Pentium faz 20 anos

Bom...aqui não houve Pentium 1 não. O primeiro foi um Pentium II-M 350 com 16MB de RAM e 1GB de disco. Antes disso houve um 486 e depois disso só houve Pentium Dual Core T3200 :D a maior parte dos anos 2000 foi passada com AMD's começando com o primeiro Athlon 1000 com 192MB RAM, Geforce 2 GTS de 64MB e disco de 40GB O.O Drive de DVD's e Windows Millenium fez o 486 parecer uma lata velha.

Ainda anda hoje em dia com Windows XP SP3 e está com o meu pai.
 
Eu ainda me lembro de, em 1997, ter comprado um pentium overdrive. era um pentium 66 que se encaixava por cima de um 486 dx, numa máquina mais antiga. Acho que foi a 1ª vez que "mexi" no hardware de uma máquina.
 
O meu primeiro Pentium foi um Pentium 133MHz. Antes disso ainda houve em casa um 386 a 33MHz e um 486 a 66MHz. Depois congelei no tempo e só tive muito anos mais tarde um Pentium 4 2.0 GHz e que foi o meu último Pentium. Depois disso tive um AMD Athlon 64 (ainda o tenho) e a partir daí só portáteis com Core 2 e agora Core i7.
 
Ainda me lembro do 486 da minha prima com Windows 3.0!!

Jogar prince of persia e um jogo de F1 muito antigo que adorava...

Tambem falaram do Carmageddon e do Interstate 76... belos tempos, belos jogos... ahaha...

E FIFA99 com o Rui Costa na capa. jogocom comentarios em portugues... grandes vicios... NFS 2... NFS3 Hot pursuit...

oh tempo volta para tras :D
 
Tive um p54c a 150mhz senao me engano agora vejam eu tenho 22 anos um garoto de 4 5 anos com um pc destes ate ficava pane***** dos olhos. ... eu alias tinha aquelas caixas com o botao turbo... skunny , doom , harleydavidson, worms , doom2 Priceless
 
Bem o meu primeiro foi um 486Dx4 a 100Mhz e acho que era equivalente a um Pentium 75Mhz (que saiu um ou dois anos depois se não me engano).
Com a marca Pentium, o meu primeiro foi um Pentium 200 MMX... ahhh.. o inicio da era multimédia! :001:
 
Pentium 200 MMX, 32 Mb RAM, S3 Trio 2 Mb e 2,5 Gb de disco! Mais uma impressora e pumba 300 contos na altura. Grandes jogatanas na altura, Duke Nukem, Tomb Raider, Age of Empires, Need for Speed...
 
Ainda vou perder um dia destes uns minutos a fazer uma lista dos cpu's intel que não tive em casa. Deve ser interessante.
Isto até socket 775. Dai para a frente a Intel tem mais cpu's em catalogo que havia à venda durante anos :)

Mas que grande saudades de fazer OC à pata nos 478.... xiiii
 
A primeira máquina que tive foi um Spectrum 128k+2.. :P
Como na altura era miúdo nem sabia mexer realmente naquilo, tinha pedido aos pais uma consola [daquelas que vinham com 120 jogos, que na realidade eram só uns 10 diferentes], mas um conhecido deu a volta aos meus pais a dizer que o Spectrum era melhor e tal, dava para fazer mais coisas,... Foi uns 40 contos mal gastos, pouco aproveitei porque estávamos na pré história da web e informação era escassa.


O primeiro computador 'mais a sério' que tive foi um Pentium III 500 128 mb, com 8gb hdd, gpu Savage 4 16mb, Soundblaster Live!, colunas da JBL, monitor de 15', Windows 98 SE... máquina muito boa à época [1999].
Mais tarde aumentei a ram para 256mb e também coloquei um gravador de cd's. E entretanto fiz OC para 550mhz, bastou mexer nuns botões que haviam na board..
Pouco depois comprei a minha primeira pen com uns fantásticos 16mb por uns 40 €...:D

Esta máquina durou uns 5 anos, até que comprei um portátil com 'Centrino' Dothan, baseado no Pentium III [coisa que à época desconhecia] que se batia muito bem com os Pentium 4 de desktop de então.. já andava a chamar de 'Lentium' ao velho Pentium 500, porque algum software que utilizava era pesado.


A nível de jogos.. muito eu joguei no [que agora chamo carinhosamente] Lentium 500.. Os que passei mais horas, assim de repente, foi Carmageddon II, Sim City 3000 e Dungeon Keeper II. Mas lembro-me de Tomb Raider, de Soldier of Fortune,... e vai ficar sempre na minha memória o Motocross Madness, que vinha com o pc e foi o primeiro jogo que tive num pc.

Antes, na escola, já tinha mexido em Pentiuns 133 e 166 Mhz, além dos iniciais 486's com botão 'Turbo' para alcançar uns fantásticos 66mhz - um colega também teve um 486 destes, com windows 3.1 e foi onde cheguei a jogar Sim City 2000, jogo que ocupava várias disquetes.. lol


Actualmente tenho pena já não ter o pentium 500 e nem o Spectrum...


Parabéns à Intel e ao sucesso que foi a marca Pentium..
 
Última edição:
Para mim e mais uns quantos malucos da altura, o advento do pentium veio revolucionar o cicle time de produção de software.
Quando comecei a programar para empresas em cobol e clipper 5.01, o meu antigo 8088 10Mhz demorava mais de 35min a compilar a livrarias e a criar o .OBJ que de seguida era transformado em .exe para se colocar nos clientes. Depois saltei para um 286 e reduziu muito. Depois um 386 SX16, SX25 e DX33. Com a entrada dos 486 a 33Mhz, os compiladores ficaram muito rápidos com os coprocessadores matematicos e instruções 32bits. Diminui o tempo de 35min para menos de 2min.
Quando saltei para um Pentium 100, saltei dos 2min para quase instantâneo. Foi um salto gigante no ciclo de desenvolvimento, pois pela primeira vez podiamos alterar 2 ou 3 linhas de código e rapidamente aferir do seu comportamento a correr.
Xi, já vai à 20 anos :) estou a ficar velho !!! :)
Nem tenho tempo para falar nos jogos, senão perdia um ano inteiro a descrever as noites de escola, noites de semana e fds que perdíamos a jogar ou a programar brincadeiras em C/C++.

Hoje em dia os miudos irritam-se quando tem que esperar 5 segundos que o compilador acabe... LOL
 
Belos tempos foram os do zx spectrum e do amiga 500 ;)

Mas o meu primeiro pc foi um 166MMX remarcado a 233MMX (levei a banhada de uma loja que ja fechou "ICS") com uma Matrox Mystique 220 e uma Diamond monster (3dfx)
 
Com a evolução dos SSD's e afins mais a optimização de EFI's/SO's acho que entretanto os miúdos vão começar a irritar-se bastante só de esperar pelo POST da BIOS se tiverem que mexer com regularidade em máquinas antigas..
:)
 
Tive o primeiro Pentium, versão 100mhz, que aguentou até ao Pentium 4 (que ainda funciona cá em casa). No primeiro Pentium que tive lembro-me que jogava os CD de demos da revista MegaScore e clássicos como o primeiro Tomb Raider, C&C, Starcraft 1, Championship Managers e afins.
 
O meu primeiro computador que tive foi em 1998 e foi com ele que aprendi bastante do que hoje sei, era:

Pentium II 333mhz
disco de 8gb quantum
gráfica matrox de 8mb
sound blaster
64mb de ram

Na altura foi super caro o computador, 300 contos...
 
Tive um Pentium a 133Mhz com 32mb de ram e 1gb de disco. A gráfica deve ser uma ati rage ou coisa do género não sei mas corre o fifa 99 age of empires e um need for speed mas não sei qual é. Tem actualmente o windows 98 e o pc ainda trabalha. Depois tive 2 AMD um Athlon XP e agora o Processor 64. Esta como servidor domestico. Mas tenho um I5 2500K 3.3GHz clock de origem. Em 15 anos +/- como isto evoluio. De 133Mhz para 3.3Ghz e ainda tem multiplicador desbloqueado mas ainda não utilizei mas eide de colocar a 4.5Ghz mas ainda tenho de ler cenas de overclock. :-)
 
Dumb question...

Se eu fosse ao meu P3 500 com os 768mb de ram... metesse uma placa pci controladora de sata e metesse la um ssd com o Windows XP...

Será que seria extremamente rapido? tenho de mandar esta pergunta aos Myth Busters... :D
 
Extremamente não sei... mas deveria ser bastante mais rápido do que com um disco mecânico. Penso que já nessa altura os discos eram factor limitativo de performance. Pelo menos a nível de boot e carregamento de programas (i.e., tarefas I/O intensive no geral) . Claro que em tarefas CPU intensive ficaria na mesma com o comportamento de um Pentium III.
 
Back
Topo