1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Pequeno upgrade: ideias

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por __Miguel_, 26 de Setembro de 2008. (Respostas: 3; Visualizações: 496)

1. __Miguel_

__Miguel_ Power Member

Boas, pessoal.

Cá estou eu novamente. Preciso de uma ajudinha com um upgrade que quero fazer.

Então é o seguinte: no Natal passado recebi um LCD de 37'' FullHD. Obviamente que fiquei babado com ele, e mortinho para jogar lá.

Acontece, porém, que o meu sistema principal não está na mesma cidade do LCD (não que ajudasse, uma X1950Pro não faz milagres acima dos 1280x1024... lol), o que fez com que o LCD ficasse um bocado sub-aproveitado (está só para TV, Net e Media Center não-HD - a board que tenho não aguenta tanto...).

Obviamente, continuo mortinho para poder jogar naquele monstro, e para poder ver video em alta definição, e por isso é que tenho andado a poupar como um tolo.

Neste momento creio que tenho €€ que chegue para um upgrade, e queria passar a ideia que tenho (e limitações) por vocês, para ter a certeza que não faço nenhuma asneira.

Começando pelas limitações, aviso desde já que a minha caixa é uma Asus/Vento TM-210 (uATX), o que limita à partida as boards que posso usar.

Também não quero gastar fortunas na board. A minha melhor board de momento é uma P5B Deluxe, e está altamente sub-aproveitada (nada de OC, nem Crossfire, por exemplo), embora gostasse de ter alguma margem de manobra.

Posto isto, eis a ideia que tive:

- Gigabyte GA-G31M-S2L para a board, que pelo que vi se porta imensamente bem, e posso até "brincar" um bocado com o OC, se me apetecer;

- HD4850 (em princípio da PowerColor, versão PCS+, por causa do cooler ultra-silencioso; tenho dúvidas na escolha da versão: 512MB ou 1GB...);

- E7200 (se puder brincar um bocadinho com ele... :D Sei que vai ser complicado, não creio que haja 1:1 para este strap, o que significa que qualquer OC leve logo a memória para velocidades loucas...);

- 2GB DDR2 800 (Team Elite), por enquanto não dá para 2x2GB;

A board fica terrivelmente barata, mas parece-me uma boa aposta (sobretudo pela BIOS, aquilo mete muita ATX num canto...).

Que acham? Fica equilibrado?

Cumps.

Miguel

2. hugOalexandre

hugOalexandre Power Member

Quanto é que tens para gastar antes de mais nada?

Como é para jogar num LCD de 37'' talvez seja melhor a versão de 1GB da HD4850.
    Não te esqueças que essa board só tem dois slots para as ram. Por isso não vai dar para juntares os 2GB que vais comprar aos 2GB que já tens.

3. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Isso é um limitante gigantesco. Não porque é mau, mas se queres fazer OC, precisas no minimo de uma board do segmento médio para fazer algo de "engraçado".

Que eu saiba ( posso estar errado ) mas qualquer chipset moderno acima de 266 tem 1:1, logo até 400fsb tens memoria de sobra.

Mas se é muito barata, não pode fazer exactamente o mesmo que outras mais caras :D
    Se vais fazer OC, tal como disse em cima da caixa, devias investir numa board média.

4. __Miguel_

__Miguel_ Power Member

+-€400 (por isso é que não me chega o €€ para a memória também, preciso de uma fonte nova... Hmpf, mal se começa a pensar nas coisas a sério, o valor começa a disparar...:()

Btw, em princípio sou capaz de conseguir o E7200 por €100, e a board, se for esta, fica-me por pouco mais de €45 (ridiculamente barata, eu sei...)

Bem, vi hoje um review da 4850 1GB... A única diferença grande foi no Crysis, exactamente a partir do FullHD (inclusivé), de resto é +- igual (mais 1-2 fps para a 1GB). Pelo que tenho visto, a PCS+ 1GB é só €10 mais cara do que a de 512MB, com o mesmo cooler de baixo ruído. Só tem é velocidades um bocadinho mais baixas, não sei até que ponto isso poderá "cortar" na performance...

Sim, eu sei que essa board só tem dois slots. Estou a pensar é mais para a frente trocar para 2x2GB, e migrar os 2x1GB para outra máquina.

O curioso é que, tendo em conta a BIOS da G31M-S2L, esta board parece mais do segmento médio do que de entrada de gama... Não digo que chegue aos 400MHz no FSB (nem quero semelhante coisa), mas a BIOS parece que lhe vai deixar fazer muitas coisas interessantes...

Pois, o problema é exactamente esse. É que o suporte a 1:1 para CPUs abaixo de 333MHz no FSB desapareceu a partir das x3x/x4x... O chipset oficialmente não suporta esses divisores, e a BIOS de referência também não os tem. A velocidade mínima de memória para as boards que saíram depois do P965/G965 é 667MHz, e velocidades mais lentas e/ou divisores de 1:1 para FSB abaixo de 333MHz tem de ser implementado "à unha" pelo fabricante.

Por exemplo, a P5KPL-CM (G31 da Asus) não tem divisores de 1:1 para 800MHz; a G33M-DS2R durante muito tempo não teve 1:1 nem para 1066MHz, e nunca chegou a ter para 800MHz; só a P5K-VM (G33, Asus) é que sei que tem 1:1 para qualquer CPU. Estupidamente, no meio de tanta informação sobre a BIOS, não diz quais são os divisores disponíveis no manual. Só sei que não suporta FSB de 533MHz (normal num chipset da série 3, embora de vez em quando funcionem) nem CPUs de 130W.

Não existem boards "médias" uATX... Só existe gama ultra-baixa (até €35), gama baixa (até €55), e gama alta (€80 e mais). É uma estupidez...

De qualquer forma, estou aberto a sugestões, já perdi a conta às boards que já vi e que descartei por uma ou outra razão... G965 não faz OC; G35/G45 são absurdamente caras; G43 ainda não saíram (ou são da Intel, ou seja, nada de OC), e parecem caras; G33 só há duas decentes (P5K-VM e G33M-DS2R, mas são caras, e a G33M já nem se vende...); o resto é tudo baseado em 945G (que é um perfeito desastre em OC), não tem dual channel (SiS, VIA e NVIDIA); ou então é o G31...

Btw, qual é o tamanho da 4850? É que não tenho mais do que os 24,4cm de comprimento disponíveis na caixa (sem precisar de começar a cortar coisas, entenda-se...).

Cumps.

Miguel

Partilhar esta Página