Pentium faz 20 anos

Dumb question...

Se eu fosse ao meu P3 500 com os 768mb de ram... metesse uma placa pci controladora de sata e metesse la um ssd com o Windows XP...

Será que seria extremamente rapido? tenho de mandar esta pergunta aos Myth Busters... :D

Acredita que irias notar bom boost, mesmo sendo um Pentium III

Qualquer dia monto ali o meu AMD Opteron 146 com este SSD na DFI a ver como se porta ;)

Acho que foi o melhor upgrade que pode haver nestes ultimos anos.

Agora o melhor mesmo era mais espaço por menos €, isso é que era :D
 
Dumb question...

Se eu fosse ao meu P3 500 com os 768mb de ram... metesse uma placa pci controladora de sata e metesse la um ssd com o Windows XP...

Será que seria extremamente rapido? tenho de mandar esta pergunta aos Myth Busters... :D

Olha que isso era um grande projecto... E depois correr uns benchmarks, ver se dava para ver filmes HD e Full HD e por aí fora. Provavelmente ainda servia para muita gente. E se aguenta com o Windows XP também levava com o 7 sem problemas.

O primeiro PC que tive em minha casa foi um IBM PS/1 com Windows 3.0 que aguentou imensos anos. Aguentou até comprarmos um PC com um Pentium III 500mHz, uma gráfica Riva TNT e um disco rígido com uns assombrosos 13,6Gb!!! Quando contei aos meus amigos foram tantas as exclamações de admiração por ter um disco com tanta capacidade (básicamente eu "cagava" gigas!).

Ainda joguei muito DiabloII, Championship Manager, Dungeon Keeper, Need fo Speed, etc naquele PC. Uma maravilha... Pouco depois compramos um PC novo mas esse já foi um Athlon e não um Pentium IV porque na altura a AMD bateu valente na Intel.
 
Ainda me lembro do 486 da minha prima com Windows 3.0!!

Jogar prince of persia e um jogo de F1 muito antigo que adorava...

Tambem falaram do Carmageddon e do Interstate 76... belos tempos, belos jogos... ahaha...

E FIFA99 com o Rui Costa na capa. jogocom comentarios em portugues... grandes vicios... NFS 2... NFS3 Hot pursuit...

oh tempo volta para tras :D

grand prix 2 provavelmente. e doom, quake 1 e 2, half-life, blood...
 
Tive temporariamente um Celeron D a 4.0 Ghz e só conseguia lidar com 720p e isso depois de meter um coded por SW melhor (não me lembro qual era o nome), já que com o outro o som começava a perder sincronia :-D

Do resto acho que com coisas como raspberry pi's e afins e relativamente barato, tentar usar maquinas antigas para media center não serve. Para o tal P500 reproduzir HD será preciso uma grafica com aceleração por hardware AGP/PCI que são raras/caras, ou seja mais caro que um simples RPI...
 
Olha que isso era um grande projecto... E depois correr uns benchmarks, ver se dava para ver filmes HD e Full HD e por aí fora. Provavelmente ainda servia para muita gente. E se aguenta com o Windows XP também levava com o 7 sem problemas.

Há uns tempos atrás os gajos do Tomshardware fizeram algo parecido, mas ficaram-se pelos P4 de 2005: http://www.tomshardware.com/reviews/ssd-upgrade-hard-drive,2956-8.html
Em muitas situações um PC antigo com SSD era mais lento do que um normal com HDD, mas isso já era de esperar.

Quanto ao Pentium, o meu primeiro Pentium foi um P200 MMX, que foi o terceiro CPU cá de casa, depois de um Intel 386 SX 20MHz, e de um AMD 486DX4 100MHz.
 
O meu primeiro PC a chegar a casa foi um 486, e mais tarde um 133, que tinha sempre o botão do turbo ligado para ficar a 233mhz.
Tinha uma matroxx millenium e já não me recordo ao certo de quantos mb tinha, eu acho que eu tinha cerca de 16 a 32mb de ram.

Ainda corri lá valentes pérolas, tomb raider 3, colin mcrae 1, Rayman 3D, the dark side of the moon, need for speed II, SIN (acho eu), Duke Nuken 3D, Resident Evil, turok, Carmaggedon II, Mortal Kombat 4, unreal.
Mais assim derepente não me lembro.

Depois passado uns valentes anos, passei para um P4 2.66 512 ram e uma FX 5600 (2003)
Depois um ligeiro upgrade que queria fazer à gráfica mas teve de passar pelo CPU tambem por causa das diferenças do PCI-EX e do AGP
E a desde então nunca mais tive um Pentium ou um Intel, passando para um AMD sempron 3000+ 1GB ram + 7600GT (2006)
e posteriormente o meu actual sistema (Dezembro 2009) com upgrade à grafica da HD 5770 que ardeu para a HD 7850 em (Junho 2012).

Basicamente tem-se resumido a isto.
 
A responder a algumas dúvidas lá atrás:

Um Pentium 3, nomeadamente os 1000, 1133 e a série Tualatin-S, é capaz de manejar facilmente o Windows 7, se usares as board Soltek (como a SL-65KV2) que tem suporte para 3x512MB de ram, dando 1.5GB de PC133 SDRAM. Aliás nesta configuração até dá para umas coisas engraçadas. Espetas uma 7300GT no slot AGP4x e é a loucura :D Pra que conste, o Windows 7 era o Home Premium e era a 32bits.

Depois, a questão de usar uma placa controladora SATA no slot PCI e ligar um SSD.....obviamente resultaria, mas iria estar limitado ao bandwith do bus que no mínimo dos mínimos é 133MB/s (o mesmo que UltraDMA Mode 6). Claro que isso significaria á mesma que irias ter taxas de transferencia muito próximas dos tais 133MB/s, enquanto que um disco mecânico IDE ficaria-se, no melhor dos modelos, por uns 60-70MB/s.

Mais ainda, um Pentium 4 consegue correr vídeo a 720p sem encravar, a questão é que tens de ter uma gráfica minimamente decente com suporte a aceleração vídeo por hardware (qualquer da série Geforce GTS ou GTX, e até mesmo a 9800GT devem servir. E também não exageremos, o P4 tem de ser de jeito (Prescott 3.06 pra cima)). Os Celeron D também têm essa capacidade apesar de mais fraca, portanto precisaria de ainda mais GPU para compensar. E também se aplica ao gaming. Muita gente (principalmente nos países onde PC's ainda são caros) usa processadores antigos (como P4, Pentium D, os primeiros Core 2 Duo e Pentium Dual Core, etc...) com gráficas assim pró recente e conseguem jogar a maior parte dos jogos atuais. Olha o exemplo da minha pessoa, Pentium D e Radeon HD 5450 e parece um PC recente, atiras-lhe os jogos que quiseres que só precisa de baixar resoluções. Olha que até consegui 19 fps no Max Payne 3...Mas foi com 2GB de ram, agora tenho 1 e não tem tanta performance.

Do resto acho que com coisas como raspberry pi's e afins e relativamente barato, tentar usar maquinas antigas para media center não serve. Para o tal P500 reproduzir HD será preciso uma grafica com aceleração por hardware AGP/PCI que são raras/caras, ou seja mais caro que um simples RPI...

Máquinas antigas...sim ninguem vai meter um P2 ou 3 como media center, ninguem consegue...agora um P4 não vejo porque não. Se for dos 775 (os do 478 e os 423 são muito lentos.) Alem disso poucas são as board que não ofrecem, quer de série quer por flash da bios, suporte a Pentium D, e esses encontram-se relativamente barato no OLX e Custojusto... Mas claro estes só servem para TV's de baixa resolução ou CRT's. Mesmo assim a 1080p o Pentium D é capaz de conseguir 30fps estáveis se tiver uma boa gráfica.
 
Comecei no mundo dos PCs com um Pentium II 350 MHz, que com OC rodava nuns fantásticos 433 MHz.
Levava 64 MB de ram, disco de 6.4 GB e uma Voodoo II. Máquina.

Isto em 1998/1999 salvo erro.
 
Eu tenho um AMD sempron 3000+(1.8Ghz) com uma 9500GT overkill digamos assim XD
720P faz de perna às costas, nunca experimentei 1080P porque tambem nunca houve motivo, o monitor dele é CRT ainda.

Cumps..
 
Mas está a esquecer do consumo (Um P-4 e afins nem se fala), ruído e espaço/peso ocupado.

Um mediacenter quer acima de tudo silencioso. Ninguem quer ver um bom filme numa enorme TV com o som de fans a bufar, certo? Daí que fiquei impressionado com o RPI, que é capaz de lidar com HD (desde que H.264/x.264) e isso sem qualquer ruído e com consumo de uns 5W!

Há outros destinos a dar a maquinas antigas. Servidores (até mesmo para armazenar conteudo multimedia para ser acedido remotamente pelos tais media centers dedicados), maquinas de office light ou para os sobrinhos mais novos jogarem minecraft/casual games sem ocuparem os nossos PC's.

O ultimo caso é a realidade aqui, embora neste caso os meus sobrinhos "confiscaram" o meu portátil. Mas como tenho ca algumas peças se for preciso montar um desktop básico...
 
Claro JPgod.
Apenas tou a mencionar que os bixos velhos ainda conseguem satisfazer qualquer user, e muitos P III ainda chegavam muito bem para os users, tendo em conta que o meu sempron ainda é usado quase todos os dias pelo meu pai ou pela minha mãe para navegar na net, chat, ouvir umas musicas portuguesas, ir ao youtube, e embora ele não jogue, ainda corre muita muita muita coisa.

Nós da zwame é que por norma temos tendencia em actualizar por vários motivos, mas a malta que se mantem sempre com o mesmo sistema é que consegue tirar partido ao máximo de até onde a máquina pode ir.
E se não fosse pelo gaming, certamente o Sempron 3000+ ainda me serviria para o que faço, assim como o meu intel Atom N270 single core 1.6 tem chegado para o estrago, só que devido a algumas exigências no meu curso, vou ter de adquirir talvez um portatil com i5 ou algo do genero, mas senão fosse isso, continuaria a servir.

Cumps..
 
Bem o meu primeiro computador, tinha na altura um Pentium 120Mhz (c/turbo), com 32mb Ram, uma S3 Trio 8mb e disco de 3.2Gb, windows 95.
Depois passei para um P3 450Mhz (slot 1), com 128mb ram, com uma Voodoo Banshee (grande maquina altura).
Mas passados 4 meses o CPU queimou, e lá tive que arranjar um P3 600Mhz(slot 1, Coppermine).
Em meados do ano 2002, adquiri um Pentium 4 2,66/533 fsb, com 1GB de Ram, e com uma Chaintech Geforce 4 Ti 4600
128mb(http://www.hwsw.hu/kepek/hirek/2002/07/chiantech_gf4.jpg).
Em 2004 fiz um upgrade ao CPU e Board para um P4 3.0Ghz Prescott (socket 478), e uma Asus P4S800D, mantendo a Geforce 4 Ti 4600 até meados 2008, onde depois arranjei uma Ati Radeon HD3450 AGP.
Com esta gráfica consegue-se visualizar vídeos a 720P em condições, já em full HD o CPU já se engasga-se.
 
Depois, a questão de usar uma placa controladora SATA no slot PCI e ligar um SSD.....obviamente resultaria, mas iria estar limitado ao bandwith do bus que no mínimo dos mínimos é 133MB/s (o mesmo que UltraDMA Mode 6). Claro que isso significaria á mesma que irias ter taxas de transferencia muito próximas dos tais 133MB/s, enquanto que um disco mecânico IDE ficaria-se, no melhor dos modelos, por uns 60-70MB/s.
A grande vantagem de um SSD face a um HDD convencional não é a capacidade de chutar mais MB/s mas sim ter acesso quase instantâneo a quase tudo.
No caso, ia-se ver um aumento enorme na performance do PC pois o cpu não precisa de estar constantemente à espera eternamente que o disco envie os dados.
 
O meu primeiro PC, foi um 286 a 16Mhz com uns estonteantes 2Mb de memória RAM e um "enormíssimo" disco de 40Mb. Tinhha ainda uma drive de disquetes 5.25 e uma 3.5. Era um maquinão! Corria na perfeição o Pre-Historic 1, o Golden Axe, Cicles e o Grand Prix. O meu primeiro Pentium foi um Pentium 150Mhz, com um disco de 1,6Gb, uma S3 Trio e uns impressionantes 64Mb de memória RAM, tinha uma placa de som Yamaha, leitor de CD de 8X e umas colunas Teac com o maravilhoso Windows 95 Plus! Uns dias mais tarde levou um gravador de CD's da Ricoh (nem imaginam quanto custou) e uma placa Voodoo 2 de 8Mb. Nem imaginam o maquinão que era! Muitas horas de jogo aquele PC sofreu!
 
Aqui o Pentium aquece...e arrefece... :)


'91/'92 - IBM 386 66mhz - 2mb ram onboard (4mb extra 2 anos mais tarde, por 50 contos!) - grafica onboard 1mb - disco 80mb - diskettes 1.44mb - monitor 14" - hp deskjet 500 b/w = 800.000 escudos (sim, 800 contos!) ideal para jogar F117... em tempo real.. LOL!!
'97 - OEM 486 100mhz (em overclock deu 120mhz) - 16mb ram (chegou a 32mb!!) - disco 1.2 gb - grafica 4mb - leitor cd's!! - monitor 15" = comprado usado por 20 contos.. :)
'00 - AMD Duron 800mhz - 256mb ram - disco 20gb - grafica ati xpert 2000 pro 32mb - dvd decoder creative - leitor dvd (só o decoder e o leitor custavam 200/300euros!!) - monitor 17" = 1000euros
'03 - AMD XP 2100+ - 2gb ram - disco 80gb (chegou a ter 3 discos..) - geforce 6200 256mb - gravador cd's/dvd's - monitor 17
'05 - Asus A6VA - Pentium M 1.86ghz - 2gb ram - disco 80gb - x700 128mb (primeiro portatil... custou cerca de 1300euros!)
'07 - Q6600 - 4gb ram - disco 250gb - XFX 8600gt 512mb - monitor 19"
'09 - AMD Phenom x3 8650 - 4gb ram - disco 320gb - grafica onboard
'09 - HP G62-a10EP P6000 1.86ghz - 4gb ram - disco 320gb - HD5470 (em uso)
'10 - Q6600 - 8gb ram - disco 250gb + 750gb + 750gb + 1.5gb + XFX 8600GT 512mb (em uso)
 
Back
Topo