1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Pequena dúvida sobre discos Seagate

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Lasac, 3 de Abril de 2005. (Respostas: 6; Visualizações: 781)

1. Lasac

Lasac OC Legend

Boas.

Tenho um disco de 80GB Seagate modelo ST380011A.

Ontem comprei outro igual para montá-los em Raid 0.

A minha dúvida é que no post ambos são exactamente iguais (ST380011A) só que um disco tem firmware 3.06 e o novo tem 8.01.

Isto não afectará a performance ou qualquer coisa do género?

Já procurei no google e no site da seagate sobre update ao firmware e também se encontrava alguma "realize note" sobre a versão 8.01, mas nada.

Só tinha lá o SeaTools, mas só faz update a firmware de drives SCSI :(

Será que posso fazer Raid na mesma ou um dia mais tarde isto ainda da para o torto?

Já alguém fez Raid numa situação idêntica? (firmware diferente)

Cumps.

2. blastarr

blastarr Power Member

Depende do tipo de RAID. Se for RAID 0 o firmware diferente pode, ou não, influenciar tempos de escrita, recalibração das agulhas, etc de forma diferente e talvez até corromper o Raid.
    Se for Raid 1, a latencia de escrita permite alguma flexibilidade e talvez n mexa tanto na estabilidade do Stripe/mirror.
    Básicamente é tentar montá-lo e verificar se o raid funciona e é estável.

3. Lasac

Lasac OC Legend

Pretendo montar Raid 0.

Comprei também um DVD+-RW Dual Layer 16x mas emprestei-o a um amigo (o que eu não faço para desenrrascar as pessoas)

Amanhã vou buscá-lo e gravo todos os dados importantes para DVD's e experimento isso, mas se for como dizes é xunga! :(

Pode ser que a loja me troque o disco antigo por um com firmware igual ou então vai para a Seagate... mas não sei se costumam ser rápidos ou não.

Não existe maneira de mudar o firmware?

4. Lasac

Lasac OC Legend

Corri o benchmark do Sandra e o disco antigo fez 42MB e este novo fez 50MB :(

O antigo tem 35.4GB utilizados (48%) e o novo tem 1,96GB utilizados (3%).

Não costumo benchar discos, mas parto do princípio que o espaço livre também conta.

5. Elrond

Elrond To fold or to FOLD?

A seagate em temos de RMA é optima...mandei eu um disco pra eles(holanda), na semana seguinte tava ca outro igual...5*

6. Lasac

Lasac OC Legend

Ok obrigado.

Enviei um email á Seagate, vamos lá a ver se eles me ajudam ;)

Se souberem alguma coisa avisem.

Cumps

7. Lasac

Lasac OC Legend

Recebi ontem a resposta ao mail que enviei á Seagate.

Disseram eles que não faz mal o firmware ser diferente, desde que o modelo seja igual (neste caso ST380011A) o raid funciona perfeitamente bem! :)

Vim-me grego para meter o raid a funcionar (não copiava os ficheiros da disquete raid) , mas ás 6hrs da manhã já tinha o XP a trabalhar em raid 0 :D

Falta ainda instalar algumas coisas (office, jogos etc), mas estou fascinado com a performance disto!

Obrigado pela ajuda malta!

Cumps.

Partilhar esta Página