Problema Pentium III Windows XP não arranca

barruncho

Membro
Bom dia,

Comecei um pequeno projecto lá em casa, agarrei numa board e cpu antigos que tinha e meti mãos à obra.

Montei um computador com o seguinte:
Mobo -> MS 6309
CPU -> Intel Pentium III 700MHz
RAM -> 3x 128 mb SDIMM 133MHz da Micro
Grafica -> AGP Creative CT6980 32Mb
HDD -> Western Digital 40Gb
Fonte -> 450W

Instalei o Windows XP no disco, quando ele faz o primeiro reboot o ecrã fica a preto, ou seja, aparece a informação normal da BIOS mas quando vai a carregar o OS o ecrã fica a preto.

Penso que seja alguma configuração na BIOS, envio fotos da BIOS para darem uma olhadela e se possível ajudarem-me a resolver o problema :)

Fotos:
IMG_0912.JPG

IMG_0913.JPG

IMG_0914.JPG

IMG_0915.JPG

IMG_0916.JPG

IMG_0917.JPG

IMG_0918.JPG

IMG_0919.JPG


Obrigado
 
o problema não é da BIOS, é do windows deves ter alguma incompatibilidade com drivers, dai ele iniciar a 1ª parte da instalação e depois quando vai para proceder há 2ª parte que tem de instalar as drivers e afins para, e a gráfica é uma delas, dai ficares com ecrã preto...

para despiste arranja uma versão do win98 e instala para ver como corre...
 
dado a idade do hardware, pode-se esperar de tudo, lá por a maquina estar a funcionar dentro do esperado, não quer dizer que o hardware no seu geral esteja em boa forma, e isso depois reflete-se quando se tenta usar os softwares...

o HDD , as memórias, até mesmo a MB podem ser causas, dai eu ter dito para ele tentar com uma versão do windows 98 para despiste...
 
Pronto, mudei a gráfica para um FX5500 de 256mb.

Tentei instalar o windows 98, mas ele fica congelado na parte do plug and play como podem ver na foto.
IMG_0932.JPG


Penso também que os condensadores da motherboard possam ser a causa do problema...
IMG_0898.JPG

IMG_0900.JPG

IMG_0901.JPG


Quando passo o dedo por cima deles, sinto-os abaulados...
 
ora ai está o problema, a MB está basicamente nas lonas, esses condensadores já deram o que tinham a dar, dai os problemas, substituir os condensadores é hipotese, mas pode haver mais componentes afectados...

se tiveres outra MB porreiro, essa só tentando ver se dá para recuperar, neste momento, nem vale apena perderes mais tempo de volta disso...

hardware antigo tem dessas coisas como já tinha dito...
 
Mb's dessas tão antigas, tenta os classificados a ver se encontras alguma, ou mesmo o Ebay, mas preços tens te sujeitar, eu também tenho aqui muita coisa dessa época e muito mais antigas, umas ainda funcionam outras não, mas simplesmente já não vale apena andar a gastar dinheiro, pois hoje é a MB(como é o teu caso), amanhã pode ser outra coisa qualquer, hardware antigo a esta altura do campeonato tanto pode durar mais uns tempos, como pifar a qualquer momento, logo não compensa andar a investir em material obsoleto...
 
Actualização!

Consegui arranjar uma nova motherboard, uma Jetway 618AS e um CPU Inteç Pentium III 1000MHz.

Agora tenho um novo problema, consegui instalar o windows 98, mas não me reconhece a drive de cd...

O Windows XP umas vezes consegue chegar à parte da formatação do hdd, mas quando está a copiar os ficheiros congela e não sai da mesma percentagem...
Outras vezes congele no primeiro ecrã de Carregar Ficheiros e tenho que reiniciar...
1x quando ia para o ecrã da formatação deu-me um BSOD 0x0000007.

Algumas ideias para tentar?

Já usei o Ultimate Boot CD para testar o CPU e as memórias rams e está tudo a funcionar...
 
como é que tens as ligações do HDD e drive de cd feitas, visto que são IDE, estás a usar cada um com um cabo flat IDE como primários e cada um num porto da MB ou tens ambos HDD e drive no mesmo cabo flat IDE???, se for a 2ª opção verifica se os jumpers tanto do HDD como da drive estão seleccionados para master and driver, ou seja HDD master, drive cd slave...

no entanto convém testar pois essa board pode ter um dos portos IDE lixados, logo tens de testar todas as hipoteses, caso o problema permaneça essa borda também deve ter algum problema...

por isso é que eu disse que andar a gastar dinheiro em material antigo era um desperdício...

não sei o que pretendes fazer com isso, mas conseguias arranjar nos classificados CPU+MB+RAM um pentium IV 775 por pouco mais 20€ e já ficavas muito melhor servido que um pentium III e já corria windows xp sem problemas...
 
A board tem 2 portos ide, no IDE1 tenho uma fita com 2 cabos, estou a ligar o ultimo cabo do IDE1 ao disco que tem o jumper como Master.

A fita do porto IDE2 também tem 2 cabos e tenho o ultimo cabo ligado à drive de cds que também tem o jumper para master.

Tenho estado a tentar instalar o XP com uma partição de 40gb em NFTS.
 
tenta só usar um porto IDE de cada vez com o disco e drive defenidos como master e slave e tenta instalar o windows xp, que estás a fazer bem em NTFS...

tenta ver as ram's pode alguma já não estar no seu melhor e estar a prejudicar a instalação, de resto não há muito que se possa fazer ai, se continuar a não dar, essa MB também já viu melhores dias...
 
Back
Topo