Perda de dados em atualizaçao do windows 10

rony66

Membro
Hoje 22 de janeiro de 2017 .

No meu portátil há 2 discos , o C e um de 500 gigas onde punha dados...já tinha mais de 200 gigas em dados ( documentos).

Ao atualizar hoje automaticamente o Windows 10, este disco de 500 gigas desapareceu e nem sequer aparece no pc....esta como se fosse um disco novo que não escolhido ainda o tipo de leitura.

Removi o disco do pc ( pois poderia ser problema do pc ) , pus em um adaptador de discos usb, liguei em outro pc e esta assim mesmo : não há nem sequer forma de leitura do disco. Será que há como recuperar algo?

Apesar de as atualizações estarem em manual , as atualizações sempre fazem-se automaticamente. Por isso obviamente não fiz backup.

Qual a responsabilidade da Microsoft nesta perda de dados?
 
Com os discos rígidos,pens e cloud,não há razão nenhuma para não fazer backups.

Para ter noção eu tenho os meus dados importantes espalhados por 3 discos rígidos que não estão ligados a nenhum computador(para evitar ramsonware) e estão também no Google drive,dropbox.
 
Eu bem gostaria que não houvesse correlação com a atualização, mas eu estava a trabalhar , o pc pediu para reiniciar , depois reiniciou varias vezes e quando fui novamente trabalhar no pc , fui buscar documentos para continuar a trabalhar , estes já não os encontrei, pois estavam no hd de 500 gigas , que era o segundo disco do meu pc. No explorador do Windows simplesmente não aparece, na gestão de discos aparece porem não se vê nem sequer o tipo de leitura (ntfs por ex).
A Microsoft respondeu : " antes de qualquer atualização drástica no sistema, seja feito o backup de seus arquivos. A Microsoft não se responsabiliza por esta perda de arquivos durante possíveis problemas de atualização"......O que se entende por atualização drástica? O pc reiniciou como em qualquer reinicio em atualizações.
E sugeriu que eu procure um programa ( ou uma empresa, ate indicaram o nome da empresa ) para recuperar meus dados perdidos....Acho que não leram bem : o disco esta como se fosse um hd novo , sem tipo de leitura, ou seja , não há nada , se eu atribuir NTFS , logicamente não poderei recuperar nada pois o disco esta começando do zero.
A atualização me parece que é esta: 10 de janeiro de 2017 — KB3213986 (Compilação 14393.693 do SO)
recordo também que esta atualização desinstalou o ccleaner de meu pc também.
Estou realmente decepcionado com a Microsoft e com o Windows 10. No Windows 7 e XP, há como selecionar o que se quer atualizar.
 
Última edição:
Eu bem gostaria que não houvesse correlação com a atualização, mas eu estava a trabalhar , o pc pediu para reiniciar , depois reiniciou varias vezes e quando fui novamente trabalhar no pc , fui buscar documentos para continuar a trabalhar , estes já não os encontrei, pois estavam no hd de 500 gigas , que era o segundo disco do meu pc. No explorador do Windows simplesmente não aparece, na gestão de discos aparece porem não se vê nem sequer o tipo de leitura (ntfs por ex).
A Microsoft respondeu : " antes de qualquer atualização drástica no sistema, seja feito o backup de seus arquivos. A Microsoft não se responsabiliza por esta perda de arquivos durante possíveis problemas de atualização"......O que se entende por atualização drástica? O pc reiniciou como em qualquer reinicio em atualizações.
E sugeriu que eu procure um programa ( ou uma empresa, ate indicaram o nome da empresa ) para recuperar meus dados perdidos....Acho que não leram bem : o disco esta como se fosse um hd novo , sem tipo de leitura, ou seja , não há nada , se eu atribuir NTFS , logicamente não poderei recuperar nada pois o disco esta começando do zero.
A atualização me parece que é esta: 10 de janeiro de 2017 — KB3213986 (Compilação 14393.693 do SO)
Estou realmente decepcionado com a Microsoft e com o Windows 10. No Windows 7 e XP, há como selecionar o que se quer atualizar

Eu também fiz essa actualização em dois computadores e não aconteceu nada, porém sou suspeito porque sou paranoico com os backups.

Que a Microsoft não se responsabiliza já se calculava, até que de certeza que isso vem salvaguardado no EULA da Microsoft(que é uma espécie de contrato que o utilizador aceita ao utilizar os produtos da Microsoft).

Experimente utilizar o seguinte programa:

https://www.piriform.com/recuva

 
(...)
recordo também que esta atualização desinstalou o ccleaner de meu pc também.
(...)

Continuem a usar essa aplicação!

Trabalho com dezenas de máquinas, tenho um tópico neste fórum sobre windows 10 (remoções, personalizações, aplicações recomendadas, etc) e não aconselho o uso desse software que, ao que parece, já fez milhares de reféns!

Neste caso deve ser usada uma ferramenta para recuperação de partições e não de ficheiros.
 
Continuem a usar essa aplicação!

Trabalho com dezenas de máquinas, tenho um tópico neste fórum sobre windows 10 (remoções, personalizações, aplicações recomendadas, etc) e não aconselho o uso desse software que, ao que parece, já fez milhares de reféns!

Neste caso deve ser usada uma ferramenta para recuperação de partições e não de ficheiros.

Uso o Ccleaner há anos,desde o Windows xp,vista,7,8,8.1 e agora o Windows 10 e nunca tive problemas de natureza nenhuma...

E a actualização ter desinstalado o ccleaner acho extremamente estranho,porque eu também tenho aqui dois pc´s com o ccleaner a essa actualização não desinstalou coisa nenhuma.

Resta saber se esses pc´s estão livres de vírus,muitas vezes as pessoas gostam de usar programas tais como iobits e antivírus fraquinhos como avast,avg e estes sim podem provocar problemas graves.

De qualquer das formas a máxima em informática é : Backups.
 
Eu também fiz essa actualização em dois computadores e não aconteceu nada, porém sou suspeito porque sou paranoico com os backups.

Que a Microsoft não se responsabiliza já se calculava, até que de certeza que isso vem salvaguardado no EULA da Microsoft(que é uma espécie de contrato que o utilizador aceita ao utilizar os produtos da Microsoft).

Experimente utilizar o seguinte programa:

https://www.piriform.com/recuva



Como vou recuperaar arquivos se nem modo de escrita há no hd?
 
Será que os ficheiros não estão ocultos?

Vai ao painel de controlo->opções de pastas e pesquisa por ficheiros ocultos.
O HD não aparece no PC, este é o problema....
E para quem ainda tem duvida se foi da atualização do Windows 10 ou putra coisa , acrescento :
- eu deixei a pasta de emails ( local de armazenamento das mensagens ) do Windows live mail no segundo disco deste pc.
Esta pasta apos a atualização passou a estar no disco principal C......Se fosse um vírus , acho que o vírus não teria o trabalho de transferir a pasta de arquivos de um disco a outro, não é?
 
Então experimente mais outra coisa:

Em cima do símbolo do Windows que está localizado no canto inferior esquerdo,carregue lá com o botão do rato direito e clique na opção:

-Gestão de discos;

A seguir insira aqui no tópico um printscreen para ver o que lá aparece,sff.
 
Olá rony , olha tenta ligar o disco num sistema linux a ver se por acaso te detecta algo se o fizer copia o interessante e formata-o lá primeiro para reiserfs se der e depois mete em fat e volta a colocar a uso nos windows.

Com o caine podes recuperar os dados ou parte mas tem de ser feito em lugar preparado para o efeito que normalmente em casa não temos.

Depois tens programas bons como o TestDisk http://www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk_PT
http://www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk_Paso_A_Paso
 
Então experimente mais outra coisa:

Em cima do símbolo do Windows que está localizado no canto inferior esquerdo,carregue lá com o botão do rato direito e clique na opção:

-Gestão de discos;

A seguir insira aqui no tópico um printscreen para ver o que lá aparece,sff.

Fiz isso , o disco aparece no pc porem como "não atribuído", não sei o que é isso. Deve ser por isso que não aparece no explorador.
O pc é um asus t200. E o pc fica no ecran como um tablet e o hd secundario fica sob o teclado, há como remove-lo. Abri a tampinha removi o hd, e verifiquei o que havia no hd . Não há nada mesmo. Fui a uma loja , pedi auxilio e disseram que não há nada, está como formatado.
Pelo que pesquisei na net , há muita gente com este problema.
O que a Microsoft respondeu foi:
" Sempre aconselhamos aos usuários que, antes de qualquer atualização drástica no sistema, seja feito o backup de seus arquivos. A Microsoft não se responsabiliza por esta perda de arquivos durante possíveis problemas de atualização. O que ocorre quando excluímos um arquivo definitivamente do computador, é a liberação física no disco rígido, deste espaço, permitindo que ocorra gravação neste local novamente. Ou seja, o arquivo não é literalmente apagado, mas fica inacessível e pronto para ser sobrescrito.

Existem duas alternativas que conheço, que pode tentar neste caso. Se efetuar uma pesquisa em sites de busca como bing, google ou outro, usando como chave de busca, "recuperação de dados", aparecerão diversos programas, que conseguem fazer uma varredura em disco rígido, encontrar e recuperar estes dados, muitos destes programas, são inclusive, gratuitos. Detalhe é que, quando qualquer programa é instalado, ou arquivo copiado para seu disco rígido, é possível que a área liberada com a exclusão do arquivo que está tentando recuperar, seja sobrescrita, dificultando e/ou impossibilitando a recuperação.

Outra possibilidade, e mais recomendável, dependendo da importância de seus dados, é contatar uma empresa especializada em recuperação de dados, como por exemplo, a SOS-HD,
. Você encontra mais empresas do ramo, utilizando a mesma chave de pesquisa sugerida anteriormente.


Espero que estas informações lhe sejam úteis.


Abraços e até breve!
"

Muito obrigado a todos , só não poderei agradecer aos criadores do Windows 10 que alem de nao entenderem o que expliquei , (pois afirmei como aparecia meu hd como nao atribuído) e também esqueceram de avisar o que é "atualização drástica" . Ou simplesmente quando aparece ao clicar no botao inferior direito somente : "atualizar e desligar " ; acrescentar-se : " faça back-up, atualize e encerre seu pc ".
 
Última edição:
Então faça o seguinte:

Vá ao tal gestor de discos,depois na zona onde esse suposto disco aparece com não atribuído carregue com o botão do rato direito tal e qual como aparece nesse vídeo(mas não selecione a opção de formatar)


Agora se o disco voltar a aparecer,tente correr o programa que eu referi em #5

Pode ser que assim tenha sido uma formatação de baixo nível e consiga recuperar alguma coisa.
 
Então faça o seguinte:

Vá ao tal gestor de discos,depois na zona onde esse suposto disco aparece com não atribuído carregue com o botão do rato direito tal e qual como aparece nesse vídeo(mas não selecione a opção de formatar)


Agora se o disco voltar a aparecer,tente correr o programa que eu referi em #5

Pode ser que assim tenha sido uma formatação de baixo nível e consiga recuperar alguma coisa.

Ola de novo,
Como comentei , já desisti de recuperar os dados.....busquei auxilio em uma loja de informática que confirmou a má noticia.
Há ...lembrei-me de mais uma coisa.
Como eu disse, esta atualização desinstalou o Atube e o ccleaner.
Fui reinstalar o ccleaner e ao tentar faze-lo funcionar aparece-me a informação de que o ccleaner não funciona nesta versão do Windows!
Há algum programa que substitui o ccleaner?
 
Ola de novo,
Como comentei , já desisti de recuperar os dados.....busquei auxilio em uma loja de informática que confirmou a má noticia.
Há ...lembrei-me de mais uma coisa.
Como eu disse, esta atualização desinstalou o Atube e o ccleaner.
Fui reinstalar o ccleaner e ao tentar faze-lo funcionar aparece-me a informação de que o ccleaner não funciona nesta versão do Windows!
Há algum programa que substitui o ccleaner?

Grande loja de informatica, não conseguem recuperar partições?

Tens por exemplo o Glary Utilities na versão grátis e paga.
 
Quanto a partições, tenho aqui um disco onde apaguei 2 partições, uma FAT32 e outra em NTFS, resultado todo o disco ficou assim:

raaDNI2.png


De seguida instalei o EaseUS Partition recovery (gratuito) e fiz um scan ao disco

TrRSzDw.png


A aplicação encontrou as partições que apaguei, o proximo passo seria recuperar.

ve9flVB.png
9Q3v8sH.png


No entanto pareceu-me que este não foi o real propósito do tópico!
 
Última edição:
Grande loja de informatica, não conseguem recuperar partições?

Tens por exemplo o Glary Utilities na versão grátis e paga.

Usei o EaseUS Partition recovery , ficou rodando quase o domingo todo e só apareceu uns poucos arquivos que pus para recuperar ,mas não se abrem...ou seja , não da para recuperar mesmo, foi mesmo apagado de uma forma muito estranha .........
Paciencia , pelo aprendi que devo fazer backups de tudo e talvez backup do backup....e também não acreditar ou confiar em "marcas " , pois há uma midia imensa a ajuda-los.
 
Back
Topo