Técnica Perfil de Cores Monitor

CoisaX

Power Member
Até há dias era um "homem" sem dúvidas, até que o monitor pifou, o T220, e passei para o B2240W ( ambos samsung ). Sempre usei o Magictune e até hoje não liguei muito ao perfil do monitor porque tudo me parecia bem.

Assim, tenho as coisas definidas pela seguinte oreden:

- Camera : sRGB
- Camera Raw e CS : sRGB IEC61966-2.1

Agora, o Magictune cria um perfil proprio, e agradeço que não gozem ( muito ) , mas devo ter tido o monitor uns 4 anos a usar o sRGB IEC61966-2.1... Ou seja a calibração do monitor que eu fiz foi "psicologica".

Agora, o B2240W apesar de ter melhores cores que o T220, calibrei-o, mas desta vez lembrei-me de ir à gestão do Windows e dizer que aquele é pré-definido.

Assim pergunto: tenho que usar esse msmo profile no camera RAW e CS? Estou a baralhar tudo?
 
O perfil do photoshop podes usar o que quiseres, as cores vão parecer sempre fedignas desde que estejam de acordo com o perfil de cores da imagem que estás a editar, eu edito sempre em prophotorgb. Para visualizar as imagens no windows convém elas estarem em Srgb, caso o teu programa de visualização não seja compatível, que são quase todos, assim como também os internet browsers. No photoshop podes usar o que quiseres desde que esteja de acordo com a imagem, que normalmente é srgb ou adobergb. Se extraíres o tiff do raw no lightroom então o melhor é o PROphotorgb.

Para calibrar o monitor, pura e simplesmente manualmente e a olhar é impossível. Precisas de um aparelho tipo o spyder4pro. Mas podes calibrar outras coisas aqui http://www.lagom.nl/lcd-test/
 
Última edição:
Pois, depois de abrir o tópico, vi nos foruns da adobe que basta o do monitor estar "listado" no CS. Assim estando a usar sRGB IEC61966-2.1 no CameraRAW e CS não há problema.

Na gestão de cores do windows basta usar o tal gerado pelo magictune ( porque o sRGB IEC61966-2.1 é gerado pelo windows, certo? )


 
Última edição pelo moderador:
Lamento dizer-te, mas calibrações a olhómetro, por mais experiência que tenhas, estão muito longe de ser fiáveis. Quando muito "desenrascam".

Como os painéis TFT estão sujeitos a variações de fabrico, não dá para reaproveitar calibrações mesmo entre ecrãs da mesma marca e modelo (por isso não acredito nessa de "basta que o monitor esteja listado"). Lembro-me de ter experimentado perfis criados com colorímetro para monitores exatamente iguais ao meu e depois verificar que estavam totalmente errados (com erros tão grandes que até a olhómetro eram evidentes).

Num sistema de cor, a fidelidade da cor é basicamente igual ao elo mais fraco da cadeia. Se tiveres o monitor calibrado a olhómetro, o mais certo é ser o monitor o elo mais fraco da cadeia (a não ser que ele venha calibrado de fábrica).

Se usares sRGB no final da cadeia (exportar para JPEGs, ver no monitor, imprimir), em princípio estas safo porque o sRGB é reconhecido por quase tudo e as aplicações que não reconhecem perfis normalmente assumem sRGB.

A meio da cadeia, quando mais "amplo" o perfil melhor porque tens mais margem de ajuste:

horseshoe.jpg

fonte: Luminous Landscapes

Mas lá está, se vais visualizar as imagens num monitor típico, podes esquecer as cores fora do sRGB. Mesmo as dentro do sRGB só as vais ver em condições se o monitor estiver bem calibrado.
 
Quando disse monitor listado, digo "perfil que criei com a calibração do software magictune". Mas já confirmei em vários sitios que apenas tem que estar na lista... o porque cientifico gostava eu de perceber melhor ( tenho ali um livro com um capitulo dedicado a isso.. tenho que ler aquilo )

Normalmente para as agencias de stock só se estiver muita mal calibrado é que levaria na cabeça ( Cores ). É que os clientes podem devolver as fotos LOL Felizmente só vieram para trás por alteração do tamanho ( tipo compram e devolvem um M e compram um XL )

Impressão só tenho a canon selphy, mas já vi impressões de vários tamanhos com os meus JPGS exportados ( ainda no t220 ) e não estão longe do que se vê a olho. Na selphy saem um pouco "escuras" mas ainda nem vi que perfil está a usar.

Mais tarde, se passar a tratar eu das impressões, também não será com um monitor da gama consumer que lá vou :D

Mas de qualquer forma, a minha duvida era estar certo de que:

- Estou a usar a calibração do software da samsung. Tipo, com o t220 se usasse o windows, nem reconhecia as minhas fotos... com as definições de fábrica pior ainda.

- Quais as possiveis implicações no resultado final dos JPG's exportados ( vindos da DSLR )
 
Só mesmo com um calibrador é que isso funciona. Até podes pensar que está +/- calibrado à mão. Quando calibras com ajuda de hardware até ficas parvo. Eu a 1ª vez que o fiz nem estava a acreditar no resultado. Calibrei duas vezes para ter a certeza que estava certo.

Idealmente calibra-se o monitor de 4 em 4 semanas, de 2 em 2 quem precisa mesmo de super precisão de cores. Sempre que desligas o monitor ele descalibra-se um bocado.
 
Eu nunca calibrei o meu monitor, mas já ouvi falar que o spyder4pro é bom. Mas não faço a mínima ideia se nas fotos editadas se nota muita diferença. Tem que se ter atenção é ao gamma, modifica bastante a foto se estiver descalibrado.
 
E daí não sei até que ponto é tão mau investimento.

Além do Pc fixo, trabalho no portatil, e esporadicamente no pc fixo do trabalho. Isso até se vende usado, certo? :P
 
o "problemas" dos calibradores é que se investe uma pipa de massa e dps usa-se uma vez e pronto... :lol:

Antes fosse.
O ideal é calibrares de 2 em 2 semanas.
O software antigo do i1 display pro nem dava para não pôr a avisar, tinha que se pôr obrigatoriamente para ele avisar que o monitor precisava de calibrar de 4 em 4 semanas.
Cada vez que desligas o monitor por exemplo, ele descalibra um bocado.
 
Passado 1 mês (dependendo do monitor) a diferença é pouca, mas é alguma. Eu calibro o meu todos os meses.
Pensem da seguinte maneira: se a lente da vossa máquina estivesse um bocadinho suja, limpavam ou deixavam ficar mesmo bem suja até limpar? Basta um dos valores de cor estar mal para estar tudo mal.
 
Última edição:
Criando um Perfil Personalizado nas definições do monitor, que tipo de perfil é que devemos escolher nos programas de edição?
Devemos escolher a opção de sincronizar com o perfil do monitor, ou utilizar um outro, como o que estavam a recomendar aqui anteriormente por exemplo, o ProPhoto RGB?
 
Criando um Perfil Personalizado nas definições do monitor, que tipo de perfil é que devemos escolher nos programas de edição?
Devemos escolher a opção de sincronizar com o perfil do monitor, ou utilizar um outro, como o que estavam a recomendar aqui anteriormente por exemplo, o ProPhoto RGB?

Isso são coisas completamente diferentes que estão a misturar. Uma coisa é o perfil do monitor. Outra coisa é o perfil da imagem.
 
Eu também não percebo nada disto dos perfis de cor.

Conhecem algum tutorial que explique isto dos perfis de cor e quais escolher e em que condições e a interacção com os programas de edição de imagem e etc???
 
Isso são coisas completamente diferentes que estão a misturar. Uma coisa é o perfil do monitor. Outra coisa é o perfil da imagem.
Se eu tiver o monitor calibrado para sRGB e o perfil de imagem calibrado para Adobe RGB, o perfil do monitor não se irá misturar com o espaço de cor da imagem? Tendo em conta que o perfil do monitor seria menor ao da imagem, eu iria visualizar a image no perfil da imagem?
 
Última edição:
Sephion estás a misturar, o monitor bem calibrado, estás calibrado para todos os perfis, isso não entra na equação, o programa que faz a gestão dos perfis é que faz esse trabalho. No perfil do monitor não existe distinção de perfis.
 
Back
Topo