Pentium IV colado ao cooler

_Planax_

1st Folding then Sex
Tenho um amigo meu que tem um Pentium IV socket 478 com o stock cooler. Ele queria mudar de cooler porque o stock já não tem o mesmo desempenho e faz muito barulho, mas ao tentar remover o cooler deparou-se com um problema, o cooler está colado ao CPU e não sai nem por nada. Já andei lá a mexer e um professor nosso de informática também, não deu em nada, não conseguimos descolar aquilo. Será que este tipo de cooler tem mais algum modo de segurar para além das duas patilhas que estão mesmo ao pé da fan? Alguém já removeu um destes e teve o mesmo problema? Têm sugestões para remover o cooler sem danficar o resto dos componentes?

Desde já muito obrigado. Cumprimentos.


BTW... :kfold:
 
Tens de deixar a CPU trabalhar durante algum tempo para aquecer e expandir o metal do cooler.
Depois tens de rodar/torcer ao mesmo tempo que fazes força para tirar, não é só arrancar de uma vez e arriscar partir os pinos.

Se não conseguires, usa uma faca embebida em acetona ou álcool para ir, com muito cuidado, desbastando a massa térmica/adesivo térmico que está entre a CPU e o cooler.


Já sabes, arrancar de uma vez a frio "it's a no-no".


BTW, tens de ver a parte traseira da motherboard (na zona da CPU, claro) e verificar se se lembraram de pressionar com um alicante de ponta fina aqueles pernos de plástico através dos furos, senão é muito difícil tirar alguma coisa do sítio.


P.S.: estas instruções são válidas para qualquer CPU moderna.
 
Última edição:
Se não conseguires, usa uma faca embebida em acetona ou álcool para ir, com muito cuidado, desbastando a massa térmica/adesivo térmico que está entre a CPU e o cooler.
Apanhei um belo cagaço... Depois de conseguir remover o complicado cooler da Intel... Ao puxar levemente o resto do cooler, fiquei com o CPU e com o cooler na mão! Não sei como raio o CPU se desprendeu do suporte... A patilha estava para baixo e tudo... O melhor é que tinha dois pinos tortos... Portanto tinha ainda 2 coisas para fazer: Endireitar os pinos e descolar o CPU do cooler... Endireitar foi fácil, o pior foi descolar o CPU! A pasta térmica estava feita em cola, e tinha colado o CPU por completo... Tive de fazer mais ou menos como disseste, com uma faca de cozinnha de lâmina grande e muito afiada consegui mágicamente penetrar entre o cooler e o CPU e lá descolou com pouquinha força. Obrigado pela ajuda. Podem fechar
 
Ainda ha outra hipotese que é provavelmente a melhor.

Um secador de cabelo, aqueces o dissipador durante 30 segs 1 minuto e dps é só dar uns jeitos para a eskerda/direta.

Ele salta logo. Sem facas sem nada.
 
Ainda ha outra hipotese que é provavelmente a melhor.

Um secador de cabelo, aqueces o dissipador durante 30 segs 1 minuto e dps é só dar uns jeitos para a eskerda/direta.

Ele salta logo. Sem facas sem nada.

A minha maneira. :x2:

Também uma vez, tentei tirar um cooler sem aquecer, e ele saiu com o cpu agarrado.
 
nao é por nada.. e ainda bem ke conseguiste tirar.. mas... uma faca de cozinha?! por favor... e um x-acto não? lamina mais fina, muito mais afiada... é o tamanho certo para passar por lá sem raspar a cpu... ? ai ai essas carolas...
 
nao é por nada.. e ainda bem ke conseguiste tirar.. mas... uma faca de cozinha?! por favor... e um x-acto não? lamina mais fina, muito mais afiada... é o tamanho certo para passar por lá sem raspar a cpu... ? ai ai essas carolas...

Eu não aconselho X-acto, porque se um dos segmentos da lâmina se partir, pode ficar preso lá dentro e depois aínda é pior.
Quando disse faca de cozinha, também não estava a referir-me a um facalhão de trinchar perús, mas antes uma daquelas facas compactas com lâminas de carbono, por exemplo.
 
"xa ca ver o que arranjo na cozinha..."

istockphoto_71062_big_knife.jpg


"...ok this will do. Com jeitinho ainda lhe arranco o IHS"

:-D
 
Última edição:
Foi por isso mesmo que não usei x-acto. Também não era uma faca de trinchar perú! Lol, era uma faca de cortar os vegetais! LOL
 
para separar um bocado da lamina do x-acto acredita ke não é com a força que fazes para retirar o cooler ;) akilo corta a massa mesmo se estiver seca com geitinho :)
 
Back
Topo