1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

pequenas duvidas em vb

Discussão em 'Programação' iniciada por skullrazor, 8 de Novembro de 2008. (Respostas: 18; Visualizações: 1175)

1. skullrazor

skullrazor [email protected] Member

boas
    eu comecei a aprender programaçao (apenas vb) à poucinho tempo e por isso as duvidas que aqui vou por devem ser estupidas, mas pronto, ninguem nasce ensinado :D
    1º- como é que apartir de um botao na form1 consuigo abrir a form2, ou seja, como é que eu clicando num botao na form1, abre a form2??
    2º- para adicionar nomes numa combobox uso ComboBox1.Item.Add("nome")... Agora como é que eu atribuo uma variavel ou uma funçao a esse nome?? eu questumo usar variaveis pois torna-se mais "simples", mas qual dos tipos de variaveis devo usar numa combobox??
    3º- que funçao uso para q ao clicar num botao ele me abra o cmd e escreva la aquilo que eu tenha posto nessa funçao, como por exemplo shutdown e que execute esse comando??

Espero que tenha sido explicito e desculpem se estas perguntas sao muito estupidas, mas como disse acima, ninguem nasce ensinado :D

cumps

2. volcanlx

volcanlx Power Member

Em tempos já soube alguma coisa sobre vb, mas ando muito enferrujado.

1
    2
    ou vais por uma condicção if ou case se souberes definir as variaveis agiliza a programação, mas não precisas de variaveis gerais obrigaóriamente.

acho que pode ser util este link.
    http://www.homeandlearn.co.uk/net/vbNet.html

quanto as variaveis
    http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ke6sh835(VS.80).aspx
    este site parece ser muito rico, pode ser muito util.

3
    tens o comando shell
    neste video tens algumas dicas
    http://www.youtube.com/watch?v=3-VUiBrQlCE
    resta pesquisares um pouco mais.
    a meio desse video já vais saber executar comandos mesmo sem abrir uma linha de comandos, no entanto para executar a linha de comandos como queres deve ser algo como.

Para usar para outras coisas basta substituir por coisas que podes correr pela opção run no windows ou seja
    notepad - bloco de notas
    calc -calculadora
    e dai por diante.

Desculpa se não consigo ajudar mais, mas com o tempo os conhecimentos foram-se lol...

Última edição: 8 de Novembro de 2008
  3. skullrazor

brigadao pela ajuda volcanlx, mas ouve uma coisa que nao percebi... no 3º ponto, apartir da funçao shell eu consuigo abrir o cmd.exe, mas eu preciso de escrever no proprio programa aquilo que a consola vai executar, como por exemplo shutdown, copy qualquercoisa, etc. etc. como é que faço isso??

cumps

Última edição: 8 de Novembro de 2008
  4. alfinete

alfinete Power Member

em vb 2005 tens ddl - drop downlist (comobobox em vb2005)

que tens ddl.selecteditem.text- que te da o texto do item selecionsdo
    ddl.selectedvalue- que é do tipo estas a puxar dados de uma bd ou não, e puxas para os items um text , para ser visualizado pelo utilizador, e um value que é do tipo o id referente a esse item visto , para trabalhares do tipo ao seleccionar um item e ascociar a um id para podere chameres outras coisas referentes ao memo.

ddl.selectedindex- date o valor em inteiro do item seleccionado

espero que tenha ajudado

5. skullrazor

obrigado pela ajuda alfinete, pelo que percebi o ddl.selectedvalue é aquilo que me interessa, mas desculpa se estou a ser chato, mas podias explicar melhor como é que eu apartir deste comando consuigo com quem um item da combobox va buscar a informaçao de uma variavel??

cumps

6. alfinete

alfinete Power Member

atenção ddl é o nome da tua combo.

quanto ao ir buscar o valor de uma var não percebi

tu atraves de esse value do item seleccionado podes fazer do tipo uma pesquisa referente a esse valor

7. skullrazor

quando falo na variavel é tipo definir uma variavel e depois fazer com que a combobox va "buscar" a variavel e que execute o que esta defenido na variavel

8. alfinete

alfinete Power Member

do tipo tens um combo que te puxa uma listagem de dados, e queres que ao selecionar um deles , ele te mostre noutra combo os dados referentes a seleccção na 1ª (oumostrar esses dados numa grid), deve ser uma coisa do genero.

dim valor as integer = convert.toint32(ddl.selectedvalue)

atenção o cod acima é vb.net , mas a diferença do 6 caso seja o caso não é muito diferente

isso é facil tens é de fazer um select campo1,campo1 from tabela where id = valor

atenção tens de arranjar codigo para tratar a coneccção a bd e para tratamento da query de seleccção a bd , esta ultima costuma passar em formato string...

espero que tenha ajudado

bom trabalho

tens aqui muitos artigos de vb

http://www.macoratti.net/

9. skullrazor

penso que a parte do selectvalue ja entendi, mas o que nao percebi muito bem foi como fazer o select no campo1... desculpa tar a ser chato, mas podias explicar.me?? É que isto é para um trabalho que tenho de apresentar daqui a duas semanas... Brigadao por toda a ajuda

10. alfinete

alfinete Power Member

11. skullrazor

para te ser sincero, ja corri os topicos todos que falavam de combobox neste site e nao entendi muito bem nenhum deles xD tipo ouve la umas coisas que eu percebi mas que depois a por na pratica nao funcionava :/

12. alfinete

alfinete Power Member

não percebi bem o que queres

tens uma combo que te puxa para la uma listagem de items mostrando apena a descrição dos mesmos e guardando em value o seu respectivo id.

o que queres fazer a seguir : atraves do value do id fazer uma pesquisa numa grid , ou mostrar outra listagem numa outra combo ??????

é que eu não percebi bemo teu problema

13. skullrazor

o que eu quero é atraves da value do id fazer uma pesquisa numa grid (penso eu xD) eu vou explicar mesmo o que quero fazer, quero que ao carregar num item da combobox ele me abra a form7, que ao carregar noutro item me abra a form8, e por ai fora... espero que tenhas percebido... ah e ontem descobri uma coisa mas nao consegui por a dar bem, mas vou colocar aqui na mesma :)

Última edição: 13 de Novembro de 2008
  14. boas.... estou a precisar de uma pequena ajuda no Visual basic... estou a desenvolver um trabalho para PAP(prova de aptidão profissional) e queria saber como é que meto uma form a fechar depois de uns x segundos.. sem eu carregar em nenhum botão??

15. skullrazor

alguem ajuda???

16. alfinete

alfinete Power Member

se queres pesquizar algo ao selcionar uma combo , para por dados numa grid é facil.

tens de ter um select em sql , na grid do tipo
    select campo1,campo2 from tabela where id = combo.selectedvalue

o combo.selectedvalue é a tua tal varivael

tens de ter um dataset a fazer essa pesquiza para por na grid

é mais ou menos isso

17. skullrazor

tipo como a unica coisa que quero é por cada item da combobox a abrir uma form nao pensei que tivesse que usar sql, ate pq nao sei nadinha de sql... nao à nenhuma maneira de fazer isto que pertendo sem usar sql, so mesmo com o vb em si??

18. alfinete

alfinete Power Member

acho queé possivel , mas muito mais manhoso, e não sei como se faz...

19. skullrazor

pois, bem eu acabei de instalar o mysql workbench, epa mas nao sei nadinha disto xD podes.me dar umas ajudinhas para fazer isto? é que o prazo de entrega ta quase a acabar... desculpa la tar a ser chato, se me puderes ajudar adiciona.me no msn, eu mando.te o mail por pm

Partilhar esta Página