pequeno problema irritante e cada vez mais frequente.

Riky

Power Member
oi ppl !
eu estou aki com um problema no meu pc e ainda ñ consegui descubrir o k é k causa isto.
este problema começou dp de eu ter montado o pc na caixa da chieftec pk eu tinha uma matrix e nunca tive este problema.
o problema é o seguinte:
eu algumas vezes quando ligo o pc, ele simplesmente não arranca não aparece nada no monitor, nem faz o bib k costuma fazer quando corre tudo bem no post, dp quando desligo e volto a ligar o pc vai directamente para a bios e diz que o sistema bloqueou devido a settings errados na velocidade do cpu, mas eu tenho o cpu em default sem OC. Eu só consigo pensar e 3 hipoteses para o problema, ou é mesmo do cpu, ou da bios da board (não posso actulizar pk é a ultima versão) ou então é da fonte da chieftec k é o k eu axo k seja mais provavel, pk eu enquanto tive o pc montado na minha antiga caixa k era uma matrix com fonte de 300w nunca tive um unico problema com o pc, só agora com a chieftec é k comecou a fazer isto, e foi logo aí umas semanas dp de a ter e tem começado a ser mais frequente. o k axam k seja mais ou menos pelos sintomas k dei ? Eu estou seriamente a pensar em pedir uma fonte emprestada para saber se é da fonte ou não.

Sorry pelo testamento.
Obrigado pela ajuda.
 
tenta fazer isso, testa k outra fonte :cool:

tenta p alem disso:
desmontar, limpar e voltar a montar o cpu outra vez
os experts k falem, acho k pode ser disso tb

Cumps
 
Originally posted by RavenMaster
tenta fazer isso, testa k outra fonte :cool:

tenta p alem disso:
desmontar, limpar e voltar a montar o cpu outra vez
os experts k falem, acho k pode ser disso tb

Cumps

ainda ha caisa de uma semana aspireio pc por dentro.
posso tb é desmontar o cpu e voltar montar.
há e mais uma coisa tenho outro prob k com esse nunca me ralei muito mas tb dever ser mau, algumas vezes quando encerro o pc ao sair do windows aparece uma caixa de dialogo com um erro a a unica coisa k consigo ver é um endereço de memoria do tipo 0x0000 qcoisa e dp o pc encerra logo, tb só faz de vez enquando.
Postem sobre o 1º problema e este sff.

Obrigado pela ajuda.
 
Eu se tivesse possibilidade de arranjar outra fonte só para testar, experimentaria mudar a fonte para excluir pelo menos parcialmente essa hipótese.

Se não tiveres essa hipótese ou com outra fonte o problema persistir, seria muito oportuno, desmontar a motherboard de novo e montar tudo com MUITA CALMA e apenas, MB + 1 RAM + Video (caso não seja integrado) + CPU/cooler. Antes de ligar re-certifica que está tudo mesmo bem ligado e sem nada que possa estar a induzir algum curto-circuito raro. Se tudo estiver OK, instala uma a uma as restantes placas e de cada vez verifica a estabilidade do sistema.

Também com o computador ligado, e usando um multímetro (se souberes minimamente o que tens que fazer e com cuidado), mede as voltagens de pelo menos as tensões de +5 e +12 numa ficha molex livre e comprova que os valores estão dentro do normal. Muito cuidado com o que fazes já que o computador estará ligado :eek: , mas isso é fundamental para obteres uma leitura fiável.
 
Originally posted by Nuke
Eu se tivesse possibilidade de arranjar outra fonte só para testar, experimentaria mudar a fonte para excluir pelo menos parcialmente essa hipótese.

Se não tiveres essa hipótese ou com outra fonte o problema persistir, seria muito oportuno, desmontar a motherboard de novo e montar tudo com MUITA CALMA e apenas, MB + 1 RAM + Video (caso não seja integrado) + CPU/cooler. Antes de ligar re-certifica que está tudo mesmo bem ligado e sem nada que possa estar a induzir algum curto-circuito raro. Se tudo estiver OK, instala uma a uma as restantes placas e de cada vez verifica a estabilidade do sistema.

Também com o computador ligado, e usando um multímetro (se souberes minimamente o que tens que fazer e com cuidado), mede as voltagens de pelo menos as tensões de +5 e +12 numa ficha molex livre e comprova que os valores estão dentro do normal. Muito cuidado com o que fazes já que o computador estará ligado :eek: , mas isso é fundamental para obteres uma leitura fiável.

tenho k pedir um multimetro emprestado. eu estou em electronica/eletrotecnia axo k ainda n me esqueci de como se utiliza um multimetro, é só meter o positivo nos +5 ou no +12 e por o negativo no fio preto axo k é o preto o neutro. Mas eu não posso ver isso logo na bios ?
 
Nem sempre as leituras da bios são fiáveis, mas antes disso eu experimentaria outra fonte e/ou desmontaria e montaria tudo de novo.
 
Originally posted by Nuke
Nem sempre as leituras da bios são fiáveis, mas antes disso eu experimentaria outra fonte e/ou desmontaria e montaria tudo de novo.

olha eu cada vez axo mais k é da fonte o mbm dá-me estes valores:

valores.JPG
 
As tensões de +5 e -12 saem fora da margem de tolerancia definida para fontes ATX. As voltagens negativas muito sinceramente nem sei para que servem, mas a de +5 está bastante abaixo do mínimo aceitável que seria de 4.75 V.

Para fontes ATX a tolerância é de +ou- 5% para todas as tensões menos a de -12 que é de +ou- 10%

Se a fonte é nova e com garantia, eu pediria uma troca imediata. Se já não tiver garantia, verifica se essa fonte permite algum tipo de ajuste das tensões?
 
Originally posted by Nuke
As tensões de +5 e -12 saem fora da margem de tolerancia definida para fontes ATX. As voltagens negativas muito sinceramente nem sei para que servem, mas a de +5 está bastante abaixo do mínimo aceitável que seria de 4.75 V.

Para fontes ATX a tolerância é de +ou- 5% para todas as tensões menos a de -12 que é de +ou- 10%

Se a fonte é nova e com garantia, eu pediria uma troca imediata. Se já não tiver garantia, verifica se essa fonte permite algum tipo de ajuste das tensões?

No mbm dá-me esses valores e na bios da-me valores perfeitamente normais.

Na bios:
+5 - 4.99V
+12 - 12.2x V

Não sei qual deles é k está certo mas o mais correcto será ler as tensões com um multimetro ou um voltimetro digital. A fonte é nova tem cerca de 3 meses veio juntamente com a caixa da chieftec k comprei.

Obrigado pela ajuda e fika bem.
 
pois tb axo k sim, pk os progs são pouco fiaveis.
vou mas é pedir um multimetro emprestado e logo se ve.
obrigado pela ajuda.
 
Engraçado... Mal li o teu post acertei a marca da tua board: ASUS

Tenho 1 Asus e tenho esse problema em Intel, 1 amigo meu tb tem esse problema e é AMD

Se ligares as colunas na placa de som onboard ves que ele diz 1 mensagem de erro enquanto nao acende o monitor nem faz nada.... Depois é so desligar e voltar a ligar, ele entra na bios, 1 pessoa sai da bios e ta a funcar.... Nao acontece sempre, mas é costume nas Asus

Abraços
 
Originally posted by josmarques
Engraçado... Mal li o teu post acertei a marca da tua board: ASUS

Tenho 1 Asus e tenho esse problema em Intel, 1 amigo meu tb tem esse problema e é AMD

Se ligares as colunas na placa de som onboard ves que ele diz 1 mensagem de erro enquanto nao acende o monitor nem faz nada.... Depois é so desligar e voltar a ligar, ele entra na bios, 1 pessoa sai da bios e ta a funcar.... Nao acontece sempre, mas é costume nas Asus

Abraços

Então se isto for mesmo da board a unica solução é update a bios quando estiver disponivel outra bios.
Quando ele faz isso as vezes tb costumo fazer reset e ele dp arranca logo sem piar.
Eu tenho a aparelhagem ligada a placa de som onboard, vou começar a ligar a aparelhagem para ver se ele dá alguma mensagem de erro.

Obrigado pela ajuda.
PS: Apesar de eu tb desconfiar da fonte pk este problema tem-se tornado mais frequente.
 
pronto da fonte ja vi k em principio não é.
ja medi os valores das linhas de +5V e +12V com um multimetro e está tudo bem.
na linha de +5V tenho 5.08V e na de +12V tenho 12.38V.

Proximo passo montar e voltar a montar tudo, se continuar posso deduzir que seja mesmo d board e dp a duvida é... Isto tem arranjo ? Vale a pena mandar isto para RMA já k isto não tem mais de 5 meses ?

Cumps.
 
agora me lembro k eu tive um problema semelhante para não dizer igual numa board k tive e k tb era asus (asus a7v). Nesta minha board actual o pc faz esta cena quando o ligo e é só as vezes e na board antiga tb teve os mesmos sintomas mas era quando reeniciava e tb era só as vezes, e dp resolvi o problema com um update da bios.
vou mas é esperar por uma nova versão da bios para ver como é k isto fica, se ficar bom, ainda bem se não ficar, volto a remontar isto e se ficar na mesma mando isto para rma.

obrigado pela ajuda, fikem bem.
 
Pois... a board do meu colega por acaso tb é 1 A7V8X, ele agora com o update da bios diz que nao tem feito.... Sinceramente Asus pra mim, nunca mais.... Venham as Abit:P
 
eu sempre curti de boards asus e mesmo dp de ter problemas com as duas k tive, em principio vou continuar com asus pk sinceramente não há boards perfeitas e existem muito poucas k não precisem de um ou outro update de bios.
se bem k já começo a axar de mais que não tenham resolvido este problema desde a minha antiga A7V (versão normal não 8x).
sinto-me tentado em esperimentar ABIT, não simpatiso muito com MSI apesar de já ter montado umas quantas para colegas meus e nunca terem dado problemas.

obrigado pela ajuda e fikem bem.
 
Back
Topo