Dúvida performance decepcionante

Aangoan

Power Member
Boa Tarde compadres!

Ontem recebi a minha 3070 e sinto que algo de errado não está certo. Não estou a obter a performance que esperava ou que acreditava que ia ter.

Antes da 3070 tinha uma 1660 ti em que a performance era igual ou até melhor em certos jogos.

A minha build consiste:
Processador: AMD Ryzen 5 2600 Hexa-Core 3.4GHz c/ Turbo 3.9GHz
Placa mãe: Micro-ATX ASUS EX-A320M-GAMING
Memória RAM: G.SKILL Aegis 8GB (2x8GB) DDR4-3000MHz CL16
Placa Gráfica: MSI GeForce® RTX 3070 VENTUS 3X OC 8G
HDD/SSD: 1 SSD M.2 1TB + 1 SSD SATA 250GB + 2 HDD 1TB
Fonte (PSU): BitFenix Whisper M 750W 80+ Gold
Cooling: AMD Wraith Stealth
Sistema Operativo: Windows 10 Pro

A minha primeira suposição, deriva se do bottleneck do CPU. Mas após ter visto uns vídeos de uma build semelhante à minha (CPU e GPU) com melhores resultados. Deixa a questionar a RAM ou até um outro componente defeituoso.

No entanto, com o upgrade da 3070 a caminho fui obrigado a fazer upgrade da minha PSU de 430w para 750w.

Após substituir para a nova PSU alguns problemas surgiram.
Primeiro dia, o Windows só detetou um stick de RAM. Desliguei o computador e troquei de slots um stick pelo outro e ficou OK.
No dia seguinte o computador começou a fazer beeps que indicava que não tinha GPU. Desliguei o computador, tirei e voltei a meter o GPU na mesma slot (na altura ainda a 1660 ti)
Com isto comecei logo a duvidar da estabilidade da minha MOBO.

Hoje, já não sei se realmente algo está danificado causando instabilidade geral, logo pior performance.

Agradecia qualquer input vosso, obrigado!
 
Tens um sistema desiquilibrado.
Um 2600 é um cpu um pouco fraco. Mas com uma A320 e com ddr 3000 cl16, fica ainda pior.
Tens as memórias a correr a 3200, ou está a default? Com 2133. Se for, ainda pior.
Sinceramente, ter uma 3070 num PC desses é um desperdício.
 
Eu acho que o que te está a faltar para por essa build sólida é uma motherboard nova.
Uma a320 a nível de drm's, power delivery etc nunca vai ser suficiente para um combo de hardware duma 3070/2600, vai funcionar claro, mas não consegue tomar partido desse nível de hardware e vai levar a instabilidades.
O que fazia se estivesse no teu lugar era adquirir uma B450 (Motherboard MSI B450 Tomahawk Max (Socket AM4 – AMD B450 – ATX) ), acho que era uma boa aposta para fazeres uso desse hardware todo a 100%, acho que é mesmo o prob que tens ai.
Depois, ter a certeza que poes as rams pela menos a stock (3000) e com uma b450 consegues subir essas gskill para pelo menos 3200 sem problemas usando o ryzen dram calculator.
 
Muito obrigado Torak, era mesmo isto que eu necessitava de saber.

Eu tinha a noção do CPU e da respetiva bottleneck, como referi acima, é no máximo ok.
Mas em relação ao resto não sabia que estava assim tão enterrado.

Diria que se possível OC para 3200 ajudava um pouco? e sim segundo o task manager estou a 2133...:facepalm:

Obrigado
 
Instala a aplicação CPU-Z e verifica a que velocidade a ram está a correr mesmo. Se for 2133, antes de gastares dinheiro numa board é lógico esgotar todas as alternativas que possam resolver o problema.
 
Eu acho que o que te está a faltar para por essa build sólida é uma motherboard nova.
Uma a320 a nível de drm's, power delivery etc nunca vai ser suficiente para um combo de hardware duma 3070/2600, vai funcionar claro, mas não consegue tomar partido desse nível de hardware e vai levar a instabilidades.
O que fazia se estivesse no teu lugar era adquirir uma B450 (Motherboard MSI B450 Tomahawk Max (Socket AM4 – AMD B450 – ATX) ), acho que era uma boa aposta para fazeres uso desse hardware todo a 100%, acho que é mesmo o prob que tens ai.
Depois, ter a certeza que poes as rams pela menos a stock (3000) e com uma b450 consegues subir essas gskill para pelo menos 3200 sem problemas usando o ryzen dram calculator.

Obrigado Websync!

Eu tinha planos de fazer upgrades num futuro próximo, só pensei que me safava entretanto :(
Agradeço a sugestão, vou guardar!
Entretanto, se calhar vou primeiro se consigo subir para default 3000 e se noto alguma diferença

Obrigado
 
Obrigado Websync!

Eu tinha planos de fazer upgrades num futuro próximo, só pensei que me safava entretanto :(
Agradeço a sugestão, vou guardar!
Entretanto, se calhar vou primeiro se consigo subir para default 3000 e se noto alguma diferença

Obrigado

Sobe para os 3000 MT/S e tenta baixar os timmigs. Estas duas coisas vão te dar um aumento de desempenho.
Uso o programa Ryzen Memory Calculator para te ajudar.
 
@Aangoan
Sim, tenta encontrar estabilidade nesse ponto.
Velocidades de ram em ryzen são particularmente importantes em ryzen para performance, não deverás ter problemas a por a 3000 na bios, aplica o perfil xmp.
Agora, estabilidade por todo já é outra conversa, como também indicaste problemas de GPU e até deteção de ram etc isso cheira-me mesmo a limitações do a320 a nível de power delivery.
Boa sorte.
 
Como falado acima, certamente pode ser a juncao dos 2.
O 2600 ainda e u. Cpu minimamnete capaz. Mas necessitam de ter velocidade d ram. Se tiver a 2133 logo ai deves perder facilemente entre 10 a 15% nas performances (se nao mais).
Associado a um chipset de baixa capacidade de alimentar o sistema, pior.. e o mesmo que teres um lamborghini e meteres gasolina 95 das low cost.. aquilo nao abre as goelas ;)
Faz os testes para confirmar as velocidades e depois partilha ;)
 
Sinceramente obrigado a todos!

Agora fui ao setup da BIOS e aumentei para 3000. No Windows parece-me tudo ok, e até no Battlefield V notei pequena melhoria.

No entanto o jogo crashou varias vezes. Experimentei também o Battlefield 1, igualmente crashou, mas subiu de 60s-70s para 80s-100s fps
Suponho que tenha sido a minha subida para 3000 :005:
 
Última edição:
Pode ser, pode não ser.
Como indicaste tantos problemas no post inicial até pode ser o GPU, infelizmente eu acho que é mesmo a board a limitar-te o excelente hardware que tens.

Faz o seguinte, no teu search bar no Windows (ao lado do star menu) escreve "reliability". Vai abrir uma janela, tira screenshot e partilha aqui.
 
Penso que seja isto que pretende ver

Pois eu agora até questiono a performance da minha 1660 ti, se calhar nunca a utilizei ao máximo :boredo:

JLiqQUS.png
 
Penso que seja isto que pretende ver

Pois eu agora até questiono a performance da minha 1660 ti, se calhar nunca o utilizei ao máximo :boredo:

JLiqQUS.png

Clica em "view technical details" no wallpapper32.exe e bf1.exe e partilha aqui.

E quanto á performance, não propriamente no caso da 1660ti, a 3070 tem um tdp de 220w e é mais pesado para o power delivery duma motherboard que uma 1660 ti com tdp de 120w.
 
Isso parece ser erro de acesso, pode ser hardware, drivers, uma carrada de coisas.
O que eu fazia na tua situação é fazer uma instalação nova do windows, poes todas as drivers necessárias do fabricante da motherbaord numa pen, igualmente vais buscar o ultimo driver da nvdida e poes na pen.
Depois da instalação do windows não te ligues á internet sequer e instala as drivers todas, depois disso, aplicar xmp e ver como ficas a nível de estabilidade dai.
Se não resolver, tens mesmo ou um problema de hardware no computador ou a motherboard não tem sumo suficiente (o que ainda acho ser o mais provável)
 
Isso parece ser erro de acesso, pode ser hardware, drivers, uma carrada de coisas.
O que eu fazia na tua situação é fazer uma instalação nova do windows, poes todas as drivers necessárias do fabricante da motherbaord numa pen, igualmente vais buscar o ultimo driver da nvdida e poes na pen.
Depois da instalação do windows não te ligues á internet sequer e instala as drivers todas, depois disso, aplicar xmp e ver como ficas a nível de estabilidade dai.
Se não resolver, tens mesmo ou um problema de hardware no computador ou a motherboard não tem sumo suficiente (o que ainda acho ser o mais provável)

Obrigado pela atenção. Este fim-de-semana faço este procedimento, e partilho os resultados.
Obrigado mais uma vez.
 
Ok, fazendo isso eliminasse logo problemas de drivers e comportamentos mesquinhos do windows, mudaste hardware etc Depois fica mais fácil identificar um potencial problema.
Outra coisa, tu disseste que começaste a ter problemas depois de mudar o PSU, isso foi ainda com a 1660ti ou só usaste a fonte nova com a 3070?
 
Esse tipo de erros, parece ser de memória.

@Aangoan tens a bios atualizada?

Sim, tenho. Na semana passada verifiquei e estava na ultima atualização.

Eu na BIOS simplesmente mudei o perfil de default para D.O.C.P. onde aumentei para os 3000.
Notei também que por default o D.O.C.P. meteu a voltagem 1.350. Não sei se é suposto.
 
Ok, fazendo isso eliminasse logo problemas de drivers e comportamentos mesquinhos do windows, mudaste hardware etc Depois fica mais fácil identificar um potencial problema.
Outra coisa, tu disseste que começaste a ter problemas depois de mudar o PSU, isso foi ainda com a 1660ti ou só usaste a fonte nova com a 3070?

Foi ainda com a 1660 ti. Assim que pus a PSU nova.
Primeiro um stick de ram desapareceu e reapareceu após retirar e colocar de novo no slot.
E no dia a seguir foi GPU, recebi uns beeps 1 longo 2 curtos, que no google diz que é do GPU. Igualmente retirei e voltei a colocar, tudo ok depois.
 
Back
Topo