Dúvida performance decepcionante

Sim, tenho. Na semana passada verifiquei e estava na ultima atualização.

Eu na BIOS simplesmente mudei o perfil de default para D.O.C.P. onde aumentei para os 3000.
Notei também que por default o D.O.C.P. meteu a voltagem 1.350. Não sei se é suposto.

Sim, é normal colocar a memória a 1.35V
Como ficou o desempenho? E estabilidade?

Aproveita, corre no Windows, abre o CMD ou powershell e corre o comando: SFC /Scannow
 
Foi ainda com a 1660 ti. Assim que pus a PSU nova.
Primeiro um stick de ram desapareceu e reapareceu após retirar e colocar de novo no slot.
E no dia a seguir foi GPU, recebi uns beeps 1 longo 2 curtos, que no google diz que é do GPU. Igualmente retirei e voltei a colocar, tudo ok depois.

Isso já muda um bocado a situação.
Verifica todas as ligações, ás vezes uma pessoa pensa que tem tudo até baixo mas pode não ser o caso, verifica bem isso, perde mesmo um tempito a verificar tudo.
Mesmo coisas que não ligam diretamente á psu, verifica tudo.
 
Sim, é normal colocar a memória a 1.35V
Como ficou o desempenho? E estabilidade?

Aproveita, corre no Windows, abre o CMD ou powershell e corre o comando: SFC /Scannow

Performance notei que melhorou um pouco. Estabilidade pode ver acima, crashou jogos mais pesados como o battlefield 1 e battlefield v que antes não acontecia :(
 
Põe as memórias a 2933 MT/s. É a velocidade oficial dos Zen+
3000, já é OC, apesar de ser pouco acima.
Mete o ProcODT a 53.3 ohm.
Aumenta a voltagem das memórias para 1.36v ou 1.37v
 
Tens alguma forma de testar/pedir a algue. Emprestado outras rams?
Pode ser problema de compatibilidade ddas aegis a essas velocidades (essas rams saoctipo baixa gama da marca). Penso que ja nao es o primeiro com esse problema.
Se for.caso, tenta e baixa dos 3000 para 2933 ou la qual e a velocidade. Para alguns ajudou..
Se caso aumenta para 1.37v as rams tambem..
 
Isso já muda um bocado a situação.
Verifica todas as ligações, ás vezes uma pessoa pensa que tem tudo até baixo mas pode não ser o caso, verifica bem isso, perde mesmo um tempito a verificar tudo.
Mesmo coisas que não ligam diretamente á psu, verifica tudo.

:beerchug: certamente.

Este fim-de-semana vou fazer limpeza completa.
Vou verificar as conexões todas fisicamente, nem que tenha de montar o PC todo de novo e vou fazer a reinstalação do windows com o procedimento das drivers que me disse.

Obrigado!
 
Sim, faz isso, podes conseguir evitar ter que gastar mais.
Tens alguma forma de testar/pedir a algue. Emprestado outras rams?
Pode ser problema de compatibilidade ddas aegis a essas velocidades (essas rams saoctipo baixa gama da marca). Penso que ja nao es o primeiro com esse problema.
Se for.caso, tenta e baixa dos 3000 para 2933 ou la qual e a velocidade. Para alguns ajudou..
Se caso aumenta para 1.37v as rams tambem..

O problema é que ele já tinha problemas com elas a 2133, eu acho que o problema não passa unicamente pelas rams.
 
Sim. Apenas falou que a performance era ma. Aumentou e esta melhorou um pouco, mas passou a crashar o pc.
Pode ser que seja um misto.. era mesmo so para despiste ;)
 
Uma coisa que ajuda muito a estabilizar a memória em Ryzen, é ligar o Gear Down Mode.
Aumenta ligeiramente a latênia, mas melhora muito a estabilidade.
Pode ser que te ajude.

E desliga o Power Down mode. Apenas piora o desempenho.
 
@VrumVRum
O que eu fiquei a entender é que ele já crashava antes.
De qq maneira, é uma boa sugestão, não estava a dizer o contrario.

E ainda bem que as minhas aegis se portaram bem, já vi essas historias online. Eu tenho umas aegis 3000 mhz com OC a 3466 com umas timmings admitidamente horríveis but wtv :-D
 
Obrigado a todos!

Se calhar enquanto não compro uma motherboard nova, vou experimentar encontrar um meio-termo na ram.
Descer de 3000 para 2933 e as voltagens deixo a 1.35? Ou baixo para os 1.2?

Assim se melhora um pouco a performance, não causa crash nos jogos.
 
Podes deixar a [email protected]
Essa voltagem nao as faz estragar .. e desde que fiquem estaveis, se for caso podes tenraf depoia vaixar latencias.
Da uma vistoria tambem em todas as ligacoes que tens, na troxa da gpu pode algo ter ficado mal conectado.
Nao sei se usas, faz reinstala as drivers da grafica, mas apaga com o DDU.
 
Podes deixar a [email protected]
Essa voltagem nao as faz estragar .. e desde que fiquem estaveis, se for caso podes tenraf depoia vaixar latencias.
Da uma vistoria tambem em todas as ligacoes que tens, na troxa da gpu pode algo ter ficado mal conectado.
Nao sei se usas, faz reinstala as drivers da grafica, mas apaga com o DDU.

certamente vou fazer como indicado, logo partilho como ficou. Obrigado!

Quando troquei para 3070 primeira coisa que fiz foi usar o DDU. e a 3070 está a usar os 2 8 pins que necessita da PSU.
Penso que seja só isso
 
Passa por todas as sugestões que foram dadas mas ultimamente se nada funcionar:

-Verificar todas as ligações. É estranho para mim que tenhas tido problemas de instabilidade logo depois de mudares de PSU, sem instalares o gpu novo.
-Se nada funcionar, fazer uma instalação nova do windows como disse aqui para eliminar completamente problemas de drivers e comportamentos mesquinhos do windows a reagir a hardware novo.

Boa sorte.
 
Boa noite!

Tenho um update em relação a este assunto.

Ontem acabei por descer dos 3000 para os 2933 e tenho de admitir que depois de jogar algumas horas uns jogos com gráficos no máximo alguns, inclusive, com ray tracing, notei uma boa diferença!

Sem crashes, os frames raramente descem abaixo de 60 e em grande parte acima dos 80fps!!

No entanto como anteriormente mencionado, não estou a usufruir do meu software ao máximo e nota-se, por exemplo, o GPU nesta sessão nem acima dos 48 cº subiu ... deixa a querer que nem cócegas fez à 3070.

Vou mesmo assim reinstalar o windows e verificar as ligações

Obrigado a todos, penso que esta alteração me dure umas semanas até me fartar e comprar uma MOBO nova :joker:
Queria só confirmar, posso pedir recomendações nesta thread ou é melhor criar no outro sub-forum de aquisições?

Obrigado!
 
Com uma motherboard nova, que não seja A320, vais poder fazer algumas coisas que melhoram ainda mais o desempenho.
Uma é poder fazer overclock ao CPU. A outra é teres mais estabilidade, com velocidades de memória mais rápida.
Depende do teu orçamento, mas podes comprar uma B450, que já suportar Zen3 e são baratas. Eventualmente podes fazer upgrade ao CPU e usufruir ainda mais do poder da tua 3070.
 
Ainda bem que "apenas" baixar a velocidade para os 2933 ajudou a mitigar o stress dos crashes.
Uma coisa que podes fazer para confirmar. Usa o agterbuerner com as infos on screen para veres a percebtagem de utilizacao que tens entre o cpu e o gpu. Se o cpu andar perto dos 100 face ao gpu, ja sabes que o cpu esta a bloquear o desempenho.. ;)
 
Eu não tenho propriamente um budget definido, mas gostava de comprar uma MOBO que fosse "future proof" que use ao máximo o hardware que tenho agora, e que igualmente tenha suporte para futuros upgrades (CPU e RAM).

Também não tenho muitas preferências no que toca a uma MOBO, no máximo prefiro, se possível, algo que tenha mais portas USB tipo 6 e que seja micro-atx.

Mas se isso tiver algum impacto na performance não tem problema, pode ser ATX também.

Agradeço qualquer sugestão! :D
 
Dá uma vista de olhos à ASUS TUF Gaming B550M-Plus

Tem montes de portas USB e é uma MB Micro ATX, de boa qualidade.
Tem apenas em conta que o socket AM4 está em fim de vida.
Por isso, não esperes ter os Zen4 nesta MB.
Mas podes meter Zen+, Zen2 e Zen3.
 
Dá uma vista de olhos à ASUS TUF Gaming B550M-Plus

Tem montes de portas USB e é uma MB Micro ATX, de boa qualidade.
Tem apenas em conta que o socket AM4 está em fim de vida.
Por isso, não esperes ter os Zen4 nesta MB.
Mas podes meter Zen+, Zen2 e Zen3.

Obrigado pela sugestão!

Eu estive a pesquisar e essa motherboard suporta o meu Ryzen 5 2600?

Obrigado
 
Back
Topo