Pentium faz 20 anos

Horus-Anhur

I folded Myself
Happy 20th birthday, Pentium

pentium-2-slot-load.jpg


Twenty years ago today, Intel launched the Pentium 60 CPU and changed the computing world for ever. Believe it or not, a revision of the original Pentium core still lives on today, in Intel’s bleeding-edge, 50-core Xeon Phi — a plug-in coprocessor that ushers us towards exascale supercomputing.

The Pentium 60 (pictured above), based on the P5 microarchitecture (the name Pentium is derived from the Greek word for five, pente), had 3.1 million transistors and was built on an 800 nanometer process (the same as Intel’s 486 processors, if you had one of those). The Pentium 60 used the 5-volt Socket 4, but Intel quickly switched to the 3.3-volt Socket 5 with the 600nm Pentium 75 (which uses the same P54C architecture as the Xeon Phi).


For a while, Pentiums were slot-loaded, rather than pinned.
While the early Pentiums were nothing to write home about (they were barely faster than the 486DXs that they replaced), the P6 architecture — which debuted in the Pentium Pro, but wouldn’t truly find its feet until the Pentium 3 — was a complete and utter beast. In terms of comparative performance, Intel certainly had the lead over x86 clones (AMD, Cyrix) throughout the Pentium 1 and 2 eras, but it wasn’t until the P3 Coppermine/Tualatin cores, released in 1999, that Intel performance edge really began to show. And then it all went wrong.
After the P6 architecture came Netburst, a very different architecture that was designed to reach huge clock speeds (Tualatin maxed out at 1.4GHz, while Prescott could hit 3.8GHz) — but at the expense of actual performance. Pentium 4s ran very hot and very noisy, and later revisions ultimately performed quite well, but ultimately the architecture was a misstep that allowed AMD to swoop in and capture the performance crown with the Athlon and Athlon 64.

Around the same time as the Pentium 4/Athlon fracas, the Pentium 3 (P6) core lived on in Intel’s new Centrino Pentium M mobile chips (Banias/Dothan), which were truly sensational chips. Intel, reeling from the biggest loss it’s ever had in the x86 space, eventually produced Yonah in 2007, the dual-core version of Banias/Dothan. Yonah was quickly followed by Intel’s Core architecture at the end of 2007, which was again based on the same P6 architecture that first appeared in the Pentium Pro, all the way back in 1995.

This brings us up to the Core Duo era, and the rest — Nehalem, Sandy Bridge, Ivy Bridge, and soon Haswell — is history. Intel still uses the Pentium brand, but today it refers to entry-level versions of Core processors that have fewer cores and many features (such as Hyper-Threading) disabled. As we mentioned at the beginning of the story, the Xeon Phi uses almost exactly the same core as the Pentium 75 (P54C) — but really, these cores are just a sideshow for some new, massive vector units.

So there you have it: Happy birthday, Pentium!

O primeiro Pentium que usei foi um 166, de um amigo, há cerca de 16 ou 17 anos atrás, ainda com o Windows 95. Nessa altura era muito mais fácil ficar impressionado com o mais pequeno avanço tecnológico, especialmente em jogos, onde adicionar apenas uma dúzia de poligonos a uma personagem fazia toda a diferença.
Parece incrivél como já passou tanto tempo.
 
Yup impressionante.

Ainda me lembro o meu 1º pc, foi um Pentium II 350 com uma DFI, sempre a rular, comprei em 2004 por 150€, na altura não pescava nada disto e claro fui "berrado".

Mesmo assim já andava todo contente, e foi a partir dai que a PS2 encostou as boxes até hoje. ;)
 
Belos tempos, o meu primeiro PC foi um Pentium III com 800mhz, comprado em 2000 para a minha mãe usá-lo para trabalhar. Lembro-me que trazia uns jogos arcade e ainda o GTA 1! :D
 
Pentium III 500Mhz (Katmai), fiz OC a 712Mhz :D
Board Soltek SL-67EV1 (link):D na altura era boa porque tinha suporte para memórias PC133 ^_^
64mb de ram pc100 (chegou a ter os 768mb de ram PC133)
S3 Trio 3D 8Mb (passou depois para nVidia Riva TNT 2 M64 32Mb, e later GForce MX440)
Samsung 17pol com 1280x1024 (state of the art na altura)
Disco rígido de 8Gb...

Este PC bombava no Windows XP de tal maneira que quando comprei um Pentium 4 2.4Ghz (Northwood) fiquei abismado com a pouca diferença de performance a iniciar o windows e a fazer as tarefas básicas, claro que depois o P4 dava lume :D

Impressionante que 14 anos depois tenha havido tanta evolução...
 
Última edição:
Tinha um monitor de 15p lol.

Disco um 6GB Quantum que maquinão...aquilo sim era um disco rígido.

Ainda cheguei a fazer um OC de 350 para 392mhz lol.

A minha gráfica também era a mesma Riva TNT2 32mb
 
O meu primeiro Pentium foi um P4 2.4 Ghz comprado em 2003. Quando comprei o meu primeiro computador pensava que tinha um Pentium III (comprado em 1999 penso), mas afinal era um Celeron a 667 MHz, portanto não conta! E tinha 64 mb de ram. Foi o meu computador mais fixe!
 
o meu primeiro pc mesmo de secretaria à uns anos foi o mitico 486 dx2 com 8mb de ram, 500MB de disco e grafica desconhecida, leitor de cd a 4x. com um plus (chave para trancar o acesso a malta indesejada :P)
se for a contar com os portateis. devem ter sido uns 286 a preto e azul :
 
Acho que o meu primeiro Pentium foi um MMX a 200MHz mas antes da era Pentium tive um 386 e um Commodore PC10. O MMX foi o que durou mais tempo mesmo depois de comprar maquinas novas mantive o MMX como maquina de trabalho no sotão. Só me livrei dele em 2008 ou 2009 mas por essa altura já nem o usava devia estar parado há uns 5 ou 6 anos :D
 
Tirei do sotão o meu Pentium II que havia imensos anos a fio que nunca mais o liguei...... Não tinha qualquer camada de pó porque estava embrulhado num plástico grande que o protegeu do pó esses anos a fio....

Foi com alguma expectativa que liguei os cabos todos incluindo o velhinho monitor dele..... Carreguei no power e...... VOILÁ.... :D :D Não é que o bichinho se ligou?! :D :D

Que sensação tive eu quando passava os dedos no velhinho teclado dele...... FANTÁSTICO! Feliz aniversário meu velho amigo! :)
 
Yup, 20 anos de vida já vai

A minha primeira maquina foi um 286 com uns gigantescos 40 MB de HDD e uns impressionantes 640KB de ram :D Mas da era Pentium foi um P200 MMX ai por volta de 1998/9 com 2 GB de HDD e 32MB de ram (não sei quando foi comprada a maquina), isso antes de vir para Portugal no final de 1999.

Em PT a primeira maquina foi um Celeron 466 com 64 MB de ram, 6.4 GB de HDD e riva tnt vanta de 8MB. Esta maquina foi trocado quase tudo menos grafica, caixa e fonte :-D Quando me desfiz dela tinha celeron 633 mhz, 256 MB, 40 GB HDD e board diferente, visto que a original queimou (e isso corria windows XP que era uma maravilha). Acho que foi a maquina mais "carismática" que tive, não só pelo longo tempo que a mantive (uns 4-5 anos) como foi a máquina que mais despertou o meu interesse pela informática.

É giro ver que vim embora do Brasil e tinha o tal P-200 (que ficou para um irmão) e voltei com um Core i5 3570k... Em poucos anos o salto gigante que isto deu.

E ca tenho uma maquina que tem mais power que o tal celeron, mas gasta 1 fração da energia e volume e a custar menos de 10% do que custou (o raspberry pi) :D Isso se não considerar o GPU, já que é preciso avançar para 2005-2006 para encontrar as primeiras gráficas com decode HD por hardware (coisa quem no ano 2000 nem se sonhava)
 
Que saudades do meu P200 MMX + S3 Virge, quando lhe espetei uma 3dfx Voodoo até me apaguei a jogar o Tomb Raider e ToCA com aqueles gráficos. Bons tempos :D
 
Ano de 1998, pentium II a 350 com uma trident 3 como grafica! E uns bons 32 megas de ram com um disco de 4gigas.. com tempo a jogar half-life 1!! TocA!! Que jogo!!
 
Aproveito para dizer que nesses tempos os PCs custavam um DINHEIRÃO! PCs de 200-300-400 contos ou mais ainda! O primeiro IBM Mouse custava uns 20 contos pelo que me lembro!

Que saudades do meu P200 MMX + S3 Virge, quando lhe espetei uma 3dfx Voodoo até me apaguei a jogar o Tomb Raider e ToCA com aqueles gráficos. Bons tempos :D
E lembra-te que essa gráfica tinha o hábito de "branquear" os gráficos..... :P Até podia haver drivers actualizados e tal que resolviam isso mas como ninguém na altura, quase ninguém, tinha Internet é óbvio que actualizar drivers o que era mesmo isso?! :P
 
Em casa do meu vizinho ele tinha um Pentium 166mhz de 1998 aquilo era sempre a bombar, jogar bomberman e Interstate 76 que jogão :wow:

E carmageddon?

Colanso.
 
O meu primeiro computador tive-o no inicio de 95 foi um:
Pentium 100mhz
8Mb Ram (passou a 16mb mais tarde)
S3 virge 4MB (passou pouco depois a ATI Rage PRO PCI 8MB uma máquina infernal com tv out :P )
Disco de 800MB (passou a 2GB)
Monitor de 15"
Windows 95

Lembro-me que na altura a brincadeira deve ter ficado por uns 150 contos. Mas também o bicho durou até sair o pentium 3 700.

Para além disso algum tempo depois tive a minha telepac de 28kb.

PS: E esqueci-me do mítico botão de overclock que passava dos 100 para os 133.
 
Aproveito para dizer que nesses tempos os PCs custavam um DINHEIRÃO! PCs de 200-300-400 contos ou mais ainda! O primeiro IBM Mouse custava uns 20 contos pelo que me lembro!


E lembra-te que essa gráfica tinha o hábito de "branquear" os gráficos..... :P Até podia haver drivers actualizados e tal que resolviam isso mas como ninguém na altura, quase ninguém, tinha Internet é óbvio que actualizar drivers o que era mesmo isso?! :P

A minha Voodoo foi muito cara (30 contos) e só veio mais ou menos um ano (depois de muita insistência para com os meus pais) depois de ter comprado a máquina com o P200 por 200 contos. Beta drivers todas as semanas ou cada vez que sai um jogo? :D Nesse tempo ninguém ligava a isso. Era os drivers que vinham com a gráfica e duravam anos.

Internet foi um luxo que só veio uns anos mais tarde juntamente com as facturas astronómicas de telefone!

E agora fizeram-me lembrar o Interstate 76 e o Carmageddon! Os meus fim-de-semana eram qualquer coisa :D
 
O primeiro Pentium que me recordo de mexer, era um pentium a 75Mhz, na altura era algo de fabuloso e custava um dinheirão. Tenho uma vaga ideia que na altura foi a arquitetura que sucedeu aos 486 e era uma tecnologia aclamada pela imprensa escrita da altura.
O meu primeiro pc foi um AMD K6 233 que equivalia mais ou menos ao Pentium à mesma velocidade, sendo na altura o inico de uma das mais maravilhosas eras da ionformatica, a guerra entre Intel e AMD pela supremacia e pelo mais rapido e a corrida ao primeiro CPU de 1Ghz.
 
Back
Topo