PC/Mac/Linux Penumbra (Frictional Games)

AtumBomPetisco

Power Member
Quem goste de jogos de tensão e horror, o Penumbra é um jogo indicado. Fiquei feliz por alguns membros da techzone saberem da existência desde jogo e dai passarem o conhecimento aos que não sabiam.

Sinceramente, acho os 2 jogos muito bem construídos e só me arrependo de os ter jogado na ordem errada, ou seja, primeiro joguei o Black Plague e só depois o Overture, isto porque só soube da existência do jogo na era BP.

Gosto da sensação de estar num local isolado e não confiar na própria sombra ou no melhor caminho. Os puzzles em que requerem a interacção com o ambiente também estão muito bons.
Não quero descrever os dois jogos de uma ponta a outra, nao quero estragar a diversão de quem ainda não jogou, mas aconselho a experimentarem.
Neste momento estou ansioso que saia o Penumbra Requiem, a expansão do Black Plague e o final da série.


Penumbra Overture
Adorei o facto de estarmos num sitio desconhecido, isolados na total escuridão sem ter a mínima ideia do que nos esperara em cada esquina. Apesar dos bugs nos sistema de combate, não tira o mérito dos sustos que este jogo me proporcionou.

Penumbra Black Plague
A continuação do Overture. O sitio, ja não é assim tão isolado, vamos avançando mais para o centro da intriga, mas apenas esconde o que vai acontecer a seguir, e é interessante seguir a historia através de pequenas notas deixados por pessoas independentemente do seu destino, mas isto ja se verificava no Overture. Ao jogar o BP com os headphones aumentou ainda mais a experiência e houve certos momentos em que parei porque não conseguia avançar devido a certos "personagens". So me arrependo de não conhecer bem historia no inicio pois desconhecia da existência do Overture.


Enfim, que recomendo vivamente aos membros da techzone e amantes deste tipo de jogos.
 
Só descobri o Penumbra há umas semanas, falaram do jogo na comunidade do Half-Life como tendo alguns aspectos inspirados no jogo da Valve. Experimentei e foi amor à primeira vista, adorei e comprei de imediato as duas partes.

São dos jogos mais desconfortáveis que já joguei, a escuridão, o som, e as criaturas com que nos cruzamos dão-me arrepios na espinha e várias foram as vezes que me vi obrigado a fazer uma pausa antes de avançar no jogo. Mas o aspecto mais assustador acaba por ser o psicológico, o que não vemos e o que imaginamos que possa estar do outro lado da porta.

O Overture tem um aspecto positivo em comparação com o Black Plague que é o isolamento a que estamos submetidos sem ter a minima ideia de onde estamos, a parte menos conseguida acaba por ser o combate, prefiro muito mais o caminho seguido pelo BP onde não há uma única arma.
]O raças dos cães e aranhas são assustadores (a primeira vez que encontramos um cão é o caganço total :D). A personagem do Red é muito bem conseguida e na cena final congelei uns segundos sem saber que reacção tomar.

O Black Plague desvenda (embora de forma um pouco deficiente imo) a trama, que apesar de algumas criticas, gostei.
]Os infectados são aterradores e sempre que via um entrava em pânico (pelo menos até descobrir como são lentos, aí perdem um pouco a aura assustadora) e as personagens embora não tão bem conseguidas como o Red são muito bem feitas, principalmente o Clarence e da forma como nos manipula, a forma como matamos a Amabel é FENOMENAL. Os trials finais penso que quebraram um pouco o ritmo do jogo e podiam ter feito de outra forma.

Resumindo, e apesar das evidentes limitações normais para um jogo independente, adorei e foram das experiências mais agradáveis que tive nos videojogos há já alguns anos, e tudo vindo de uma produtora independente.

Também gostei das inúmeros piscar de olhos ao Half-Life (não fosse eu fã) durante os dois jogos, é mais que obvio que o jogo da Valve foi uma forte inspiração para estes Penumbras.

EDIT: Ups sorry pelos spoilers
 
Última edição:
IceKimi acerca do Clerance, tenho a dizer que não gostei da pessoa que fez a voz, mais parecia uma personagem de desenhos-animados a falar, mas de resto tudo perfeito. Neste momento vou dar inicio ao Requiem :)


O clerance acho que teve alguma importância e efeito só lá para o final do jogo.
 
Pois, ja o tenho.
Não quero adiantar, nem estragar nada, mas não estou a gostar muito do Requiem...
:(
Humm... pena. A ver se o jogo no fim-de-semana. Mas estou intrigado para ver como continuam a história depois do final do BP.

Já agora, acho que este tópico deveria estar na secção de PC Gaming, algum moderador que o possa mover?
 
joguei o primeiro aquele gratis que dava para fazer download, meio demo. nunca cheguei a comprar o que está a venda, mas até gostava
 
:(
Humm... pena. A ver se o jogo no fim-de-semana. Mas estou intrigado para ver como continuam a história depois do final do BP.

Já agora, acho que este tópico deveria estar na secção de PC Gaming, algum moderador que o possa mover?


Acho que deves poupar o teu dinheiro...para comprares outra coisa. Sinceramente o Requiem é muito, muito mau. Nem parece o Penumbra
 
o black plague segue alguma história do overture? podia começar a jogar ao black plague e perceber alguma coisa daquilo?
 
o black plague segue alguma história do overture? podia começar a jogar ao black plague e perceber alguma coisa daquilo?

O Overture é o primeiro capitulo da série. O Black Plague é a continuação.
Bem, eu aconselho primeiro a jogarem o Overture para perceberem a historia. Eu infelizmente, foi ao contrário.
 
Oh não! É assim tão mau? :(
Porquê é que não estas a gostar? Podes-me spoilar à vontade.

Já que posso dizer porque o Requiem é mau na minha opiniao:


Bem, porque nao tem mesmo nada a haver com os capítulos anteriores. O lugar, a historia...
Mas o pior é que nao existem qualquer inimigos ou "jump moments". A verdade é que o jogo se foca inteiramente nos puzzles que por muitas vezes chegam a ser difíceis por não dizerem ao jogador o que ele tem que fazer, e mesmo os puzzles nao fazem sentido nenhum, assim como a forma que avançamos para o nível seguinte...
Outro aspecto é o lag constante do jogo que não ajuda nada nos puzzles, e vai-te irritar e frustrar a experiência do jogo de certeza. Eu já nem continuo o jogo. É muito mau, a sério.
 
Ele deve querer dizer a constante queda de frames... Mas isso já entramos no campo dos requesitos do jogo e no PC do user AtumBomPetisco

A menos que este jogo tenha problemas de optimização...

Exacto.

Mas atenção! Estou a falar do Penumbra Requiem, que saiu apenas há 3 dias e não do Overture e Black Plague! O Requiem é UMA EXPANSÃO do Black Plague e requer esse jogo para correr.

Tanto com Overture e Black Plague não tive quaisquer problemas com a framerate do jogo (ou lag) sendo bastante estáveis. O Requiem parece uma festa de slowdowns e framerate inconstante.
Não interessa qual o computador ou os requisitos, é mesmo do jogo porque não sou o único a queixarem-se sobre este problema.

O Requiem, deixa muito, mas mesmo muito a desejar. Sem duvida nem vale a pena comprar.
 
Última edição:
Back
Topo