Perda de dados no fórum (downtime 5 de abril 2022)

shello

%erador
Staff
Tal como explicado no título, tivemos um problema na infrastrutura da ZWAME que se manifestou durante todo o dia de Terça-feira (5 de Abril) e que resultou numa perda de dados que corresponde a todas as mudanças no fórum feitas a partir das 14:53 (hora de Lisboa), incluindo novas mensagens, tópicos, registos, edições, etc.

Apesar do trabalho longo que tivemos desde as 9:50 de ontem até este momento, foi-nos impossível recuperar os dados referentes à tarde desta Terça-feira.
Lamentamos ter de dar estas más notícias, especialmente poucos dias depois do fórum celebrar 20 anos.

Pedimos por este motivo a vossa compreensão pelo sucedido, garantindo que continuamos a trabalhar para que esta situação não se repita no futuro.
 
Última edição:
Eu a pensar que a moderação me tinha apagado posts. 😅 Tinha feito uma post extensivo no topico do zen3 que nao encontro.
Dito isto, o fórum estar de volta é bem mais importante que qualquer post.

Ainda bem que estão de volta e obrigado pelo trabalho de todos para manter a comunidade com a porta aberta.
 
Em 2022 o hardware ainda continua a falhar. Nós temos redundância mas não a que queríamos ter. Estamos a trabalhar nisso mas aquilo que parecem pequenos passos só à custa de muitos €.
Tínhamos programado fazer uma intervenção dia 2 quando nos lembramos que coincidia com o aniversário do fórum. Devíamos ter feito. É para aprendermos.

Pedimos desculpa a todos pelo incidente.
 
Com os recursos que consumimos iamos durar um mês na cloud. Estamos muito satisfeitos como estamos com a ajuda que temos. Pode ser visto no rodapé do fórum.
Mas obrigado @the_killer.
 
Em 2022 o hardware ainda continua a falhar. Nós temos redundância mas não a que queríamos ter. Estamos a trabalhar nisso mas aquilo que parecem pequenos passos só à custa de muitos €.
Tínhamos programado fazer uma intervenção dia 2 quando nos lembramos que coincidia com o aniversário do fórum. Devíamos ter feito. É para aprendermos.

Pedimos desculpa a todos pelo incidente.
Porque não criar um programa de estatuto "VIP" que identificasse quem desse donativos que ajudassem a sustentar o forum? Aposto que muita gente não se importava de doar, e sempre era uma ajuda para esses custos de hardware e manutenção.
 
@vTuga já discutimos isso muitas vezes internamente e externamente e 20 anos depois acredito que muitos membros já percebem muito bem isto. Mas algumas pessoas poderiam achar que por serem VIP tinham privilégios.
A ZWAME é o que é pelos membros que tem. Mas também porque é independente. No dia em que alguém faz uma doação e depois é incorreto com alguém e leva uma infração e fica "ofendido", ou "pede" a doação de volta algo estaria mal.

Esse tem sido o único motivo para não se avançar. Porque depois de se avançar já não há volta atrás. Sinceramente o staff necessitava de algum descanso e de conseguir fazer melhor as coisas e com mais calma. Mas trocar isso por incerteza é complicado. Ajudem-nos usando o Comparador ZWAME e quando fazem as Vossas compras na Amazon via Tropical Price. É o que podemos pedir. E custa-nos pedir acredita. Porque não acreditamos em subsídios e ajudinhas. Mas a ajuda que as pessoas aqui obtêm é grande. Poupam aqui muito tempo e dinheiro. Ganham conhecimento. E levam 20 anos a fazê-lo. Vê o suporte que todos os dias - só para dar um exemplo aleatório - as operadoras têm aqui gratuitamente e não me lembro da última vês que alguma fez publicidade e algumas nunca fizeram um cêntimo de publicidade. Pelo menos, que mandassem um mail a dizer obrigado. Mas acredita que já mandaram outras coisas desagradáveis, ou foram apanhadas a fazer coisas menos corretas e fiquemos por aqui.

Na parte prática das doações também teríamos que faturar, pagar IVA. A lei portuguesa não está feita para casos como o nosso.
Refazer a infraestrutura está nos planos mas não é urgente e são equipamentos caros. Para já vamos trocar uma dúzia de SSDs mas esses já estão tratados. Tinha sido uns dias e não estávamos a ter esta conversa. Por outro lado também aprendemos e todos percebemos que o fórum não é um dado adquirido.
 
Obrigado pelo vosso esforço e dedicação à causa tecnológica!
Nada se perde, tudo se transforma 😉 para a frente é que é caminho!
 
Shit happens! O fórum é grátis e certamente que não há milagres a nível financeiro… por isso obrigado pelo esforço e continuação de bom trabalho.
 
O vosso esforço é realmente de louvar. São 20 anos de muito tempo dedicado para continuar com o fórum.
Falando por mim, e seguramente por outros users, gostaríamos de ajudar de uma maneira ou de outra para tornar mais 'fácil´ continuar o projeto nos moldes em que todos gostamos.
@Metro porque não voltar com a ideia das t-shirts ou similar para ter algum retorno financeiro, nem que seja residual? Acho que seria sempre bem aceite e realizar um encaixe financeiro mais fácil de gerir.
Abraço e obrigado pelo vosso trabalho para nós!
 
@439mfh o custo de fazer poucas t-shirts a logística e o envio é complicado. E se fores ao tópico ver ainda tivemos algum feedback negativo por "pedirmos dinheiro pelas t-shirts".
Não queremos pedir nada aos users. Atualmente podem não ativar o adblocker, usar o Comparador ZWAME e o Tropical Price. Tudo podia ser melhor e ter mais funcionalidades, mas é um trabalho em progresso que demora. Mas todos os dias cresce mais um pouco.

Não desistimos durante 20 anos pois não? O nível de energia ainda está a um nível considerável.

Obrigado a todos pelo incentivo e apoio.
 
O meu agradecimento pelo trabalho desenvolvido durante estes 20 anos de atividade.
Este é definitivamente o fórum mais valorizado na área em Portugal. Já o recomendei a várias pessoas.
É uma verdadeira comunidade que interage de forma colaborativa com o intuito de ajudar e partilhar conhecimento tecnológico. Os meus parabéns pelos 20 anos de existência ao fórum, à equipa que o mantém ativo e a todos os participantes que generosamente colaboram partilhando conhecimento.
Obrigado a todos.
 
Back
Topo