensei no [​IMG] Zalman 9500 led
    mas ja ouvi diverssas criticas mas o que eu quero é resolver este problema o mais rápido possivel a caixa que eu comprei é a Aspire X-Cruiser Black 5 fans de 80 em que uma delas é direccionada apenas para a refrigeraçao do CPU e nada agradecia que se possivel alguem me ajuda-se
    muito Obrigado
    snake_z3r0

2. tuga_bcl

tuga_bcl Power Member

Tambem tinha problema de temperatura meti um katana e diminuiu a temperatura

Última edição: 2 de Setembro de 2006
  3. snake_z3r0

snake_z3r0 Power Member

nao sei se vai caber na minha caixa queria ver se era a ultima opcao preferia algo mais pequeno mas ainda assim com uma boa performance mas obrigado pela dica :)

4. Tripnotik

Tripnotik Power Member

Que criticas ouviste relativamente ao Zalman 9500?

Eu uso um e tenho uma unica critica a fazer, é caro. Custou-me cerca de 48 euros.

De resto:

- faz o mesmo que um ninja e até melhor, pelo menos segundo as varias reviews que li entretanto e os comparavam.
    - tem 530 gramas contra 815 do ninja.
    - O ninja tem problemas de instalação, é alto e nao cabe em qualquer caixa. O 9500 é bastante mais moderado e tem uma instalação super facil (e em detalhe, presente no site da zalman).
    - Se o ninja mostra o site (da scythe) carregado de prémios relativamente ao ninja plus, é só consultar zalman.co.uk e ver os lá presentes para o 9500 tb.
    - Vence facilmente em termos estéticos. O ninja é uma larga área de aluminio e....e nada.

Há quem diga que a maior área de dissipacao dá vantagem ao ninja, no entanto o 9500 é 100% cobre e nao é propriamente pequeno tb.

Ou entao, as vantagens pela "boca" da zalman:

1. 100% copper heatsink with aerodynamically optimized “tunnel” design for maximum cooling
    efficiency.
    2. Innovative and patented, curved heatpipe design for a heat transfer capacity of up to 6 heatpipes
    with the use of just 3.
    3. Optimized heatsink layout for maximum cooling efficiency with minimal materials.
    4. 0.2mm ultra-slim fins for minimized weight and reduced airflow resistance.
    5. Ultra quiet CNPS 92mm opaque fan with blue LEDs.
    6. Aerodynamically optimized heatsink for smoother airflow and minimal noise.

5. snake_z3r0

snake_z3r0 Power Member

pois as criticas foram que em comparação ao ninja eram de pior qualidade mas visto que é de boa qualidade e ate pode ser melhor vou reconsiderar eu não queria mesmo instalar um ninja é muito grande e apesar de não ser entusiasta sou fan de modding e portanto era impensavel olhar pelo acrilico e ver uma caixa de aluminium a destoar mas de certeza que me vai resolver o problema do meu pentium D versão aquecedor?? lol é que aquece mesmo muito

6. Megasport

Megasport Power Member

Um zalman 9500 melhor que um ninja?

Foi a unica imagem que encontrei com os 2 coolers (se houver mais gostaria de ver) e com a fan de origem o ninja é ligeiramente melhor quanto mais o zalman "ganhar" ao ninja. Depois se quisermos ainda podemos por uma fan melhor no ninja e aí facilmente consegue temperaturas mais baixas.

Que é grande? lá isso não haja duvidas, é pesado? Idem aspas, mas tem mais performance. Só trocaria o zalman neste momento por um tuniq, são o topo do air cooling.

snake_z3r0 tenho precisamente um ninja num 930 a 4150mhz e em idle tenho 44º em full fica-se pelos 56º isto de caixa fechada e com um calor desgraçado no quarto. Tenho é outra fan no ninja pois a de origem era mais "fraquita". Logo fica aqui o meu testemunho.:)

Última edição: 1 de Setembro de 2006
  7. Tripnotik

Tripnotik Power Member

A interpretação da minha frase nao é tanto como tu a fizeste mas antes género, em 4 reviews, 3 equvaliam-no ao ninja e uma dava-o como melhor salientando como principal ponto negativo o preço.

De qq forma, se alguem quiser comparar um ninja com um 9500, era engraçado aparecerem ai resultados da vida real e nao apenas reviews.

Eu disponibilizo-me para meter um 9500 vs Ninja, preciso é de o fazer vs outro 6400 ou um C2D pelo menos. Pode ser que calhe por ai alguem com 9500 e Pentium D.

P.S.: as reviews ja as vi a uns meses, dd que comecei a estudar os componentes deste novo PC , pelo que ja devem estar na database dos sites e nao propriamente na pagina principal, de qq forma vou procurar a ver se dou com pelo menos 1 ou outra.

8. manix

manix Power Member

eu escolhia o thermaltake big typhoon. Daqui a 2semanas chega o novo modelo, o thermaltake big typhoon VX a portugal, que tem uma ventoinha nova, e o dissipador tem as laterais curvadas (o original faz esquina), e principalmente vem com controlo de ventoinha (o modelo actual não tem, mas o novo vai ter).

9. Megasport

Megasport Power Member

eu falei consoante esta parte..."faz o mesmo que um ninja e até melhor..." a parte do igualar confirmei, agora melhor? Daí eu não estar de acordo, até porque há várias formas de obter melhores performance no ninja incluindo substituir a fan de origem que é fraquita para altas temps.

Eu tb estou ao dispor a quem tiver um zalman 9500 num presler para comparar, para o bem da ciência claro.:)

PS:Eu tb só achei essa imagem e foi num forum nem na review foi.:wow:

10. Tripnotik

Tripnotik Power Member

É das poucas que ainda parece estar online, tá na xbit.

Da review:
    Eu uso a FAN sempre a 12v, maxed, e garanto-te que nao faz chiqueiro nenhum, tanto que o tenho 24/7 ligado no quarto onde durmo.
    @ http://www.xbitlabs.com/articles/coolers/display/5-cool.html

# EDIT #

ok, achei outra, e esta mais conclusiva que a primeira, optima para o user do topico, visto que até se usou o Pentium D mais quente da familia:

E como uma imagem vale mais que mil palavras :P

@ http://www.bcchardware.com/index.php?option=content&task=view&id=2794&Itemid=40&limit=1&limitstart=0

11. Megasport

Megasport Power Member

Lá está..."provavelmente" não é um dado adquirido e sinceramente acho dificil mas nunca se sabe. Se substituirmos a fan ao ninja aí penso que não haverá grandes dúvidas.

Outra coisa, se a intenção for silêncio então aí é que o ninja se "esmera", sem fan ele aguenta-se lindamente.

Esse quote é da mesma review da imagem que postei? É que tb á da Xbitlabs...

EDIT:efectivamente aí é melhor(com a fan de origem do ninja), mas por exemplo no xbitlabs já não é....gostava de ver mais reviews

Ora aqui vai outra...:)

fonte:http://www.hartware.de/review_520_8.html

Ninja a superiorizar-se outra vez com a vantagem de fazer metade do barulho...:007:

12. Zone^55 Live!

Zone^55 Live! Power Member

E que tal WC?

Cumps, :wink:

13. snake_z3r0

snake_z3r0 Power Member

bem parece que estou dividido a diferenca de temperaturas entre os dois coolers é grande ou torna-se apenas nume questão de qual é melhor que o outro nem que por meio grau??? lol

em termos esteticos escolheria sem duvida a zalman mas como a performance é sem duvida mais importante e apenas caso justifique poderei optar pela ninja

se por outro lado não for barulhenta ... bem estou sem duvida alguma dividido mas obrigado pela ajuda ate gora pessoal muito obrigado :)
    snake_z3r0

14. steelballzz

steelballzz Folding Member

815 g do ninja.....só podes estar a reinar....ou nunca tiveste um ninja na mão
    quais problemas de instalação.....:zzz:

enfim
    mais vale dizeres k és um zalman lover

15. Tripnotik

Tripnotik Power Member

Optimo post esse :zzz:

Para ver o peso consultei o site deles

http://www.scythe-eu.com/products/cpu/ninja_plus/scnj-1000P.php

get it? podes ir refilar com eles e deixar-me da mao, mas é só uma ideia.

E os problemas de instalação estão ali logo na primeira linha, pera eu ajudo-te:

Heatsink Dimensions: 110x110x150

Zalman lover dizes tu eheheheh...

...pah tratem-se. Só fiz por defender um ponto de vista.

Faz como o Megasport, usa a contra-argumentacao senão passa ao topico seguinte.

16. steelballzz

como já tive 2.....e tive zalman tb.....
    e senti na mão o ninja.....
    tem k haver gralha.....
    o ninja é leve......e bastante fácil de montar
    se queres ir pelo lado das flammes......knock yourself out
    falas do que não tens....mas falas como se soubesses

enfim

17. Tripnotik

Tripnotik Power Member

Para o Z9500 é por experiencia, para o ninja é o que constato nos forums, nas reviews, no site oficial.

Nao é inventar mas constatar factos. Tanto me referes como zalman lover mas és o unico que vejo a defender defeitos do ninja.

Até tu proprio já lhe apontaste defeitos, ora relembra lá:

Nao foi um Z9500 que fez aquilo...

18. steelballzz

ve se percebes
    se tu falasses da cola do backplate......
    mas não
    falas abstractamente da dificuldade de montagem.....é mentira.....
    este foi de todos os k testei o melhor cooler k tive.....mas não com a fan de origem....k era fraca e tirava muito desempenho....
    e para meter e tirar o cooler não apresenta qualquer difculdade
    so vires bem reparas k há mais coolers com a cola 3M...TT...por ex...e que houve mais pessoas preocupadas....apenas não vieram a público
    e a resposta sobre quem fez aquilo é......
    eu e o martakis.....
    nem foi o ninja nem outro cooler......get it

para mim os zalman sofrem de um grande problema....quando se começa a dar volts são praticamente inuteis
    aliás...até os vga coolers da zalman...que tinha em grande conta....me decepcionaram....mais concretamente o vf900 na minha xtx......

se pretendes continuar a discorrer baseado em reviews...a achares k conheces melhor a montagem e desmontagem do k alguem k ja montou e desmontou ninjas demasiadas vezes...
    your call
    esta discussão é inútil
    acordaste para ai virado
    eu nem por isso
    flame wars não faz o meu genero

19. Outro problema apontar já agora... Os zalman para AMD têm tendencia em acertar em algumas pecas da board :P Pelo menos o zalman no meu xp2400+ acerta em tudo o que lá tenho :P

Tive de o serrar :P LOLOL

20. Megasport

Megasport Power Member

é assim, tu pondo uma fan melhor no ninja ganhas à vontade uns 5/6º que foi o que eu ganhei ao passar da fan de origem pa uma fan de +/-80 CFM, isto juntando à vantagem que algumas reviews dão em relação ao zalman9500 já é alguma coisa, isto juntando o facto de ainda fazer metade do barulho(ambos ao maximo).

Quanto à cola do blackpate por acaso o meu tá colado, mas se fores po ninja nao tiras a fita adesiva a proteger a cola e pronto, aparafusas na mesma e aquilo fica bem preso na mesma.Se queres mais estética(não quiseres ver aquela torre enorme do ninja) vai para o zalman então.:)
    Sem dúvida, fiquei algo desiludido com o vf900 também, se é verdade que faz muito menos barulho que o stock da ATI(não é dificil) e em temps melhorou um bocado no GPU, também não deixa de ser verdade que a temp à volta da gráfica subiu e bem, aquecendo a temp ambiente tb.

Partilhar esta Página