Pequena sugestão: Introdução a áreas comerciais na TZ

Vamos amadurecer as ideias aqui colocadas e depois dizer algo.
Sem dúvida que a resposta não é linear e tem que se ver as implicações.
É isso que vamos tentar fazer.
 
Eu sou da opinião do N3RO.

Não é a primeira vez que alguém "chega aqui" e que queira usar esta comunidade já estabelecida para fins comerciais. O dinheiro não é tudo e penso que a indepêndencia é uma arma forte da techzone.
No limite, iríamos ter moderadores a trabalhar como administradores de um "mini-site" de publicidade, pagos (?) para fazer esse trabalho, que como já fio dito, não poderia haver factura.
 
Porque precisava de ser pago? Apenas algo com mais informação... O que teem ali é o nome de imensas...

A independência? Só seria independente caso tivesse subsistência própria, o que não é o caso pois é alojada pela Visual-Fusion, e a meu ver está muito bem, e parece que um dos problemas para isto avançar é mesmo serem patrocinados pela Visual-Fusion, eu acho que eles não se importariam desde que fosse controlado.
 
Eu sou da opinião do N3RO.

Não é a primeira vez que alguém "chega aqui" e que queira usar esta comunidade já estabelecida para fins comerciais. O dinheiro não é tudo e penso que a indepêndencia é uma arma forte da techzone.

Isso podia-se quase evitar fazendo o mesmo que se faz com os quadros Comunidade e com os quadros de Vendas, ou seja, veda-lo a users recentes. Assim, era extremamente dificil alguem vir-se regisar de propósito para dar feedback de um negocio seu.
Mas isto implicava abrir uma thread, que ao fim de algum tempo iria ficar uma autentica salgalhada, ou abrir um novo quadro, sobre a alçada do "Anúncios Classificados e discussão de produtos/preços", e modificar um bocadinho o propósito desta descrição.
Mas isto sou eu a falar.
 
+um para a achega.

Acho que até hoje a techzone esteve bem sem a entrada directa de publicidade quer de hostings quer de outra coisa.
Se ha coisa que anda pela internet é hostings a meia duzia de centimos.

Na minha ideia , o fluxo de trafego da techzone deve ( e é ) ser brutal e muito muito superior ao do forum da ***** e faço esta comparação porque é o forum a que tenho acesso ás estatisticas de fluxo de trafego.

Até agora a techzone ganha com um forum estavel, sempre em cima, rápido ( pelo menos a mim ) e mesmo quando ha algo o Marsu anda sempre a deitar o olho a ver se tá ok.
Alem disso a VF tb tem a publicidade no topo.


Tendo em conta o trafego e o suporte da vf axo que até que a mesma deve ser priviligiada pelo forum. É facil para outras empresas de hosting chegarem aqui e dizerem que era boa ideia haver um subforum ou algo para fazer publicidade sob os productos, é que a techzone é uma mina de ouro a ser visto sob um certo prisma para essas mesmas empresas.

Uma coisa é uma parceria em que quer a VF quer a TZ ganham, outra é uma TZ comercializada ( aka sanguessugas )
 
Esta thread não está esquecida infelizmente a minha net anda pela hora da morte.
O jfbbs e outros claro tocam em vários pontos sensíveis que vale a pena abordar aqui.
Mas terá que ser feito com calma e explicar algumas coisas que espero poder fazer qd tiver a net melhor.
Peço desculpa por ainda não ter respondido aqui como deve ser.
 
Tinha prometido um post aqui e cá vai.

A questão da publicidade na techzone tem sempre duas vertentes. Por um lado ajudar na manutenção do forum ajudando a resolver problemas que podem sempre suceder.
Em segundo lugar o objectivo é que traga algo aos membros do forum. Se não trás nada aos users não vale a pena.
Todos temos a perfeita noção que são os users que fazem o forum. Não é nem o administrador A nem o moderador B nem o membro C. São todos em conjunto nos seus diferentes papéis.

Uma coisa que também já decidimos à muito tempo é não desvirtuar o forum tal como ele existe, isto é passar a colocar mais publicidade num sitio qualquer para ter a possibilidade de fazer mais uns trocos. Os users estão habituados a ver os banners na parte superior e ponto. Tudo o que fosse ultrapassar isso era desvirtuar.
Como sabem a preocupação é de tal forma que se achou e isso não tem nada a haver comigo em particular por isso estou à vontade que apenas os membros com o estatuto power member tenham mais foruns disponíveis do que os visitantes ou que os membros. O objectivo é valorizar a particpação dos users e o tempo que dedicam ao forum.

Também podem ver que se por um lado pode ser positivo a introdução de um sub-forum de publicidade por outro e ninguem é aqui inocente o risco é de o amigo do X, Y e Z colocarem posts a apoiar (leia-se publicitar) esta ou aquela loja e/ou falar mal desta ou daquela loja.

Vocês podem dizer isso é ser demasiado negativista. Acreditem que não é. Alguns lembram-se seguramente dos problemas que já ajudamos a resolver com o user X e a loja Y. Esse é um papel que podemos ter se formos independentes como posso assegurar que vamos continuar a ser.

Falaram da Virtual-Fusion. A Virtual-Fusion ou se me perguntarem o Marsu que é com quem temos tratado de tudo tem sido 5 estrelas e os users vêm isso. Se há problemas os users sabem quem aloja se não os há os users também o sabem. Sabendo e ressalvando aqui que nem tudo pode ser atribuido ao hosting. Como já temos visto algumas vezes os problemas têm sido do lado de algumas ligações dos users, das assinaturas ou outro problema que não o hosting. Tb é claro que por estarmos alojados na VF não deixamos de falar em A ou em B. No dia em que tivessemos ou aceitassemos que não se podia falar deste ou daquele assunto onde estava a tão falada independencia?

Agora uma coisa é certa. Todos percebem e penso que os mais atentos até já levam a mal quando vêm imagens com marca de água da loja A ou loja B. Isto porque eu acho e já falamos sobre isso que no mínimo é uma falta de respeito para os users. Seguramente que o forum ganha com os scores dos elemntos do forum mas num local independente faz sentido que não colocassem as marcas de água. No final do post colocarem um agradecimento não vejo porque não. Mas a pub espampanante não me parece bem sinceramente. Até porque temos banners que podem usar de forma perfeitamente transparente e que os users não levam a mal porque sabem que a Techzone é e vou dizê-lo mais uma vez independente.
Mas avaliando isto até nisso acho que os users estão melhores. Porque muitas vezes fazem a publicidade a troco de nada, portanto...

Por último dizer que mais do que publicidade faz para todos nós mais sentido em que cada vez mais os projectos se unam à Techzone. Enriquecem a techzone sem dúvida mas também ganham visibilidade. É uma relação de ganho para ambas as partes.
Infelizmente a Techzone não é o google e tem recursos para apoiar todos mas temos pena de não ser. Apoiariamos muitos projectos mas isso não é possível.

Em resumo a questão de abrir mais a Techzone a projectos comerciais tem as suas desvantagens e o pensamento é sempre o que ganham os users com isso? De que forma é que isso vai ser exequível e justo? Não vai ser subvertido por meia duzia de users que vão alterar o feedback de propósito?
E a pergunta final é sempre: A longo prazo vai trazer ganhos para os users e para o Forum?
Como podem ver as respostas a estas questões não são fáceis e são elas que muitas vezes não fazem avançar para outros campos. Apenas queremos que o forum se mantenha por muitos e bons anos apoiada por uma comunidade cada vez melhor. Não digo maior, digo melhor. Seguramente que continuará a crescer se for melhor mas a ideia principal é mesmo ser melhor.

As minhas respostas podem ser lentas mas elas aparecem :)
 
Ganham se a informação for de qualidade, na questão dos alojamentos, não há informação nenhuma, apenas um tópico a dizer nomes com os links, isso não é informação de qualidade, é algo que até se pode procurar no google... Se tivesse as características de cada um, comparações, etc... As pessoas já nem precisavam de andar a criar tantos tópicos a perguntar sobre alojamento.
 
Pessoalmente, volto a dizer, conheço a Techzone como uma comunidade de utilizadores que vêm aqui para procurar ajuda, enriquecer o conhecimento que possuem e contribuir para o aumentar&corrigir. Não conheço e não me agrada a ideia de conhecer este fórum com uma vertente de áreas comerciais.

SE existem melhorias a serem feitas, penso que o dinheiro não vai influenciar isso. É software que pode ser alterado para ser moldado às necessidades de um todo, e com o modelo de serviço actual é possível fazer isso sem necessitar de fundos monetários, penso eu.

Cumprimentos.
 
A Techzone já esteve pior.

Ainda me lembro que quando fui moderador havia muitos menos membros para moderar e a organização mesmo assim não era o forte naquela altura. Agora acho que actualmente isto está muito melhor. Para que mexer?

Banners desde que seja para sustentar o servidor por mim concordo (bem eu nem clico neles, embora tenham aparecido ultimamente uns bem engraçados). Se isto começar a virar para algo comercial acreditem que muitos vão dar a sola daqui.
 
Última edição:
Ganham se a informação for de qualidade, na questão dos alojamentos, não há informação nenhuma, apenas um tópico a dizer nomes com os links, isso não é informação de qualidade, é algo que até se pode procurar no google... Se tivesse as características de cada um, comparações, etc... As pessoas já nem precisavam de andar a criar tantos tópicos a perguntar sobre alojamento.

Mas quem vai colocar essa info? Os prós e contas?
Os próprios interessados, ou seja as próprias empresas de alojamento?
Ou os users? Como consegues ter a certeza que a info dos users é a correcta e não é a favor dos amigos ou contra os concorrentes?

A Techzone já esteve pior.

Ainda me lembro que quando fui moderador havia muitos menos membros para moderar e a organização mesmo assim não era o forte naquela altura. Agora acho que actualmente isto está muito melhor. Para que mexer?

Banners desde que seja para sustentar o servidor por mim concordo (bem eu nem clico neles, embora tenham aparecido ultimamente uns bem engraçados). Se isto começar a virar para algo comercial acreditem que muitos vão dar a sola daqui.

Parece que não leste o meu post.
Eu afirmei que não se iria aumentar a área ocupado por publicidade ou seja os banners que existem não incomodam e mantêm-se. A diferença pode ser mais banner em flash ou menos banner de adds do google.
Volta e meia vem alguem com a conversa que os users vão dar à sola. Não percebo porque.
Não se está a fazer rigorosamente nada de diferente daquilo que se fez nos últimos meses. Aliás até se fez. Abriu-se um concurso que foi sorteado entre os membros da Techzone. Mas isso acho que foi uma melhoria não?
 
Mas quem vai colocar essa info? Os prós e contas?
Os próprios interessados, ou seja as próprias empresas de alojamento?
Ou os users? Como consegues ter a certeza que a info dos users é a correcta e não é a favor dos amigos ou contra os concorrentes?



Parece que não leste o meu post.
Eu afirmei que não se iria aumentar a área ocupado por publicidade ou seja os banners que existem não incomodam e mantêm-se. A diferença pode ser mais banner em flash ou menos banner de adds do google.
Volta e meia vem alguem com a conversa que os users vão dar à sola. Não percebo porque.
Não se está a fazer rigorosamente nada de diferente daquilo que se fez nos últimos meses. Aliás até se fez. Abriu-se um concurso que foi sorteado entre os membros da Techzone. Mas isso acho que foi uma melhoria não?

Dar à sola em relação a proposta do anjo2 por exemplo. Seja mais banner ou não, como já disse não me incomoda. ;)
 
As informações teem de ser dadas pela empresa.

Informações do género,

NIF, Versão de PHP e Mysql, Suporte a que linguagens, Painel de Controlo, entre muitas outras informações que podia ser organizadas de várias maneiras, um exemplo seria uma tabela.
Há gente que se baseia em php4 e outros em php5, a lista não indica nada, teem de andar a fazer uma busca por todas a saber se a empresa tem ou não as características que querem.

Isto não é para colocar mais ou menos banners, uma fonte de receitas para a TZ ou para publicitar as empresas, mas sim uma fonte de recursos que pode ser importante a grande parte dos usuários.

Espero que tenham compreendido a minha proposta :)
 
Boas!!!

Depois de pensar neste assunto, acabo por ter que concordar com o METRO nesta questão...

Isto acabaria por sempre ser o "puxar á nossa sardinha", normalmente as SP´s fornecem nos seus sites as caracteristicas dos seus serviços, e quando existe a dúvida nada melhor que mandar um email a perguntar!

A criação de tópicos das sp´s numa zona comercial, só iria revelar duas coisas...
Os que falavam bem porque sim, e os que falavam mal porque não... em especial com a concorrencia que existe...

Basta ver que para alojamentos temos o forum "mais-trafego", que já fala disso...

Não vejo então como poderia existir uma zona comercial justa e isenta...
Falou-se aqui de ser a empresa a fazer isso, só se for para meter apenas as caracteristicas do serviço, sem qualquer direito a outros de comentar, seja para bem ou para mal... mas assim sendo lá se vai a interactividade e os feedbacks que seriam interessantes para os clientes não cairem no conto do vigário...

O meu conselho é manter as coisas como estão e não meter secções desse genero aqui...

A TZ, felizmente tem grande exposição e como tal é facil ter sempre publicidade a passar lá no banner rotativo do topo...

Cumprimentos

LPC
 
Mais-Trafego é uma comunidade de Webmasters, um alojamento web é para qualquer pessoa.

Voltamos à mesma questão, existe outros fóruns com esses conteúdos, para quê falar disso neste? É como estão a pensar, secalhar porque este fórum é bastante visitado e tem bastante informação que é necessária aos usuários.

Uma tabela de comparação facilitaria o acesso a toda a gente, em vez de ter umas 20 janelas abertas a tentar comparar, apenas uma tabela com tudo o que interessa, e depois só teriam de enviar um mail a esclarecer dúvidas aos que tivesse indeciso, ou seja, numa escolha já muito mais pequena.
 
Uma tabela de comparação facilitaria o acesso a toda a gente, em vez de ter umas 20 janelas abertas a tentar comparar, apenas uma tabela com tudo o que interessa, e depois só teriam de enviar um mail a esclarecer dúvidas aos que tivesse indeciso, ou seja, numa escolha já muito mais pequena.

Isso é bem diferente de ter uma área comercial. É apenas uma thread informativa. Vejo varias questões na sua operacionalização assim de repente:

1- Tinha que estar sempre actualizada
2- O formato tabela é o ideal mas dificil de fazer no vbulletin
3- Quem atualiza a tabela?

anjo2:
Se tiveres resposta facil para todas estas questões cria uma thread. Não vejo problema nisso.
Mas quando se coloca a isso ser feito pelas empresas e se deixa uma thread aberta passado pouco tempo a thread tem 500 posts é a confusão geral e depois chega-se à conclusão que é só pub ali pelo meio.

Uma thread fechada em sticky com uma pessoa a actualizar pode funcionar bem mas exige muito trabalho. Se quiseres avançar ou outro user não há problema de dar poderes para poder gerir isso.

Limavam-se umas arestas por PM e avançava-se. Mas não vejo isto como abrir uma área comercial.

No entanto há ideias para mim mais interessantes mas de dificil implementação e que poderiam essas sim ajudar os users. Quer dizer já há mas são sites. É o exemplo dos preços mais baixos do produto X ou Y. Tipo o que há no Toms Hardware qd eles fazem a review de um produto.

Esta discussão tb serve para se algum user achar que pode trazer uma melhoria e precisar de algo que seja exequível nós podemos ajudar. Posso dar o meu exemplo pessoal. Já se devem ter cruzado com os tutoriais do Ubuntu que eu comecei e que penso que ajudaram muitos users. No Folding tb fiz dezenas de coisas e pedi outras tantas. Durante esse tempo não precisei de rigorosamente mais nada do que os poderes de um Power Member. Abrir thread, reservar 5 ou 6 posts e avançar com a ideia.

É o desafio que vos lanço :)
 
Penso que a ideia inicial seria dar a possibilidade de cada empresa criar um tópico seu com informações sobre os seus serviços.

Neste caso, apenas um quadro/tabela com todas as informações, provavelmente difícil de implementar no fórum, mas que podia ser criado de outras formas, como numa página em que fosse possível colocar filtro, ex. uma pessoa quer ruby e php4, as empresas que não tiverem ruby ou php4 não apareciam. Será impossível?


Vou colocar aqui todas as informações que podem estar na tabela e um exemplo para cada,

- Aqui estará um exemplo de informação personalizada sobre a empresa.
Nome:
Localização dos servidores: Lisboa, Portugal
NIF: (acho que não necessita de exemplo)
Localição de escritórios: Lisboa
PHP: 4 ou 5 (4 e 5, seria os 2 no mesmo alojamento)
MySQL: 4 ou 5
Painel de Controlo: cPanel & Fantastico
Ruby on Rails: Sim
Revenda: Sim
Outros serviços: VPS, TeamSpeak, GameServers (opcional)

- Aqui estará um exemplo de informação compacta a aparecer na tabela comparativa.
Nome/Abreviatura:
PHP: 4/5 (os 2 seria 4&5)
MySQL: 4/5
RoR: Sim
Painel: cPanel


PS.: Quando me lembrar de mais informações importantes, adiciono aqui.
 
Última edição:
Penso que a ideia inicial seria dar a possibilidade de cada empresa criar um tópico seu com informações sobre os seus serviços.

Neste caso, apenas um quadro/tabela com todas as informações, provavelmente difícil de implementar no fórum, mas que podia ser criado de outras formas, como numa página em que fosse possível colocar filtro, ex. uma pessoa quer ruby e php4, as empresas que não tiverem ruby ou php4 não apareciam. Será impossível?


Vou colocar aqui todas as informações que podem estar na tabela e um exemplo para cada,

- Aqui estará um exemplo de informação personalizada sobre a empresa.
Nome:
Localização dos servidores: Lisboa, Portugal
NIF: (acho que não necessita de exemplo)
Localição de escritórios: Lisboa
PHP: 4 ou 5 (4 e 5, seria os 2 no mesmo alojamento)
MySQL: 4 ou 5
Painel de Controlo: cPanel & Fantastico
Ruby on Rails: Sim
Revenda: Sim
Outros serviços: VPS, TeamSpeak, GameServers (opcional)

- Aqui estará um exemplo de informação compacta a aparecer na tabela comparativa.
Nome/Abreviatura:
PHP: 4/5 (os 2 seria 4&5)
MySQL: 4/5
RoR: Sim
Painel: cPanel


PS.: Quando me lembrar de mais informações importantes, adiciono aqui.

Não estou a ver como se consegue colocar isso aqui no forum mantendo-se actualizado e que possa ajudar os users.
 
Também pode haver iniciativas "externas" de alguém que faça uma página com o que foi proposto e de seguida meta a publicidade ao site no banner da techzone, ou abra uma thread com o link.

Mas se calhar isso já dá trabalho... é mais fácil usar o que já está feito :rolleyes:
 
Back
Topo