Pequenas questoes de um iniciante no linux

_CeReaL_KiLLeR

Power Member
Boas
Acabei de conseguir instalar o ubuntu no meu LG P1 e activar a aceleração 3D na ati x1400 para por o baryl :D

agora surgem-me algumas duvidas de quem nunca trabalhou com linux que sao:

1) Eu criei uma nova sessao para usar o GLX mas nesta sessao o botao de desligar so da para terminar a sessao e nao desligar o PC completamente, pq?

2) qual o melhor media player para divx e mp3? O Vlc nao apresenta todas as linhas das legendas e o shine, a imagem aparece toda estragada, a do proprio leitor, n sei pq... E que codecs instalo? Eu sei que o vlc ja traz mas os outros nao...

3)É possivel aceder a pcs com windows pela rede?

EDIT: mais uma coisa, nao consigo trocar de tema no emerald... escolho outro mas n troca nada...

obrigado por toda a ajuda e esperem mais novidades minhas :s estou mm no inicio...

cumps ;)
 
Última edição:
Boas
2) qual o melhor media player para divx e mp3? O Vlc nao apresenta todas as linhas das legendas e o shine, a imagem aparece toda estragada, a do proprio leitor, n sei pq... E que codecs instalo? Eu sei que o vlc ja traz mas os outros nao...

3)É possivel aceder a pcs com windows pela rede?

2)Podes ir aqui para saberes como instalar os codecs:
http://ubuntuguide.org/wiki/Ubuntu_Edgy#How_to_install_Multimedia_Codecs
Se ainda não te sentires à vontade para mexeres na linha de comandos, vai pelo Synaptic e procura por esses mesmos pacotes, mas tens de ver os repositórios antes. Na mesma parte da página em cima, tens um link a explicar a cena sobre os repositórios.
Depois quanto a media players, podes experimentar o xine ou o mplayer... mas há outros, é uma questão de pesquisares e veres o que mais te agrada.

3)É possível, mas não te poderei responder a essa pergunta pois não sei. Algum outro user daqui saberá melhor como guiar-te.
Espero que ajude em parte.

Cumps
 
obrigado pelas respostas estou a investigar nisso.
mas e o meu problema com o vlc e o xime é normal?

Ja descobri que o meu emerald so troca de tema quando reinicio o pc :S n sei pq...
 
Última edição:
2) qual o melhor media player para divx e mp3? O Vlc nao apresenta todas as linhas das legendas e o shine, a imagem aparece toda estragada, a do proprio leitor, n sei pq... E que codecs instalo? Eu sei que o vlc ja traz mas os outros nao...

Muda o encoding dos subtitles e já deve dar bem. Eu tenho o VLC a bombar com legendas :)

Encontras isso em settings -> preferences -> input / codecs -> Subtitles -> Subtitle text enconding :P
 
ja resolvi quase tudo. so ainda me falta:

1) Eu criei uma nova sessao para usar o GLX mas nesta sessao o botao de desligar so da para terminar a sessao e nao desligar o PC completamente, pq?

E sabem se é possivel por as legendas nos divx nas barras pretas horizontais nalgum prog?

Quanto ao desktop eu instalei o gdesktlets, pus a deskbar mas nao estou mt satisfeito com isto por que queria que os icones aparecessem qd ponho o rato no fundo do ecra e nao ser necessario fechar as janelas todas... há alg maneira?
e quando à barra de tarefas em baixo? posso fecha.la? e que alternativa tenho para nao precisar dela e ficar mais bonito, estilo MAC OSX?

thkz por td
cumps
 
Back
Topo