Técnica Perfil de Cores Monitor

Eu também não percebo nada disto dos perfis de cor.

Conhecem algum tutorial que explique isto dos perfis de cor e quais escolher e em que condições e a interacção com os programas de edição de imagem e etc???

Os perfis de cor para qualquer visualização universal usa-se o Srgb, para edição de imagem usas o Adobe RGB ou o ProPhoto RGB. Se tiras as tuas imagens em raw na camera e depois editas esse raw no photoshop, então usa o ProPhoto RGB porque é o perfil com maior espaço de cor. Depois ao exportares a imagem é muito importante converter para Srgb para teres a certeza que o programas o os browsers estão a mostrar as cores correctas da imagem.
 
Sephion estás a misturar, o monitor bem calibrado, estás calibrado para todos os perfis, isso não entra na equação, o programa que faz a gestão dos perfis é que faz esse trabalho. No perfil do monitor não existe distinção de perfis.
Pelo menos no Mac é possível escolher entre vários tipos de perfil para a cor do monitor (Adobe RGB, sRGB, ProPhoto RGB, Apple RGB,...) para além de poder calibrá-lo, e é talvez isso que me esteja a criar alguma confusão.

Já agora, acham que compensa calibrar o monitor de um portátil?
 
Não, monitores TN é do pior que há para edição de imagem, por muito que calibres o monitor, as cores nunca serão leais, a luminusidade e contraste nunca serão bons. Basta deslocares de ângulo que perdes tudo. Eu já tive um TN e sei do que falo, felizmente agora tenho um IPS.

Esses perfis não pertencem ao monitor, mas sim ao sistema operativo, o sistema operativo é que gere esses perfis.
 
Não, monitores TN é do pior que há para edição de imagem, por muito que calibres o monitor, as cores nunca serão leais, a luminusidade e contraste nunca serão bons. Basta deslocares de ângulo que perdes tudo. Eu já tive um TN e sei do que falo, felizmente agora tenho um IPS.

Esses perfis não pertencem ao monitor, mas sim ao sistema operativo, o sistema operativo é que gere esses perfis.
O software de edição deve ser o mesmo perfil de cor do sistema operativo, ou o perfil que escolhemos no software de edição é independente do perfil que estiver no sistema operativo?
Suponhamos que eu tinha o sistema operativo em sRGB e o software em Adobe RGB, o sRGB estaria a limitar o espaço de cor do software de edição? (neste caso, apesar do software de edição estar com o perfil de cor mais alargado, este iria ser limitado pelo sistema de cor do OS?
 
usa o ProPhoto RGB porque é o perfil com maior espaço de cor

O sRGB, AdobeRGB e ProPhotoRGB não são "perfis", são "espaços de cor". Há é perfis sRGB, AdobeRGB e ProPhotoRGB, cada um com mais detalhe que o anterior.


O software de edição deve ser o mesmo perfil de cor do sistema operativo, ou o perfil que escolhemos no software de edição é independente do perfil que estiver no sistema operativo?
Suponhamos que eu tinha o sistema operativo em sRGB e o software em Adobe RGB, o sRGB estaria a limitar o espaço de cor do software de edição? (neste caso, apesar do software de edição estar com o perfil de cor mais alargado, este iria ser limitado pelo sistema de cor do OS?

Depende do software e do OS. Embora perceba como funciona a gestão de cor em geral, e em particular no Windows, no Mac não sei como será. Por isso nem sei se estas a falar em "espaços de cor" ou em "perfis de cor otimizados para um determinado espaço de cor".

O "perfil de cor" é um ficheiro ICC ou ICM que caracteriza um dispositivo ou imagem dentro de um determinado "espaço de cor", não só nas suas capacidades (gamut), mas também na forma como "converte" input em output. Esses perfis existem porque quase sempre é necessário fazer conversões ao passar de um dispositivo para outro.


O espaço de cor sRGB foi desenhado para ser suficientemente grande para cobrir toda a gama de cores (gamut) que pode ser criada com dispositivos mais comuns (ex.: LCDs, impressoras de jatos de tinta caseiras) e assume que as cores são armazenadas com 8-bits por canal. O seu propósito foi simplificar a gestão de cores evitando por completo conversões entre dispositivos. Isto é, o "vermelho 138" armazenado num ficheiro JPEG sRGB)pode ir diretamente como "vermelho 138" para qualquer dispositivo "calibrado" para sRGB (sem ser necessário aplicar um perfil de conversão pelo meio). Na realidade há conversões, mas estas são feitas internamente pelo hardware dos dispositivos e não pelo software.


Os espaços de cores maiores (AdobeRGB, ProPhotoRGB) permitem representar gamuts maiores e pressupõem mais bits por canal (16-bits como mínimo). Para maximizar o rendimento deste tipo de espaços de cor, é indispensável ter uma gestão de cores adequada em todos os dispositivos usados ao longo do workflow (é aqui que entram os perfis de cor de cada dispositivo). O "vermelho 35190" em AdobeRGB pode ser "vermelho 138" de uma impressora usando o seu perfil sRGB ou o vermelho 2500 usando seu perfil nativo. Como se pode ver neste exemplo, é usual que o perfil nativo aproveite melhor as capacidades do dispositivo (neste caso, é a diferença entre 138 tons e 2500 tons).
 
Tenho 2 monitores em casa e um calibrador spyder3pro. 1 monitor é calibrado de fabrica Asus Pro Art PA246Q calibrado não há grandes diferenças. notei que ficou um bocadinho mais quente ( era mais azul) mas foi algo muito ligeiro.
Tenho o samsung 226bw e calibrado é uma coisa fora do normal a diferença existente. Mas mesmo assim não consigo ter a cor que o asus. O engraçado em ter 2 monitores um ao lado do outro e 1 com maior gama de cor é ver a mesma imagem nos 2 e ver a quantidade de cores que um monitor normal não mostra. Exemplo no asus ve-se um degradê com 16 tonalidades de vermelho, no samsung apenas 3. lol
O meu conselho é quem usa monitor ips dos bons não precisa de um calibrador tanto como precisa quem usa um monitor normal.
Depois de terem o monitor calibrado tem a chatice de ir imprimir e as impressoras não estarem calibradas para o vosso monitor. lol Na loja onde vou tenho que aumentar 1 stops para ver o que vejo no meu pc. ( usam imacs)
 
Depois de terem o monitor calibrado tem a chatice de ir imprimir e as impressoras não estarem calibradas para o vosso monitor.

Nem é suposto estarem.

Claro que se estiverem descalibradas, há poucas hipóteses de acertar as cores. O mesmo se o monitor estiver descalibrado.

Tens certeza que os teus monitores estão calibrados? Que software usaste para calibrar? O que vem com o spyder3 é uma porcaria, com tendência a meter as cores excessivamente quentes.
 
o que tem painel ips que vem calibrado de fabrica calibrei a diferença é mínima ficou um bocado mais quente um ajuste mínimo. agora o Samsung nota-se bem a diferença mas nunca fica igual ao asus.
Existe outro software compatível? nunca usei outro. Não é um software apelativo bem que podia ser melhor. lol
 
Back
Topo