Problema Perda de performance com actualização de placa gráfica

Sandro_16

Power Member
Boas a todos, recentemente adquiri uma HD6870 e notei alguma quebra de performance face à HD4850 que substitui.

O meu sistema é:

Q6600 @ 3.0 with Zalman CNPS9700
Asus P5Q-E
HD6870 1Gb
Team Xtreem 4Gb DDR2 1066Mhz
Corsair TX650v2

As temperaturas do equipamento estão normais, porém noto em alguns jogos uma certa quebra de fps que não notava com a minha HD4850.

Já eliminei o factor de serem drivers antigas a causarem conflito porque não foi esse o caso.

Jogo num monitor de 23 polegadas, sempre a resoluções de 1920x1080.

Alguma razão extra para isto estar a acontecer?

Cumprimentos,
Sandro_16
 
Vê como estão os clock da gráfica quando estás a jogar, mesmo as definições do Catalyst poderá estar com mais "qualidade" do que desempenho.
 
Os clocks estão de acordo com os specs da placa, entretanto testei com o FurMark e não apresentou instabilidade.

Vou experimentar colocar tudo em performance então :)
 
quais os jogos que experimentaste?

é que existem jogos que suportam tanto DX11 como DX10...ou seja com a tua antiga placa fazem uso do DX10, que é a versao mais alta do DX suportado pela placa, enquanto que com a 6850 utilizam o DX11 que é a versao mais recente que apesar de permitir melhor qualidade grafica também é mais exigente acabando por em certos casos ter menos performance na tua placa mais recente apesar de esta ser mais poderosa...

procura nos jogos se tens a opção para usar o DX10 ou 9 ao invés do DX11 e ve se deste modo ja o desempenho fica superior...
 
quais os jogos que experimentaste?

é que existem jogos que suportam tanto DX11 como DX10...ou seja com a tua antiga placa fazem uso do DX10, que é a versao mais alta do DX suportado pela placa, enquanto que com a 6850 utilizam o DX11 que é a versao mais recente que apesar de permitir melhor qualidade grafica também é mais exigente acabando por em certos casos ter menos performance na tua placa mais recente apesar de esta ser mais poderosa...

procura nos jogos se tens a opção para usar o DX10 ou 9 ao invés do DX11 e ve se deste modo ja o desempenho fica superior...

Os jogos em causa são:

Fallout New Vegas;
DiRT Showdown;
CS.Source (só neste é que encontro qual o DX que usar mas está bloqueada. No entando dá para aceder penso eu via .cfg)
Live for Speed.

Edit 1 - Liguei uma opção chamada Triple Buffering e notei logo uma melhoria substancial em qualquer jogo. Pelo que percebi isto funciona com openGL (?) e era suposto estar on/off?
 
Última edição:
Como te disse por PM ás vezes é normal haver quedas de FPS, então no Borderlands 2 meu deus....nem com uma 660 consegues jogar a 60 estáveis, má optimização dos jogos por vezes dá nisto.
Testa a gráfica por 15 minutos com o FurMark e vê se tens fps estáveis, se sim estão está tudo bem.
 
Como te disse por PM ás vezes é normal haver quedas de FPS, então no Borderlands 2 meu deus....nem com uma 660 consegues jogar a 60 estáveis, má optimização dos jogos por vezes dá nisto.
Testa a gráfica por 15 minutos com o FurMark e vê se tens fps estáveis, se sim estão está tudo bem.

Tens PM.

Eu testei no FurMark e não tive qualquer problema, ainda esteve bastante tempo. Até trouxe um programa "old school" o ATi Tool para testar :P

Como disse na minha resposta acima, ao ligar esta opção, os fps subitamente apareceram.. Não consigo explicar seja como for :)
 
o triple buffering normalmente tem maior impacto quando se tem o vsync activado...se for esse o teu caso podes experimentar em desligar o vsync nesses jogos e ver se obtens um ulterior aumento de desempenho... o triple buffering ajuda porque utiliza a memoria livre da tua placa para processar 3 imagens com antecedencia, ao invés das duas de quando se encontra desactivado... o unico senão é que se estiveres a jogar um jogo que use bastante RAM da grafica o triple buffering acaba por prejudicar o desempenho, pois gasta bastante memoria...

normalmente é util se tens ou o vsync ligado o qual limita a taxa de frames maxima a taxa de refrescamento do monitor, normalmente 60Hz ou se tens um cpu muito mais fraco que o teu gpu...

no 1º cenario visto a placa ter poder para debitar mais fps que aqueles necessarios para ter as imagens sincronizadas com o monitor, ou seja 60fps se o monitor for de 60hz, aproveita o tempo de processamento livre para processar ja as imagens seguintes de forma a evitar quebras de fps...

no 2º cenario, que pode muito bem estar-te a acontecer a ti, visto o teu cpu ser ja um pouco antigo quando comparado com a grafica, é a placa aproveitar o tempo que está a espera do cpu para processar ja as imagens seguintes, evitando também neste caso drops de frames acentuados...
 
o triple buffering normalmente tem maior impacto quando se tem o vsync activado...se for esse o teu caso podes experimentar em desligar o vsync nesses jogos e ver se obtens um ulterior aumento de desempenho... o triple buffering ajuda porque utiliza a memoria livre da tua placa para processar 3 imagens com antecedencia, ao invés das duas de quando se encontra desactivado... o unico senão é que se estiveres a jogar um jogo que use bastante RAM da grafica o triple buffering acaba por prejudicar o desempenho, pois gasta bastante memoria...

normalmente é util se tens ou o vsync ligado o qual limita a taxa de frames maxima a taxa de refrescamento do monitor, normalmente 60Hz ou se tens um cpu muito mais fraco que o teu gpu...

no 1º cenario visto a placa ter poder para debitar mais fps que aqueles necessarios para ter as imagens sincronizadas com o monitor, ou seja 60fps se o monitor for de 60hz, aproveita o tempo de processamento livre para processar ja as imagens seguintes de forma a evitar quebras de fps...

no 2º cenario, que pode muito bem estar-te a acontecer a ti, visto o teu cpu ser ja um pouco antigo quando comparado com a grafica, é a placa aproveitar o tempo que está a espera do cpu para processar ja as imagens seguintes, evitando também neste caso drops de frames acentuados...

Obrigado pela resposta sobre o Triple Buffering, fiquei esclarecido :)

O meu monitor tem até 75hz de refresh rate.

Por opiniões que li na net em outros fóruns, dizem que o Q6600 com este overclock poderá ser suficiente.. No entanto, o que vou experimentar futuramente é aumentar esse valor e ver se realmente vale "o esforço".

Neste caso, dos últimos quads que saíram para 775, um Q9450 ou Q9650 aguentaria-se bem com esta placa, sendo um processador não tão antigo quanto ao meu?
 
o Q9450 nao vale a pena de certeza...quanto ao q9650, partindo do principio que o conseguirias Overclockar a 3,8 ou 4GHz...ja eras capaz de notar alguma diferença, contudo a nao ser que o consigas comprar a um preço bastante acessivel nao recomendo....porque os ganho também nao iam ser do outro mundo...tipo deveriam rondar un 10fps na maioria dos jogos que mencionaste...
 
Obrigado pelas respostas, realmente entendo que os ganhos poderiam não ser muito significativos.

Talvez apostar num novo sistema mas mantendo a gráfica, o que me aconselhariam a adquirir?

O melhor a fazer será colocar um tópico na secção de configurações.

A actual fonte que tenho é uma Corsair TX650v2
 
Última edição:
dependendo do teu orçamento um i5 serie K quer fosse um SB ou um IB seria o ideal e ja te dava para nao ficares limitado pelo cpu para uns bons anos... ontudo o melhor é mesmo abrires um topico na area de upgrades e indiques o teu orçamento para o pessoal te poder ajudar.

Essa fonte da a vontade para qualquer upgrade que queiras fazer nos proximos anos desde que seja single GPU, ate porque tanto os GPUs como os CPUs tendem a consumir cada vez menos!
 
Q6600 a 3.0GHZ duvido muito que haja qualquer bottleneck...mesmo assim se ele puder conseguir mais o clock do Q6600 melhor.

Claro que um SB ou Ivy é outra liga e será melhor, mas custa-me a crer que o Q6600 não tome conta do recado com a HD 6870.
 
Back
Topo