Pentium D820 a 80º !!!

c03lh0

Power Member
pois é ... eu andava com o meu pc muito lento e nao conseguia perceber a razao, pois ja tinha removido spy-wares e outros factores q retiram eficiencia.

lembrei-me entao de ir à bios verificar a temperatura do cpu, algo q eu nunca me tinha preocupado, tanto que nem tinha na altura qq software de monitorizaçao de temperaturas.


foi entao que me caiu tudo ao verificar q tinha o cpu em 79º/80º !!!!!

o limite maximo indicado pela intel para este modelo anda à volta de 65º por isso fiquei bastante assustado, com medo de ter danificado o processador.

a primeira coisa que fiz foi abrir a caixa, desmontar todos os componentes e limpar o pó.
o pó era tanto que tinha já uma camada bem espessa de pó entre o dissipador e a própria fan.


após ter removido todo o pó fui checar as temps, e reduziu para valores dentro da casa dos 70º, ainda bastante acima do aceitavel.


nao tinha outra hipotese: comprar um cooler eficiente, pois o que vem com o cpu é claramente insuficiente.


adquiri um arctic cooling freezer 7 pro e neste momento tenho o cpu a 36º/38º em idle o q é bastante satisfatorio,uso o everest para monitorizar as temps, só ainda nao fiz um verdadeiro teste com cpu em full-on para ver as reais capacidades deste cooler.

já alguem passou por isto ?
até que ponto posso ter danificado o cpu?

comentem! :-D
 
se ainda funciona e porque nao berrou!
tiveste sorte!
o pc nao ia abaixo?
as temps sao a principal razao da morte de hardware:S
 
Ora nem mais...
tens é sorte porque os Pentium D costumam suportar temperaturas altas devido ao legado dos Pentium 4 Prescott, se não neste momento já estavas era a adquirir outro CPU..
 
tiveste sorte!
o pc nao ia abaixo?

por vezes ficava tao lento ou mesmo bloqueado que tinha de o desligar. boots inesperados nem por isso.


de facto considero que tive muita sorte, se o deixasse neste estado mais tempo nao tenho a minima duvida que iria fritar 8|

isto fez-me reforçar a boa imagem q eu tinha dos processadores da intel.
 
por vezes ficava tao lento ou mesmo bloqueado que tinha de o desligar. boots inesperados nem por isso.


de facto considero que tive muita sorte, se o deixasse neste estado mais tempo nao tenho a minima duvida que iria fritar 8|

isto fez-me reforçar a boa imagem q eu tinha dos processadores da intel.

Esses tem um mecanismo que nao os deixa fritar, mas reduzem drasticamente as suas funcoes para gerar o minimo calor possivel.

Normalmente o PC fica muito lento e em extremos desliga-se automaticamente.

Chama-se Thermal Throttling salvo erro.

cumps
 
Já verificou a pasta térmica? Use uma de boa qualidade...

uso uma pasta da marca Cooler Master.

não sei a qualidade da pasta, mas a marca pelo que vi tem produtos de qualidade.



atlante disse:
Esses tem um mecanismo que nao os deixa fritar, mas reduzem drasticamente as suas funcoes para gerar o minimo calor possivel.

Normalmente o PC fica muito lento e em extremos desliga-se automaticamente.

Chama-se Thermal Throttling salvo erro.


bom apontamento ! :)
 
tenho 1 portátil targa com 1 AMD Turion 64 e uso o Notebook hardware control para diminuir a velocidade do processador de 1.8ghz para 800mhz para as ventoinhas não ligarem por causa do ruído

esta semana, estava a 1.8ghz e o programa deu-me 1 alerta CPU a 81º... Agora para ter o CPU a temperaturas razoáveis tenho de ter sempre a 800Mhz pois a 1.8 aquilo derrete-se tudo, alguma dica?
 
tive inda ontem aki um pc de un kliente com um AMD Turion 64 x2 a 1.6 e maximo k temp k fazia era 65 e en idle 42 mas kando vaio para as minhas maos fazia 80 e em idle 55 60... tinha a pasta termica toda comidinha..... meti AS5 e pronto... td ok :D
 
tive inda ontem aki um pc de un kliente com um AMD Turion 64 x2 a 1.6 e maximo k temp k fazia era 65 e en idle 42 mas kando vaio para as minhas maos fazia 80 e em idle 55 60... tinha a pasta termica toda comidinha..... meti AS5 e pronto... td ok :D

ok, pasta térmica nova deve solucionar o problema, vou tratar disso! obrigado
 
O facto do cpu não ter estragado foi por sorte. Afinal o problema era do coller e se agora a temperatura do cpu é de 36/38ºC em idle, no máximo (em full-on) atemperatura não deve passar do 50ºC ou até pode nem chegar aos 45ºC ou 47ºC (isso depende do cooler)
 
De afcto nao é bem assim, como atrás referi existem mecanismos de proteccao.

Mas de qualquer forma os como um caro colega referiu "legados do Prescott" tem temperaturas de funcionamento normais bem superiores sem problemas, quase que dá para estrelar ovos.

cumps
 
Back
Topo