1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Percloreto de Ferro

Discussão em 'Electrónica' iniciada por DonAC, 28 de Junho de 2008. (Respostas: 25; Visualizações: 10291)

  1. DonAC

    DonAC What is folding?

    Boas,
    vou me aventurar a fazer PCI's e precisava de saber os cuidados a ter com o Percloreto de Ferro utilizado na corrosão, os cuidados são os básicos? (Não inalar, não ingerir, não contactar directamente na pele) Ou é preciso outros cuidados? (Máscaras, luvas, oculos)

    obrigado...
     
  2. Tech_Maniac

    Tech_Maniac What is folding?

    boas...
    cuidados para alem dos básicos!
    não entrar em contacto com a pele! usar luvas!
    e não tocar em qualquer tipo de tecido ou superfície!
    mancha td e não sai!
    deitei umas calças fora a custa disso!

    cumps...
    TecH_ManiaC
     
  3. dj_fifas

    dj_fifas Power Member

    quem me dera ter sido só umas calças....lol


    o Tech_maniac já disse tudo...

    aconselho:
    luvas daquelas de latex que parecem dos doutores :D
    uma bata para proteger a roupa
    e muito cuidado...

    se cair na roupa nunca mais sai....se cair nas maos ficas com elas amarelas durante uns tempos:D


    cumps
     
  4. Mortymore

    Mortymore Power Member

    E se fores casado, não deixes cair lá a aliança... não vá o casamento dissolver-se :P :002:

    Agitar o percloreto ou a placa, e ter o precloreto aquecido, são procedimentos que aceleram o processo. Contudo, e porque a pressa é inimiga da perfeição, faz o trabalho nas calmas. Eu usava um recipientede plástico, tipo tupperware, exclusivo para o efeito porque depois já não serve para mais nada, e com um pedaço de fio unifilar tipo dos telefones, cruzava-o em voltada placa de circuito impresso, da mesma forma que se embrulham os presentes, só que depois em vez de fazer um laço, enrolo as duas pontas de fio de forma a poderem funcionar como pega. Se não estava para perder o meu tempo a agitar a placa, que era normalmente o caso, metia tipo um lápis atravessado no tupperware e nele prendia então essas pontas compridas de fio de forma a que a placa ficasse completamente mergulhada em percloreto de ferro, mas sem naturalmente tocar no fundo.

    Cheguei em tempos a fazer uma engenhoca com um motor de um walkman que tinha avariado, á qual prendia a placa, e depois a engenhoca encarregava-se de agitar a placa, e tinha regulação de velocidade, mas o motor não era grande coisa e acabou por pifar. Contudo o melhor seria mesmo agitar o percloreto de ferro, e para isso há quem use bombas de aquário, das que fazem as bolhinhas que sobem na água.

    Desconfio que o meu palavreado possa não dar a ideia que pretendo transmitir, mas posso ver se tiro uma foto exemplificativa, pois uma imagem vale mais que mil palavras.

    Abraço
     
    Última edição: 28 de Junho de 2008
  5. dj_fifas

    dj_fifas Power Member

    podes sempre fazer como eu....

    diriges-te á loja dos chineses mais proxima e compras um comando pra pc com vibração...depois sacas-lhe os motores e fixas com cola ou assim ao recipiente....depois ligas os motores e eles agitam o percloreto...:D
     
  6. JDizzyking

    JDizzyking Power Member

    tb tive o problema com acido na roupa
    mas um colega meu diz q consegue tirar com a lavagem alguem teve essa sorte?
     
  7. acfryx

    acfryx Power Member

    Não uses Percloreto de Ferro, dá muito trabalho. Eu usava isso até que um dia experimentei usar isto: http://www.instructables.com/id/EFVWDTSLWYEV2Z8QB1/. Fica mais barato, é mais rápido (5min. já é muito), consegues ver o estado da placa sem ter que a tirar da solução e a solução nunca perde qualidade, já que, segundo o que percebi, o cobre corruido "alimenta" a solução. Tem como único inconveniente de precisar de um dia ao ar livre, depois de guardada, para recuperar as propriedades corrusivas.

    Vou aproveitar este tópico para perguntar: como/onde é que eu deito fora o percloreto de ferro que ainda tenho?

    Cumprimentos...
     
  8. DonAC

    DonAC What is folding?

    sim tambem tenho essa duvida onde deitar os restos?
     
  9. Morphine0225

    Morphine0225 Power Member

    Penso que produtos tóxicos/ácidos tenham de ser devidamente depositados num ecocentro.
    Se ligarem para a cãmara municipal deverão saber de certeza responder a isso.

    Cumps,
    Morphine0225
     
  10. JDizzyking

    JDizzyking Power Member

    Ja agora como faço isso?
    uso q quantidades de cada?
    as placas tem de ser especiais?
     
  11. acfryx

    acfryx Power Member

    Se seguires o link tens tudo o que precisas de saber.

    Qualquer placa de cobre serve.

    Cumprimentos...
     
    Última edição: 29 de Junho de 2008
  12. JDizzyking

    JDizzyking Power Member

    pois mas n percebo quase nada de ingles podias m traduzir sff?
    e outra coisa a alguma maneira de tirar o percloreto de ferro das calças?»
     
  13. acfryx

    acfryx Power Member

    Imagino que saibas que estamos numa "era" em que quem não sabe inglês, não se safa, ou safa-se mal...

    Primeiro o que precisas é de: ácido muriático a 31.45% (perigoso >() e de peróxido de Hidrogénio a 3% (típica água oxigenada). O primeiro arranjei numa loja de tintas/drogaria o segundo arranjas em qualquer farmácia.

    A solução consiste em duas partes de peróxido de Hidrogénio e de uma parte de ácido muriático. Atenção: deves deitar primeiro o peróxido de Hidrogénio. A quantidade de cada parte depende daquilo que queres fazer.

    Depois é só deitar a PCI e esperar (observando) que fique pronto. Atenção: não respirar os fumos que saem (não sai quase nada mas é melhor não arriscar).

    Depois de guardada, a solução, é preciso "recupera-la" ao ar livre durante mais ou menos um dia antes de ser utilizada novamente.

    Cumprimentos...
     
  14. JDizzyking

    JDizzyking Power Member

    tipo o meu ingles não é muito bom, mas com o tempo está a melhorar, mas costumas usar esse metodo e nunca tives t problemas? é 100% eficas?
     
  15. Jv.Batista

    Jv.Batista I fold therefore I AM

    uma pergunta de noob

    para que serve isso?
     
  16. Sncrespo

    Sncrespo Power Member

    Tb estive a ler este tópico e fiquei com curiosidade mas ainda n percebi bem de q placas é q estão a falar nem para q servem estes métodos...

    Se alguém puder dar umas luzitas aqui aos noobs (refiro-me principalmente a mim)...

    Cumps...
     
  17. JDizzyking

    JDizzyking Power Member


    procura por placas de circuito impresso na internet que ficas a perceber e malta n pode levar mal pois ninguem sabe tudo...
     
  18. Jv.Batista

    Jv.Batista I fold therefore I AM

    pelo que percebi de um link k tava ai, é pa deixar as placas transparentes?
     
  19. acfryx

    acfryx Power Member

    Sinceramente, usei-o poucas vezes comparando com as vezes que usei percloreto de ferro, mas os resultados que obtive logo das primeira vezes fizeram com que não tivesse dúvidas quanto à fiabilidade do método. Os problemas que tenho estão sempre relacionados com as pistas e nunca com a parte da corrosão.

    Se tens dúvidas experimenta... Quem não arrisca não petisca... :P

    Cumprimentos...
     
  20. Mortymore

    Mortymore Power Member

    Ver: http://pt.wikipedia.org/wiki/Circuito_impresso

    Para perceber minimamente do que se está aqui a falar será conveniente ter uma ideia de como se podem fazer placas de circuito impresso de forma "caseira", e talvez, o que é isso de "placas de circuito impresso".

    Bom.. suponho que aqui todos já devem ter visto as placas onde estão colocados os componentes electrónicos que constituem um circuito. Se ainda não viram, depois de lerem isto, desliguem o PC, peguem numa chave de estrela PH.1 ou PH.2 (se for um portátil... é mais complicado) abram a caixa e espreitem lá para dentro. :002:

    Para se fazer uma placa que há-de ser capaz de receber os componentes necessários á realização de um dado circuito electrónico, parte-se normalmente de uma placa cuja base é feita de um material isolante eléctrico, e que tem uma, ou ambas as faces cobertas na totalidade por uma camada de cobre. Para que se consigam estabelecer as desejadas ligações elec´tricas entre os componentes, será necessário que se "desenhem" pistas que farão a interligação entre os componentes que a placa há-de posteriormente receber. O desenho dessas pistas pode ser feito de diversas formas, umas melhores que outras, tipo desenhar as pistas com caneta de acetato, imprimir o circuito numa folha e transferí-lo para a placa, rasgar sulcos com um berbequim ou similar, enfim... o que importa é que no fim as ligações pretendidas se façam. No caso dos métodos que envolvem o desenho das pistas na placa, depois de feitos, há que levar a placa a banhos numa solução que vai corroer o cobre que não está coberto pelos desenhos. É de uma solução destas que se tem estado a falar, seja o percloreto de ferro, ou a mistura proposta pelo adrian.dmc. Depois de uma banhoca corrosiva, a placa é limpa e como resultado final devemos ter as pistas pretendidas. A placa é então furada nos locais que se destinam a receber os terminais dos componentes, caso seja necessário (trantando-se de componentes de montagem de superfície, os furos são dispensados), e depois os terminais dos componentes são soldados á placa de circuito impresso.
    Há mais pormenores pelo meio, mas espero que na generalidade tenha dado para entender, e com a wikipedia a ajudar.

    Abraço
     
    Última edição: 30 de Junho de 2008

Partilhar esta Página