Problema Perdi 2 fontes e 2 mobos em um ano, ajuda!!!!

wsarahan

Membro
Galera boa noiteEm 1 ano já perdi 2 Rampage III extreme e 2 fontes de 1000 watts, sempre pelo mesmo motivo, um belo dia o pc desliga, abo tiro o cabo de 24 pinos da fonte ligado na placa mãe e a surpresa, pinos derretidos tanto na mobo quanto na psuUso overclock sim, mas não sei se é esse o motivo, meu setup é um i7 [email protected] e um SLI de GTX 580Aqui em casa se liga 2 chuveiros junto cai a cada inteiraNão sei mais o que fazer, estou perdendo muito dinheiro, já troquei as peças, mas estou com receio de ligar tudo denovoEstava pensando em puxar uma tomada direto do relógio, independente, com disjuntor tbm independente direto pro pc, com uma bitola de 2,5, isso resolveria? Aceito sugestões E não uso nenhum tipo de no break ou estabilizador ou filtro, sempre foi direto na tomadaAgradeço qualquer ajuda, não sei mais o que fazer, acho que é a energia, mas não tenho mais certeza de nada
 
Tens de ter calma. Em primeiro lugar isso é problema da tua electricidade, estás com picos de corrente e vai abaixo, julgo eu. Isso danifica o hardware, não sempre, mas por vezes sim. Eu não arriscaria a ligar o PC se estás nessas condições, tenta rectificar a situação primeiro.

Seja como for, de que marca eram as fontes?

Cumps
 
Tens de ter calma. Em primeiro lugar isso é problema da tua electricidade, estás com picos de corrente e vai abaixo, julgo eu. Isso danifica o hardware, não sempre, mas por vezes sim. Eu não arriscaria a ligar o PC se estás nessas condições, tenta rectificar a situação primeiro.Seja como for, de que marca eram as fontes?Cumps
Uma Corsair TX 1000 e uma CoolerMaster SilentGold 1000w. A Corsair era bronze e a Cooler era gold
 
Corsair TX ou HX? Se for HX é das piores fontes de 1000w que existem, porque na realidade são 2 de 500w.

Agora a segunda fonte já tem uma grande qualidade. Tens de ver isso da electricidade, por melhor hardware que metas estás sujeito.
 
a maneira mais facil de resolveres isso é comprares uma UPS, deste modo ficas a salvo caso falte a corrente e ao mesmo tempo os picos de corrente sao filtrados pela mesma, evitando problemas como os k te tem acontecido!
 
Usas a ligação á terra na canalização?
Eu começava por ai fazia uma ligação á terra com um varão de cobre apropriado e enterrado no quintal ou um pouco afastado da casa.
Depois tentava falar com a companhia da electricidade sobre esses picos, se a culpa fôr desses picos é da responsabilidade deles e tens direito a que te indmnizem ou reponham esses aparelhos danificados na europa é assim.
Caso não reparem esses picos de tensão, podes arranjar umas tomadas com protecção ou uma UPS, que salvaguardará os aparelhos informáticos a ela ligados.
 
o problema das companhias de eletricidade é que se nao houver mais umas quantas pessoas na zona a queixarem-se do mesmo, dificilmente se consegue provar que é culpa da rede eletrica, logo as companhias livram-se da responsabilidade de fazer algo ou de indeminizar a pessoas em questão... podes tentar...mas duvido que tenha resultados, a nao ser que haja ai mais pessoas que se queixem que no mesmo dia lhes tenha acontecido o mesmo...pelo menos em portugal pelas situações que tenho conhecimento, so em casos deste genero em que varias habitações tiveram o problema no mesmo momento é que as pessoas conseguiram qualquer tipo de indeminização...

de outra forma começam logo a descarcar as culpas ou no facto de o parelho que avariou estar defeituoso ou na instalação eletrica da tua habitação!

ja experimentaste em mandar a PSU e a MB para RMA? mais sucesso ias ter no RMA das mesmas do que em alguma indeminização da companhia de eletricidade... o meu irmao ja queimou duas PSU Corsair devido a picos de corrente e sempre conseguiu RMA.... board talvez seja mais dificil...mas no caso da PSU és capaz de te safar....
 
... um belo dia o pc desliga, abo tiro o cabo de 24 pinos da fonte ligado na placa mãe e a surpresa, pinos derretidos tanto na mobo quanto na psu...

Se acontece isto, o problema não é da rede eléctrica mas sim de um mau projecto do fabricante. Ou as fichas ficam mal encaixadas ou as ligações não suportam as correntes elevadas. Neste caso a garantia cobre o prejuízo.
 
Como já foi dito, compra uma UPS. Isto se não tens mais problemas com outros electrodomésticos em casa!
 
Última edição:
Yup, UPS online (offline só liga qd luz falha mesmo, não corrige picos AFAIK), e já agora experimentar uma fonte de 800 ou 600W (não sei qt puxa o SLI) pq uma UPS online de 1000W "a sério" vai sair caro.
Não se queimou mais nada em casa? Experimenta outra tomada/fase.
 
nao podes pedir responsabilidades ao fabricante da fonte? afinal esta deveria de ter proteçoes contra este tipo de sobrevoltagens, poderia queimar a fonte mas nao passar nada para os componentes do pc.
 
o problema das companhias de eletricidade é que se nao houver mais umas quantas pessoas na zona a queixarem-se do mesmo, dificilmente se consegue provar que é culpa da rede eletrica, logo as companhias livram-se da responsabilidade de fazer algo ou de indeminizar a pessoas em questão... podes tentar...mas duvido que tenha resultados, a nao ser que haja ai mais pessoas que se queixem que no mesmo dia lhes tenha acontecido o mesmo...pelo menos em portugal pelas situações que tenho conhecimento, so em casos deste genero em que varias habitações tiveram o problema no mesmo momento é que as pessoas conseguiram qualquer tipo de indeminização...

de outra forma começam logo a descarcar as culpas ou no facto de o parelho que avariou estar defeituoso ou na instalação eletrica da tua habitação!

ja experimentaste em mandar a PSU e a MB para RMA? mais sucesso ias ter no RMA das mesmas do que em alguma indeminização da companhia de eletricidade... o meu irmao ja queimou duas PSU Corsair devido a picos de corrente e sempre conseguiu RMA.... board talvez seja mais dificil...mas no caso da PSU és capaz de te safar....


Não existe qualquer deficuldade de provar culpa da fornecedora do serviço, basta pedir a deslocação de um tecnico da mesma, para que faça os testes necessários, após isso terá as provas necessárias.
Se fôr pedido, a empresa tem de fazer esses testes e se a culpa fôr provada como sendo deles, a empresa paga os estragos.
Para que não reste duvidas pode-se ainda pedir a um tecnico independente que faça os mesmos testes e no fim confrontam-se os resultados.

Feito isto não há como fugir á culpa.
 
Última edição:
se for como em Portugal a empresa que fornece energia apenas é responsável pela instalação electrica até ao contador de casa. toda a infraestrutura dentro de casa é da total responsabilidade do construtor/proprietário. se tens uma tomada a fazer curto circuito, nao é responsabilidade do fornecedor do serviço ir resolver o problema, assim como não é ele que vai trocar uma lampada quando avaria :)
 
Obrigado pelas respostasO UPS aqui no Brasil é muito caro e nem sei onde comprar, já gastei muito trocando as peças do PCAqui a companhia de energia não se responsabiliza por esses danos, e eu mandei a fonte para RMA eles tem até 45 dias para me passar o laudo e me mandar outraO que é viável fazer e eu não sei se é uma boa ideia seria puxar um circuito independente direto do relógio de luz direto pro meu computador, fazendo assim uma tomada independente de todo o resto da energia da casa, com m disjuntor só pra ele, resolveria o problema?Meu computador já está em casa mas estou com medo de ligar e perder novamente as peças, e a fonte da Corsair era uma HX mesmo, não TXQualquer sugestão para tentar resolver seria bem inda, obrigado amigos
 
Compras daqueles protectores de corrente/supressor de picos que tem ate seguro contra avarias dessas como a marca SBS.

Mas resolver a titullo definitivo seria a solucao para mim ate porque do mesmo modo que rebentas com as cenas pode acontecer mesmo com o resto dos equipamentos electricos.
Uma descarga e pode rebentar tudo
 
Compras daqueles protectores de corrente/supressor de picos que tem ate seguro contra avarias dessas como a marca SBS.Mas resolver a titullo definitivo seria a solucao para mim ate porque do mesmo modo que rebentas com as cenas pode acontecer mesmo com o resto dos equipamentos electricos.Uma descarga e pode rebentar tudo
Onde encontro esses SBS no Brasil?To com o PC com as peças novas mas estou com medo de ligar, 2 dias e não ligo por receioFazendo esse circuito independente direto do relogio resolveria?Abs
 
nao sei dizer que resolveria porque nao percebo muito de instalacoes electricas o facto e que eu tambem tinha probllemas electricos e apos comprar esta tomada SBS nunca mais tive problemas.
 
Back
Topo