1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Pequeno Servidor

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por SpeedDragon, 24 de Abril de 2009. (Respostas: 6; Visualizações: 655)

1. SpeedDragon

SpeedDragon Power Member

Actualmente tenho um AMD2000+ com 1GB DDR a fazer de servidor. Como ainda consome bastante este sistema (100~120W) ando a pensar substituir por algo mais poupado e especialmente barato.

Tenho 3 discos para o servidor (todos sata).

Como não vai ter monitor associado, uma grafica integrada é obrigatorio.

Basicamente o meu problema está em selecionar qual a motherboard mais em conta, com 4 portas sata e que seja especialmente fiavel. Em opcional poderá ter gigabit. Se possivel uma motherboard que consuma o menos possivel.

Actualmente tou a pensar no seguinte:

Processador: AMD SEMPRON LE-1250 2.2GHZ SKT AM2 - 30.90 €
    Motherboard: ABIT A-N68SV - 42.90 €
    Memoria: Crucial DDR2 2GB PC2-5300 - 23.50 €
    Placa Gráfica: -
    Disco Rígido: -
    Leitor Discos: -
    Caixa: Caixa 2HiX CROSSOVER - 28.50 €
    Fonte: -
    Extras: PCI Gigabit - 11.00 €

Total 136.80 €

Possivel CPU + Motherboard + RAM no maximo por 120€, mas quanto menos melhor.

2. Jonybat

Jonybat Folding Member

Servidor mas com que utilidade? DC, NAS, FTP, WEB...?

Já consideraste um Atom?

Esse Sempron não é propriamente o mais eficiente, apesar de consumir pouco ainda deve ir para perto dos 40W + uns 20W para o 780G. O Atom são 8W + 30W do 945G. Pode não parecer muito, mas se não necessitares de tanta potência esses poucos W entre eles acabam por fazer diferença.

Se precisares de mais "sumo" eu considerava seriamente o 4450e ou o 4850e, pois são dual core e muito eficientes.

Vê estes dois artigos...
    http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showdoc.aspx?i=3288&p=3
    http://www.tomshardware.com/reviews/Atom-Athlon-Efficient,1997-5.html

Cumps ;)

3. SpeedDragon

SpeedDragon Power Member

O objectivo é gastar o menos possivel, no entanto o Intel Atom perde é muitos campos.

- Motherboard com menos qualidade (e portas Sata).
    - Fica quase ao mesmo preço que o Sempron + Motherboard
    - A nivel de consumo em idle (que vai ser a maior parte do tempo) a diferença é de 3.4 W (e depodera ser menos, pois o objectivo será inicialmente fazer underclock)

Como disse, AMD 4850e está fora de questão para este computador, e um chipset 780G também me parece que sim, a não ser que arranje algum a volta dos 50€.

A principal dúvida está mesmo na motherboard.

4. Jonybat

Jonybat Folding Member

Perde em muitos campos mas se o objectivo é gastar o menos possível e que o sistema consuma o menos possível também eu considerava...Além disso não disseste qual vai ser a funcionalidade do servidor ;)

5. SpeedDragon

SpeedDragon Power Member

Maioritariamente a correr Samba para partilha de ficheiros, mas vai ter na mesma Apache com MySQL/PgSQL, Asterisk, FTP, VMware Server, etc.

Pelo que vi as motherboard da Abit estão baratas, mas penso que a Abit já não fabrica mais motherboard.

6. Jonybat

Jonybat Folding Member

Sim, as Abit são baratas e de boa qualidade, mas como tu disseste, já não fabrica boards portanto RMA não existe (a não ser que haja algum acordo com a loja).

Sobre a utilidade...Isso realmente para um Atom é um bocado demais, mas um Sempron no meio disso também não fica à vontade, principalmente por causa da virtualização...

7. Jota.Ce

Jota.Ce Power Member

SpeedDragon desculpa lá o hijack ao thread mas estou com uma dúvida semelhante :p
    E se o servidor corresse os mesmos serviços, menos VMWare Server, será que o Atom se portava em condições?

Partilhar esta Página