Pequeno circuito de 6 a 8 Led's

Primax

Power Member
Boas, pretendia fazer uma barra para por no tejadilho do meu carro telecomandado, para servirem de "projectores".

O objectivo era ser algo relativamente leve, para ter capacidade de levar cerca de 6 a 8 leds brancos.

É possível desenharem ou dizerem os componentes necessários para montar o circuito.

Por incrível que o pedido possa ser simples para alguns, não tenho a certeza o que usar, mas tenho á vontade para o montar:p
 
Pois, o sistema será para acoplar no carro telecomandado, por isso a alimentação também terá de ser algo pensado...

Sei lá não queria exceder 4 pilhas AA de 4.5v cada.

3 seria o ideal talvez...
 
Pilhas de AA, de 1.5v cada, para alimentar 6 LEDs de alto brilho... precisavas de algumas pilhas...

Os LEDs de alto brilho que eu possuo, têm uma rated voltage entre 2.8~3.3v, se bem que, com menos voltagem não há percas significativas de intensidade (o que secalhar até fica esteticamente melhor, visto serem "demasiado" brilhantes para um carro telecomandado).

O uso de pilhas, não sei sinceramente que duração iriam ter, mas também gostava de saber.

Recomendava-te o uso de uma pilha de 9v (PP3) (que não é mais do que 6 pilhas AA), ligando em série os LEDs.

Mas 9v/6LEDs vai dar 1.5v a cada... terás de vêr se ficam com uma intensidade razoável ou se terás de reduzir o número de LEDs, ou arranjar uma fonte de alimentação "superior"...
 
Tive a pesar uma pilha dessas e penso que o peso seja aceitável, e por ser mais compacto também.

Agora falas-te numa ligação em série, isto sem qualquer tipo de resistência? Não há problema?

Obrigado desde já pela ajuda.
 
Sim, em série, sem resistências... 9v / 6 LEDs = 1.5v

Os LEDs vão estar em undervoltage.

Mas lá está... terás de vêr se com 1.5v a intensidade não será pouca. ;)
 
O carro é a gasolina, no entanto possui 4 pilhas AA para alimentar os servos, mas é algo a que não deva ligar.

O sistema de iluminação que vou fazer, seria algo para acoplar na "carcaça" do carro.

Já agora qual o preço unitário de um led em Portugal (média claro)?

Já vi aí nuns sites referidos aqui neste fórum, mas estou a ver que compensa mandar vir do ebay.

Estou a falar de led's brancos de alto brilho, e vermelhos normais.
 
Última edição:
leds brancos de alto brilho sao prai 0.60€ e vermelhos normais 0.10€...
liga os leds a uma pilha de 9V
V dos leds vermelhos: 1.2V
9/1.2=7.5~7 LEDs ...se os leds forem para tar pouco tempo ligados da bem, mas se e para tarem algum tempo ligados entao liga com uma resistencia de 220 ou 330 ohms em serie com os leds...

cumps..
 
Sim, em série, sem resistências... 9v / 6 LEDs = 1.5v

Os LEDs vão estar em undervoltage.

Mas lá está... terás de vêr se com 1.5v a intensidade não será pouca. ;)

o LED é um diodo, logo o "Vd" a tensão mínima necessária para que o LED comece a conduzir, ou seja com 1.5V provavelmente não acendes led nenhum. A luminosidade do LED é função da corrente que o atravessa.
 
As ou a resistência tem de ser ligada em série, mas os leds em paralelo para estarem todos sob a mesma tensão.
Cumps
 
http://www.datasheetcatalog.org/datasheets2/52/52920_1.pdf


um led normal ve a amperagem que e necessario e ve se não são os 1.5 volts...
Não estou a conseguir ver o PDF, mas mesmo que assim seja, não será um LED de alto brilho.

O HadHoc tem razão. Eu próprio fui para o laboratório com um LED de alto brilho azul e outro branco, e na PSU regulável constatei que a 1.5v o LED não acende.

Só a partir de ~2.1v é que começa a haver alguma luminosidade.
 
Pode funcionar com 9V, mas também funciona com menos, por exemplo se utilizar led com Vf de 2.0 uma alimentação de 4.0V é suficiente (Vf+queda tensão na resistencia).
Normalmente a ligação em paralelo não é utilizada, um led pode ter um Vf tipico de 2.0V mas na realidade pode ser diferente e ter um Vf menor do que os outros LEDs ligados em paralelo, e isso provoca que passe mais corrente nesse LED e por consequência mais luminosidade, mas também há drivers (circuito integrado) que fornece a mesma corrente a todos os LEDs ligados em paralelo.
 
Back
Topo