1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Pequena Rede em Linux e Windows

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por nunorebelo, 8 de Setembro de 2012. (Respostas: 30; Visualizações: 2128)

1. nunorebelo

nunorebelo Power Member

Boa tarde, não sei se é este o tópico mais certo para fazer este post, mas aqui vai. Após uns longos anos a utilizar Windows, queria experimentar e ficar bem familiarizado no Linux. Tenho 3 computadores, e um deles vai servir como servidor, em que tenho instalado o Linux Cent Os 6.3 e o Linux Ubuntu Server 12.04 em partições diferentes. O segundo computador tem o Linux Ubuntu 12.04 e o Windows 7 instalado e o terceiro tem o Windows XP. O que pretendia era fazer uma pequena rede entre eles, ou seja ter os 2 computadores clientes ligados ao computador servidor através de um switch. Pretendia também que no pc servidor pudesse criar user's e respectivos discos virtuais onde os respectivos user's guardam os seus documentos, e que esses user's iriam servir para fazer o login nos dois pc's clientes através da rede. Alguém me pode ajudar nesta difícil tarefa? Obrigado

2. nunorebelo

nunorebelo Power Member

E em vês de ligar LINUX com Windows, também dá para ligar LINUX com LINUX? São os mesmo procedimentos?

3. _lamy_

_lamy_ Power Member

Sim, depois de criares o servidor tens que adicionar os clientes ao domínio. É possível adicionar tanto máquinas windows como linux.

4. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Para uma coisa simples, penso que ele não precisa de openldap. Basta samba como PDC, com roaming profiles.

EDIT: Quando o Samba 4 for estável, poderás ter uma active directory a correr em linux.

5. fireburn

fireburn Power Member

Nemesis11 .. ja nao deve faltar muito eles estavam a falar que esta seria a ultima beta .. por isso .. esperemos que nao demore muito

6. nunorebelo

nunorebelo Power Member

Ok. E para que serve o openldap e o Samba concretamente? Para ter o Samba basta ir ao site http://www.samba.org/samba/download/ ? E clico aonde para fazer download, qual o ficheiro? Com o Samba instalado no Cent Os dá depois para fazer o que eu quero? E desculpem a minha ignorância, mas iniciei-me a pouco tempo no Linux.

Última edição: 8 de Setembro de 2012
  7. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Se és iniciante em Linux, configurar o openldap e o samba é um bocado radical. É que eles têm literalmente, centenas de opções.

Antes de instalares + configurares nas máquinas reais, aconceilho-te a instalar o Virtualbox, instalar uma máquina com Centos e outra com Windows, na mesma rede, tirar um snapshot com as máquinas "limpas" e depois então tentar nessas máquinas. Caso não consigas a primeira vez, voltas para o snapshot com as máquinas limpas e voltas a tentar.
    Se não souberes usar o virtualbox, diz, que o pessoal pode dar dicas. Mas é como se fosse instalar máquinas reais, mas dentro de um programa em software. Um snapshot faz uma "imagem com o estado da máquina e podes voltar a esse estado depois de "rebentares" com as máquinas virtuais.

Em relação ao openldap + samba, vê este link --> http://www.server-world.info/en/note?os=CentOS_6&p=samba
    Duas coisas. Primeiro, repara que são multiplas páginas, o menu de navegação para este tutorial está na parte superior do lado direito. Segundo, se quiseres aprender mais coisas de linux e servidores, este é um excelente site.

Vê mais estes dois links:
    http://bachem.wordpress.com/2012/05/06/pdc-samba-ldap-centos-6-part1/
    http://bachem.wordpress.com/2012/05/06/pdc-samba-ldap-centos-6-part2/

Boa sorte, usa máquinas de teste e não desistas à primeira. :)

8. nunorebelo

nunorebelo Power Member

Eu sei que ate pode ser complicado Nemesis11, mas eu quero mesmo experimenrar em maquinas reais e ja as tenho prontas, so preciso e mesmo de ajuda para configurar o meu pc servidor com o linux cent os. Eu vou ler esses tutoriais e ja vos digo alguma coisa. Quanto ao virtualbox eu sei o que e, mas eu quero mesmo experimentar em maquinas reais. Tenho experiencia em Windows, mas em Linux ja nao tenho e estou a comecar como iniciante. E a palavra "desistir" nao consta no meu dicionario.:-) Eu vou experimentar e depois ja vos digo algo. E obrigada por toda a ajuda.

9. nunorebelo

nunorebelo Power Member

Ora bem, já tenho o linux CentOs instalado. Qual é que é o primeiro passo, ou que devo fazer agora?

10. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

A primeira coisa é instalares o samba. Alterares a configuração, partilhar uma pasta, etc. Vê aquele link.

11. nunorebelo

nunorebelo Power Member

Última edição: 9 de Setembro de 2012
  12. _lamy_

_lamy_ Power Member

Boas,

nos links que te puseram em cima estão os comandos todos (ou quase) para poderes fazer o q queres.
    Parece-me que estás a querer dar o passo maior que a perna! Ainda não aprendeste o básico e já queres fazer o avançado... mas vamos lá... :)

Cada distro de Linux tem repositórios onde tens grande parte dos programas open-source, e não só, já compilados para a distro/arquitectura/versão que estás a usar. Depois existem ferramentas que tratam de aceder a esses repositórios, fazer o download dos programas e instalar.
    No caso do CentOS que utilizada rpm's, o gestor de pacotes mais utilizados é o yum. No caso do ubuntu é o apt, Suse zypper, etc...

Caso um programa específico não exista nos repositórios configurados a solução passa por tentares encontrar um repositório que o tenha, ou procurar o download do programa com a extensão .rpm ou o download do código fonte.

Dito isto, a maneira mais simples de instalares programas no CentOS é abrires um terminal e escreveres:

su - (para alterares o utilizador para root e carregares o perfil do mesmo).
    yum install samba

13. nunorebelo

nunorebelo Power Member

Mas faço isso através da linha de comandos? Mas primeiro tenho que fazer download do samba, certo?

14. _lamy_

_lamy_ Power Member

Sim, fazes na linha de comandos, no terminal.
    Não o yum faz o download do samba e instala.

15. nunorebelo

nunorebelo Power Member

Ok, vou tentar e depois já vos digo algo. Mas obrigada na mesma.

16. nunorebelo

nunorebelo Power Member

Quais são então os comandos que tenho que fazer? Basta escrever su - (para alterares o utilizador para root e carregares o perfil do mesmo) e depois
    yum install samba ?

17. Sardaukar

Sardaukar Power Member

nunorebelo, desculpa lá, mas não achas que estás mesmo a querer dar um passo maior que a perna?

Se até tens dúvidas na instalação dos pacotes pelo yum, o que te faz pensar que configurar os serviços vai ser mais fácil? Não achas que te devias familiarizar melhor com linux, para poderes começar a ter uma ideia do funcionamento esperado do sistema e poderes também começar a ter uma noção do que deves esperar, quando executas comandos ou alteras configurações de serviços?

A tua iniciativa é de louvar e bastante. Mas parece-me que, perdoa a analogia, queres começar a conduzir sem sequer conhecer os pedais do carro.

;) Familiariza-te mais com o linux e depois continua!

18. nunorebelo

nunorebelo Power Member

Eu sei que estou, mas eu quero dar esse passo, e vou tentar faze-lo sozinho, e como disse anteriormente não sou de desistir. Vou tentar instalar o samba, e depois logo aviso se consegui instalar ou não. Mas obrigada na mesma pelo conselho.

19. Sardaukar

Sardaukar Power Member

Nem eu disse para desistires, mt pelo contrário!

Apenas para começares por te ambientares e adaptares ao sistema e depois seguires em frente ;)

Partilhar esta Página