Pequena Rede em Linux e Windows

A configuração é feita no ficheiro /etc/samba/smb.conf. Usas um qualquer editor de texto para o editar (esta operação tem de ser feita como root) e convém sempre fazer um backup do original.

Há literalmente centenas de opções de configuração, por isso, e como em tudo, o Google vai ser o teu melhor amigo.

Para aplicar as alterações, tens de reiniciar o daemon do Samba.

Há também GUIs para simplifica todo o processo, mas isso já deixo para tu procurares.


Boa sorte ;)
 
Última edição:
Ok. Estive a ler em vários sites, todos eles aconselham em instalar o ubuntu server, então o que fiz foi, desinstalar o CENTOS e instalar o Ubuntu Server 12.04. Já fiz a instalação do so, e já instalei o webmin. Só não sei como entrar no webmin? Os tutorias dizem todos para colocar este endereço (https://IP_DO_SERVIDOR_OU_NOME_DO_SERVIDOR:10000), mas não estou a conseguir perceber uma coisa, que é, esse endereço é colocado aonde? No pc servidor ou no pc cliente? Tenho que configurar depois o ip da máquina para poder aceder ao endereço do webmin do meu servidor? Obrigado
 
Ok. Estive a ler em vários sites, todos eles aconselham em instalar o ubuntu server, então o que fiz foi, desinstalar o CENTOS e instalar o Ubuntu Server 12.04. Já fiz a instalação do so, e já instalei o webmin. Só não sei como entrar no webmin? Os tutorias dizem todos para colocar este endereço (https://IP_DO_SERVIDOR_OU_NOME_DO_SERVIDOR:10000), mas não estou a conseguir perceber uma coisa, que é, esse endereço é colocado aonde? No pc servidor ou no pc cliente? Tenho que configurar depois o ip da máquina para poder aceder ao endereço do webmin do meu servidor? Obrigado

Esse é o endereço do serviço webmin, que colocas no browser de outra máquina, que esteja na mesma rede da máquina servidor.

Usar Centos ou Ubuntu, é praticamente a mesma coisa. Mudar para Ubuntu não torna as coisas mais fáceis neste caso.

Não leves a mal, mas precisas mesmo de saber umas quantas coisas do mundo linux antes de poderes instalar o samba + openldap.
 
Ok Nemesis11, obrigado. Alguem conhece alguns tutoriais que me possam ajudar, perceber e a auxiliar para começar a perceber um pouco mais das versões Linux Server? É que quero começar a utilizar o Linux a séria. Obrigado
 
Aconselhas então em utilizar o freebsd? Achas que é melhor forma para iniciar no linux? Não tens tutoriais para iniciar nas distribuições server linux? Ou é melhor começar no inicio?
 
Aconselhas então em utilizar o freebsd? Achas que é melhor forma para iniciar no linux? Não tens tutoriais para iniciar nas distribuições server linux? Ou é melhor começar no inicio?

Eu gosto do Handbook de Freebsd. Muitas das coisas aplicam-se ao mundo linux.
Eu iniciei-me no mundo *nix à muito tempo, por isso é complicado dizer qual a melhor forma para começar.
Usar Freebsd ou não é uma escolha pessoal. Não penso que seja mais complicado. É sim um pouco diferente de grande parte do mundo linux.
 
Obrigada Nemesis11. Tenho o Ubuntu Server instalado no meu virtualbox, existe alguma forma de manusear o ubuntu server sem ser pela linha de comandos? Em relação ao webmin é possível utiliza-lo para manusear no ubuntu server?
 
Back
Topo