Pequena ajuda - Family Game

kou_seiya_girl

Power Member
Boa Noite. Como entendidos do mundo dos jogos, queria colocar-vos uma questão que pronto, me anda a moer a cabeça faz algum tempo.

Quando era miúda, com 8/9 anos, o meu pai deu-me uma family game (acho que o nome era este), uma clone autentica da nintendo (NES) cheiiinha da jogos e com a particularidade dos cartuchos da NES darem nela. Só os comandos é que eram redondos/ovais e pretos com botões vermelhos redondinhos (sendo que na nintendo são rectangulares). Essa consola um dia foi emprestada pelo meu pai a um filho dum colega e nunca mais a vi. Foi algo que me deixou com profunda tristeza, mas era só uma miúda...

Hoje, com a facilidade que temos em arranjar coisas usadas e já tenho poder de compra, gostaria que , se alguém soubesse a que me consola refiro, me pudesse ajudar na busca de uma ou pelo menos dizer ao certo o nome dela.

Foi uma consola com a qual despertei para os jogos e digamos que é parte da minha infância, sei lá algo especial mesmo e que gostaria muito de ter. Mesmo muito.

Obrigado a todos :)

PS: Tinha uma pistola e o jogo dos patos :)
 
Última edição:
sei que os chineses ainda vendem clones da NES, mas com o formato da family game não vejo há anos (embora na praça de espanha vendem com o formato da megadrive)
 
As Famiclones há-las aos pontapés nas "Lojas dos Chineses", mas é quase impossível garantir que são compatíveis com cartuchos de NES sem as experimentar uma a uma.
Os únicos cartuchos que posso garantir que funcionam são os famosos amarelos que se tornaram sinónimos destas consolas.

O nome que se tornou mais comum nestas consolas é o bom, velho, Family Games, durante a primeira metade dos anos 90, mas o nome não estava associado ás máquina directamente, poderia haver várias versões da máquina, e todas dizerem na caixa Family Games.
Com o passar do tempo os nomes ficaram cada vez mais estranhos, e os formatos...............mais estranhos ainda, ainda assim o formato mais copiado até hoje foi o da NES/Famicom original Japonesa.

Há pessoas que fazem colecções impressionantes destas máquinas.
Aqui um videozito bem exemplificativo da insana variedade destas consolas.

Uma boa hipótese de ter uma Famiclone compatível com cartuchos NES é arranjar uma que tenha duas entradas para cartuchos.
Os cartuchos de NES são bem maiores que os amarelinhos, pelo que a segunda entrada deverá ser visivelmente maior também.



A primeira consola caseira que tive foi uma Family Games, com 1000 jogos integrados e com pistola.
A primeira vez que joguei Mega Man, Contra, Duck Hunt e Wild Gunman, foi nesta consola.
Ainda me lembro do trágico destino que ela teve.
De um momento para o outro avariou, e o meu pai levou-a a um amigo da familia que era electricista.

Quando cheguei a casa com a consola supostamente arranjada, depois de a ligar, o bicho começou a deitar fumo preto pela traseira e a cheirar a resistencia queimada que era uma coisa doida.
Depois de abrir as janelas e livrar-me daquele cheiro, abri eu mesmo a consola para ver como tinha ficado por dentro.
Não era preciso ser um génio para perceber o que aconteceu, a consola por dentro tinha placa mãe toda derretida.

Curiosamente abrir a consola serviu para descobrir algo que já suspeitava.
Os tais 1000 jogos (que na verdade eram praí 20/30, o resto eram clones com algumas mudanças) era apenas uma placa de cartucho comum aplicada numa baía secundária na horizontal no interior da consola.
Ora esta placa podia ser facilmente retirada.
Peguei num cartucho amarelo com um jogo manhoso que até já tinha incluido nos tais 1000, abri o cartucho sem grandes problemas, retirei a placa do cartucho, e apliquei a da consola.
E PUFF, fez-se o Chocapic, perdi a consola, mas ganhei um cartucho de 1000 em 1! :D

Os cartuchos de vários jogos eram vendidos por muito dinheiro nas lojas, pelo que vendi o meu a um amigo por um preço bem mais baixo, e assim recuperei o dinheiro que os meus pais gastaram na consola.
Infelizmente nunca mais voltei a ter uma consola destas, as 16bit estavam a começar a massificar-se e eu entrei neste comboio para nunca mais voltar. Muito do que experimentei da época dos 8bit e anteriores foi através de amigos.

Tenho saudades daquele traste horroroso! :005:

Quem diria que estes miseráveis clones se pudessem tornar objecto de culto!? :)
 
Última edição:
Acho que é isto mas não tenho a certeza sem ver os comandos...

- http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=178921

Boas,

eu tenho uma clone Family Games que arranjei numa loja há uns tempos, o formato é idêntico ao da Nes original, mas no entanto é de outra cor, tem um padrão que alterna entre preto e cinza. Não sei se é a esta que te referes visto que quando a arranjei ela não trazia qualquer comando, era só consola + caixa + manual. Também como foi oferecida não ia dizer que não, no entanto nunca liguei e não sei se tem os diversos jogos que falas. É uma clone Nes da Atlantis. Segundo me lembro a Atlantis lançou pelo menos mais do que uma versão desta clone Nes, uma com um formato mais pequeno muito semelhante ao da Famicom original e esse sim com 199 jogos lá dentro e um segundo modelo com formato da Nes que todos nós conhecemos, idêntico ao que tenho em casa, só não sei é se é ao que te referes. No entanto hoje ou amanha, irei tirar uma fotografia para veres, se for isto, é mais fácil com o auxilio de uma imagem conseguir procurar nessas lojas do chineses e não só.
 
Última edição:
Eu tenho várias consolas dessas,todas com uns bons anos em cima.Infelizmente,tive uma como a que descréves,mas que deixou de funcionár de um momento para o outro.Tenho ali uma que aceita os dois tipos de cartucho,mas é uma imitação da Mega Drive 2,e outra que só aceita mêsma cartuchos da nes mas tipo super nes.Esse modêlo que pretendes agóra déve sêr muito complicádo encontrár,mas onde poderás têr sorte,é em sites como o miau ou ebay.
 
Back
Topo