1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

pequeno problema irritante e cada vez mais frequente.

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Riky, 24 de Março de 2004. (Respostas: 18; Visualizações: 1307)

1. Riky

Riky Power Member

oi ppl !
    eu estou aki com um problema no meu pc e ainda ñ consegui descubrir o k é k causa isto.
    este problema começou dp de eu ter montado o pc na caixa da chieftec pk eu tinha uma matrix e nunca tive este problema.
    o problema é o seguinte:
    eu algumas vezes quando ligo o pc, ele simplesmente não arranca não aparece nada no monitor, nem faz o bib k costuma fazer quando corre tudo bem no post, dp quando desligo e volto a ligar o pc vai directamente para a bios e diz que o sistema bloqueou devido a settings errados na velocidade do cpu, mas eu tenho o cpu em default sem OC. Eu só consigo pensar e 3 hipoteses para o problema, ou é mesmo do cpu, ou da bios da board (não posso actulizar pk é a ultima versão) ou então é da fonte da chieftec k é o k eu axo k seja mais provavel, pk eu enquanto tive o pc montado na minha antiga caixa k era uma matrix com fonte de 300w nunca tive um unico problema com o pc, só agora com a chieftec é k comecou a fazer isto, e foi logo aí umas semanas dp de a ter e tem começado a ser mais frequente. o k axam k seja mais ou menos pelos sintomas k dei ? Eu estou seriamente a pensar em pedir uma fonte emprestada para saber se é da fonte ou não.

Sorry pelo testamento.
    Obrigado pela ajuda.

2. RavenMaster

RavenMaster Power Member

tenta fazer isso, testa k outra fonte :cool:

tenta p alem disso:
    desmontar, limpar e voltar a montar o cpu outra vez
    os experts k falem, acho k pode ser disso tb

Cumps

3. Riky

Riky Power Member

ainda ha caisa de uma semana aspireio pc por dentro.
    posso tb é desmontar o cpu e voltar montar.
    há e mais uma coisa tenho outro prob k com esse nunca me ralei muito mas tb dever ser mau, algumas vezes quando encerro o pc ao sair do windows aparece uma caixa de dialogo com um erro a a unica coisa k consigo ver é um endereço de memoria do tipo 0x0000 qcoisa e dp o pc encerra logo, tb só faz de vez enquando.
    Postem sobre o 1º problema e este sff.

Obrigado pela ajuda.

4. Nuke

Nuke Power Member

Eu se tivesse possibilidade de arranjar outra fonte só para testar, experimentaria mudar a fonte para excluir pelo menos parcialmente essa hipótese.

Se não tiveres essa hipótese ou com outra fonte o problema persistir, seria muito oportuno, desmontar a motherboard de novo e montar tudo com MUITA CALMA e apenas, MB + 1 RAM + Video (caso não seja integrado) + CPU/cooler. Antes de ligar re-certifica que está tudo mesmo bem ligado e sem nada que possa estar a induzir algum curto-circuito raro. Se tudo estiver OK, instala uma a uma as restantes placas e de cada vez verifica a estabilidade do sistema.

Também com o computador ligado, e usando um multímetro (se souberes minimamente o que tens que fazer e com cuidado), mede as voltagens de pelo menos as tensões de +5 e +12 numa ficha molex livre e comprova que os valores estão dentro do normal. Muito cuidado com o que fazes já que o computador estará ligado :eek: , mas isso é fundamental para obteres uma leitura fiável.

5. Riky

Riky Power Member

tenho k pedir um multimetro emprestado. eu estou em electronica/eletrotecnia axo k ainda n me esqueci de como se utiliza um multimetro, é só meter o positivo nos +5 ou no +12 e por o negativo no fio preto axo k é o preto o neutro. Mas eu não posso ver isso logo na bios ?

6. Nuke

Nuke Power Member

Nem sempre as leituras da bios são fiáveis, mas antes disso eu experimentaria outra fonte e/ou desmontaria e montaria tudo de novo.

7. Riky

Riky Power Member

olha eu cada vez axo mais k é da fonte o mbm dá-me estes valores:

8. Nuke

Nuke Power Member

As tensões de +5 e -12 saem fora da margem de tolerancia definida para fontes ATX. As voltagens negativas muito sinceramente nem sei para que servem, mas a de +5 está bastante abaixo do mínimo aceitável que seria de 4.75 V.

Para fontes ATX a tolerância é de +ou- 5% para todas as tensões menos a de -12 que é de +ou- 10%

Se a fonte é nova e com garantia, eu pediria uma troca imediata. Se já não tiver garantia, verifica se essa fonte permite algum tipo de ajuste das tensões?

9. Riky

Riky Power Member

No mbm dá-me esses valores e na bios da-me valores perfeitamente normais.

Na bios:
    +5 - 4.99V
    +12 - 12.2x V

Não sei qual deles é k está certo mas o mais correcto será ler as tensões com um multimetro ou um voltimetro digital. A fonte é nova tem cerca de 3 meses veio juntamente com a caixa da chieftec k comprei.

Obrigado pela ajuda e fika bem.

10. Riky

Riky Power Member

velores do asus prob e do sandra 2004:

11. RavenMaster

RavenMaster Power Member

continua-me a cheirar a fonte :)

12. Nuke

Nuke Power Member

Com tanta variação, eu iria pela medição com um multimetro.

13. Riky

Riky Power Member

pois tb axo k sim, pk os progs são pouco fiaveis.
    vou mas é pedir um multimetro emprestado e logo se ve.
    obrigado pela ajuda.

14. josmarques

josmarques Power Member

Engraçado... Mal li o teu post acertei a marca da tua board: ASUS

Tenho 1 Asus e tenho esse problema em Intel, 1 amigo meu tb tem esse problema e é AMD

Se ligares as colunas na placa de som onboard ves que ele diz 1 mensagem de erro enquanto nao acende o monitor nem faz nada.... Depois é so desligar e voltar a ligar, ele entra na bios, 1 pessoa sai da bios e ta a funcar.... Nao acontece sempre, mas é costume nas Asus

Abraços

15. Riky

Riky Power Member

Então se isto for mesmo da board a unica solução é update a bios quando estiver disponivel outra bios.
    Quando ele faz isso as vezes tb costumo fazer reset e ele dp arranca logo sem piar.
    Eu tenho a aparelhagem ligada a placa de som onboard, vou começar a ligar a aparelhagem para ver se ele dá alguma mensagem de erro.

Obrigado pela ajuda.
    PS: Apesar de eu tb desconfiar da fonte pk este problema tem-se tornado mais frequente.

16. Riky

Riky Power Member

pronto da fonte ja vi k em principio não é.
    ja medi os valores das linhas de +5V e +12V com um multimetro e está tudo bem.
    na linha de +5V tenho 5.08V e na de +12V tenho 12.38V.

Proximo passo montar e voltar a montar tudo, se continuar posso deduzir que seja mesmo d board e dp a duvida é... Isto tem arranjo ? Vale a pena mandar isto para RMA já k isto não tem mais de 5 meses ?

Cumps.

17. Riky

Riky Power Member

agora me lembro k eu tive um problema semelhante para não dizer igual numa board k tive e k tb era asus (asus a7v). Nesta minha board actual o pc faz esta cena quando o ligo e é só as vezes e na board antiga tb teve os mesmos sintomas mas era quando reeniciava e tb era só as vezes, e dp resolvi o problema com um update da bios.
    vou mas é esperar por uma nova versão da bios para ver como é k isto fica, se ficar bom, ainda bem se não ficar, volto a remontar isto e se ficar na mesma mando isto para rma.

obrigado pela ajuda, fikem bem.

18. josmarques

josmarques Power Member

Pois... a board do meu colega por acaso tb é 1 A7V8X, ele agora com o update da bios diz que nao tem feito.... Sinceramente Asus pra mim, nunca mais.... Venham as Abit:P

19. Riky

Riky Power Member

eu sempre curti de boards asus e mesmo dp de ter problemas com as duas k tive, em principio vou continuar com asus pk sinceramente não há boards perfeitas e existem muito poucas k não precisem de um ou outro update de bios.
    se bem k já começo a axar de mais que não tenham resolvido este problema desde a minha antiga A7V (versão normal não 8x).
    sinto-me tentado em esperimentar ABIT, não simpatiso muito com MSI apesar de já ter montado umas quantas para colegas meus e nunca terem dado problemas.

obrigado pela ajuda e fikem bem.

Partilhar esta Página