Problema Performance abaixo do esperado

x1mart

Power Member
Boas pessoal,

Eu comprei recentemente um computador novo e reparei que o perfomance que estou a ter não é o que eu esperava ter, tenho um i5 6400, gtx 1060 armor 6gb e 1x8gb ram.

O meu processador está quase sempre a usar 100% enquanto a minha gráfica usa por volta de 65% em todos os jogos.

No H1Z1 tenho quedas para os 50fps na cidade com os gráficos em LOW e raramente estou a mais de 120fps, no Watch_Dogs 2 sinto o jogo pesado, não consigo me manter sempre acima dos 60fps porque tenho quedas constantes em qualquer qualidade do jogo, no BattleField 4 passado algum tempo de estar com o jogo aberto começo a ter quedas para os 50fps com os gráficos em High e no CS:GO não chego NUNCA aos 300 fps mas aqui deve ser normal devido ao meu processador so ter 2.7ghz (digo eu).

Reparei também que é mesmo muito raro a minha gráfica chegar aos 100% de power e em jogo tem quedas para os 20% de power e é aí que os jogos brekam e têm quedas enormes para os 30~50fps.

Gostava de saber se há alguma maneira de me ajudarem, tenho as drives TODAS atualizadas, já formatei o PC e continua igual, não sei mais o que fazer e custa-me ver amigos com uma 750ti e um i3 as vezes a terem mais perfomance que eu no H1Z1.
 
No caso do H1z1 e Watch dogs 2 provavelmente é bottleneck do CPU. O CPU limita a performance da gráfica, daí estar a 100% e a gráfica não.
Esse cpu faz 3.1ghz mínimo se contares com o Turbo, mas para correr jogos exigentes a altos framerates simplesmente não é suficiente.
Provavelmente se correres um benchmark intensivo na gráfica (ex. 3dmark) vais ver a gráfica a 100% e o cpu não.
Quanto ao Cs go podes tentar utilizar umas drivers ligeiramente mais antigas, às vezes novos updates podem piorar a performance inadvertidamente.
 
@mata-pombos
Então estas a dizer que se eu quiser jogar H1Z1 e Watch_Dogs 2 estávelmente tenho que comprar um melhor CPU?
Vi em alguns foruns pessoal a dizer que pôr mais uma RAM de 8gb ajuda a resolver o bottleneck do CPU, é verdade?

Enquanto às drivers, vou experimentar isso, obrigado!
 
Última edição:
Então estas a dizer que se eu quiser jogar H1Z1 e Watch_Dogs 2 estávelmente tenho que comprar um melhor CPU?
Sim. Mas provavelmente terias de ir para um i7, um i5 com mais uns mhz duvido que iria fazer muita diferença. Esses jogos são muito exigentes no CPU, e apesar de um i5 ser um bom CPU quem quer jogar jogos pesados a elevados fps um i7 é o mais indicado.
Vi em alguns foruns pessoal a dizer que pôr mais uma RAM de 8gb ajuda a resolver o bottleneck do CPU, é verdade?
Nope, não tem nada a ver.
Podes ter quebras de fps por falta de ram sim, mas em nada afeta a carga no CPU.
Cerifica-te que não tens muitas aplicações a correr em background quando corres os jogos.
 
Sim. Mas provavelmente terias de ir para um i7, um i5 com mais uns mhz duvido que iria fazer muita diferença. Esses jogos são muito exigentes no CPU, e apesar de um i5 ser um bom CPU quem quer jogar jogos pesados a elevados fps um i7 é o mais indicado.

Mas então, como é que um amigo com um i3 e uma 750ti tem mais performance que eu no h1z1?

Basicamente gastei dinheiro para não conseguir tirar proveito dele..
 
Se isso for verdade então está alguma coisa mal. Ou estás com os gráficos demasiado puxados, ou ele está numa resolução mais baixa, ou até pode ser problema de drivers como já mencionei.
 
Algo não está bem na configuração do PC.
Podes colocar aqui print do CPUZ do separador principal e das memorias com o cpu a 100% ?
 
no Watch_Dogs 2 sinto o jogo pesado, não consigo me manter sempre acima dos 60fps porque tenho quedas constantes em qualquer qualidade do jogo

Acontece quase o mesmo no meu pc e consigo uma performace de ~1.4x a tua no cpu. O jogo não está muito optimizado.

no BattleField 4 passado algum tempo de estar com o jogo aberto começo a ter quedas para os 50fps com os gráficos em High

Poderá ser a ram, é uma questão de monitorizar.

no CS:GO não chego NUNCA aos 300 fps mas aqui deve ser normal devido ao meu processador so ter 2.7ghz (digo eu).

Coloca peso na gráfica, se queres algo para mais que 300fps (porque sim), compra um cpu melhor/desbloqueado.


No caso do H1Z1, não tenho experiência, mas parece ser um jogo com mapas grandes.
O jogo pode sobrecarregar 1 ou 2 cores e nesse caso um i3 com alta frequência poderá ter melhores prestações.

A mim parace-me tudo bem.
 
Se isso for verdade então está alguma coisa mal. Ou estás com os gráficos demasiado puxados, ou ele está numa resolução mais baixa, ou até pode ser problema de drivers como já mencionei.
O problema é que eu tenho mais fps se tiver os gráficos altos do que se tiver os gráficos baixos, deve ser porque ao aumentar os gráficos aumenta o uso da gráfica.

Algo não está bem na configuração do PC.
Podes colocar aqui print do CPUZ do separador principal e das memorias com o cpu a 100% ?
Em baixo estão as prints do processador, da RAM, da gráfica e do jogo enquanto eu estava no Watch_Dogs 2, foram todas tiradas exatamente ao mesmo tempo!
EUHLUHD.png
TeSgO2A.png

jZ2cMej.png

HpGeKuK.jpg


No caso do H1Z1, não tenho experiência, mas parece ser um jogo com mapas grandes.
O jogo pode sobrecarregar 1 ou 2 cores e nesse caso um i3 com alta frequência poderá ter melhores prestações.

A mim parace-me tudo bem.

Também tenho um amigo com um i5 4690 e uma Asus Strix GTX 960 2GB e não desce uma única vez dos 60fps com a qualidade em High, eu em Low fico nos 50 na cidade..
 
não é com um jogo em background que não leva o cpu a 100%, mas com um bench ( qualquer um simples ) que coloque o cpu a 100% e tira prints para vermos.

Nesse jogo que indicas em baixo que em low ficas nos 50, se colocares em high que valores tens ?
 
não é com um jogo em background que não leva o cpu a 100%, mas com um bench ( qualquer um simples ) que coloque o cpu a 100% e tira prints para vermos.

Nesse jogo que indicas em baixo que em low ficas nos 50, se colocares em high que valores tens ?

Eu pus o Geekbench a correr e no CPU-Z não mudou absolutamente nada..
Nao sei se dá jeito mas tenho aqui os resultados do benchmark https://browser.geekbench.com/v4/cpu/1737890

O 4690 é ligeiramente melhor que o 6400..
Melhor o suficiente para com uma 960 ter um performance bem melhor que o meu?
 
corre o bench com esse aberto e vai vendo se a velocidade vai variando ao longo do teste.

Estive a correr agora no meu 4690 a 4.5Ghz e tens ai valores muito baixos, mesmo descontado o OC. na memoria estou a ter valores quase o dobro dos teus e no cpu uns 70/80% acima do teu
 
corre o bench com esse aberto e vai vendo se a velocidade vai variando ao longo do teste.

Estive a correr agora no meu 4690 a 4.5Ghz e tens ai valores muito baixos, mesmo descontado o OC. na memoria estou a ter valores quase o dobro dos teus e no cpu uns 70/80% acima do teu
Corri o bench e o máximo que deu foi isto:
TA36Pgd.png


Está a dar basicamente o mesmo com o bench desligado..

Só com o Google Chrome,Steam e TS3 aberto a minha memória está assim:
82203a15ec383dd13802105cf91403bf.png


Verifiquei também no HWMonitor e o máximo MHz foi 3294, estando com o PC em idle ou com o Benchmark, temperaturas não chegam aos 50º!
 
Última edição pelo moderador:
o cpu parece está bom. a memoria é que está super baixa e pode estar a influenciar nos jogos.
no teu bench tens 11.7GB na memoria a 2133 cl16 e eu tenho 26.8GB a 2400 cl11

Tens ai mais jogos sem seres muito puxados no cpu que possa testar ?
 
Pois, olha que no watchdogs presumo que a memória esteja mesmo no limite. O windows com um browser ou um programa ou dois em idle ocupa quase 20% dos meus 16gb...
 
o cpu parece está bom. a memoria é que está super baixa e pode estar a influenciar nos jogos.
no teu bench tens 11.7GB na memoria a 2133 cl16 e eu tenho 26.8GB a 2400 cl11

Tens ai mais jogos sem seres muito puxados no cpu que possa testar ?
Mas porque que o meu clock agora não baixa dos 3000mhz em idle?
Os jogos que tenho são: CS:GO, H1Z1, Rocket League, Battlefield 4, Watch_Dogs 2, FIFA 17 e Forza Horizon 3 Demo. Qual achas o mais apropriado?
 
Back
Topo