Performance desastrosa SATA RAID0

Isamu_Dyson

Power Member
EDIT: Não só no RAID mas no IDE também. :P

Primeiro o sistema:

ASUS P5W DH Deluxe
E6400 @ 3000mhz
2x1GB Kingston HyperX DDR2-750
BFG 7950GT
2x500GB [SIZE=-1]Maxtor MaxLine PRO 7H500F0 -> RAID0 ICH7R
300GB Samsung IDE -> JMicron
Windows Vista Premium 64bit

Este sistema foi adquirido para despachar a minha anterior maquina com uma mobo NF7-S V2 onde também por coincidência tinha problemas de performance (com uma grande semelhança aos que tenho agora) com discos SATA (1 Deskstar e um DiamondMax 10)[/SIZE]

De facto não me posso queixar da velocidade ao nivel de acesso e transferência de ficheiros. O problema é a resposta (ou a falta dela) do meu computador quando os discos no array e/ou IDE fazem o minimo de esforço. Exemplos:

A instalar um jogo ou descomprimir ficheiros tenho atrasos de resposta a cliques nos tab no firefox/IE, a tentar verificar propriedades de um ficheiro, explorer a não responder a cliques do rato, breaks na reprodução de MP3... enfim a maquina parece que está completamente arrasada ao nivel de recursos disponiveis. O "pior" é quando se verifica que o processador nem a 30% de load chega e tenho 1 giga ou mais de ram disponivel.

A jogar (jogos "leves) ou a ver videos acontece que por vezes há stuttering mal o array entre em "acção" por muito pouco que seja. No Oblivion, o jogo "encrava" em intervalos relativamente reduzidos ao fazer loading das texturas.

Quando puxo pelos discos em "demasia" é normal o sistema (exceptuando os discos) ficar gelado durante 30 segundos ou mais.

Curioso que tudo menos os discos são afectados por isto, as copias são feitas rapidamente, os discos nunca param, simplesmente o sistema deixa de responder ou responde como se estivesse com o CPU e memoria completamente massacrados...

Já tentei quase tudo para resolver isto, deixar o sistema em default, arrefecer os discos directamente com ventoinhas, WinXP, Vista 32 e 64bit, a não instalação de drivers Matrix Storage e de chipset. Defrag é feito todos os dias durante a noite, até uma fonte nova de 550W. Os discos foram testados individualmente com software de diagnostico.

Parti pedra durante muitos dias em busca a problemas semelhantes ao meu mas tudo o que vejo é problemas/duvidas com o EZ-Backup ou pessoal a discutir a velocidade dos discos e/ou dos array com comparações de benchs. Também já apanhei alguns com discos iguais aos do meu array, como também levei com uma "tampa" nos forums da Asus com a resposta de que seria uma deficiente instalação de drivers, o que não é o caso. (quem me dera que fosse)

*Rant* Já tive um sistema (saudoso) com um XP1800+ e board barata ECS onde usava 2 discos IDE 80GB WD SE numa controladora da Promise e sei que nunca tive problemas de performance semelhantes aos que tenho agora. Era diversas sessões de WinRAR em simultaneo, compressor MPEG2 (CCE) e o maquina ficava sempre disponivel, sem qualquer tipo de paragens, ao contrário desta "bomba" (?!?!?) que tenho agora...
A board dessa maquina pifou (excesso de calor: obrigado Zalman) e fiz o "upgrade" para NF7-S. Decisão fatidica, mais valia ter continuado com o XP1800+ e uma board igual á anterior...
*End of rant*

Haverá alguma coisa que possa fazer para tentar resolver isto? Ou mais vale despachar esta board e comprar uma board ECS? :-D
 
já li em vários sitios que a perfomance do RAID onboard da maioria das boards domésticas não era grande coisa

a solução passa por uma placa controladora raid, que se arranjam relativamente baratas e resolves esse problema
 
Instalaste so num disco para ver? Raid 0 em discos de 500 granda maluco. :D
E bugs e isso? virus? nada? no sisoft sandra que indice te da a performance dos discos?
Eu acho que é por ser raid em discos tao grandes, a latencia é huge. digo eu...
 
Eu recomendava o Raid 0 em 2 discos bem mais pequenos só para o S.O. , programas e jogos .
Esses discos em Raid 0 afectam de certeza a performance (embora não ache que só por si explique os problemas que tens )

De que tamanho tens as partições ?
Outra coisa que podes ver é o nº de ficheiros , o Windows perde performance quando tens um nº muito elevado de files (ate podem ter o tamanho a zero !) mas uns milhares de ficheiros , ai perdidos numa pasta podem causar esses sintomas .
 
já li em vários sitios que a perfomance do RAID onboard da maioria das boards domésticas não era grande coisa

a solução passa por uma placa controladora raid, que se arranjam relativamente baratas e resolves esse problema

Mas o southbridge ICH7R deveria fazer parte do leque das melhores controladoras SATA RAID. E não tenho problemas só quando uso o array mas também com o disco IDE. :'(

Instalaste so num disco para ver? Raid 0 em discos de 500 granda maluco. :D
E bugs e isso? virus? nada? no sisoft sandra que indice te da a performance dos discos?
Eu acho que é por ser raid em discos tao grandes, a latencia é huge. digo eu...
Podia ter tentado usar os discos em separado mas custa-me ter que apagar o que tenho nos discos. :-D
Virus não claro, uso o NOD32 e tenho o sistema operativo instalado de fresco desde o fim de semana passado portanto também não é de lixarada.
Tenho resultados excelentes nos benchmarks sintéticos, Sandra e HDTach. Aliás...

82744355np1.png


:x2:

Eu recomendava o Raid 0 em 2 discos bem mais pequenos só para o S.O. , programas e jogos .
Pois eu ponderei isso também, porém problemas ao nivel de €€€ impediram-me de avançar para os 2 raptor que tinha em mente. :004:

De que tamanho tens as partições ?
100GB para o S.O. e o espaço restante noutra. Passei o swap file para o disco IDE sem grandes melhorias. :'(

Outra coisa que podes ver é o nº de ficheiros , o Windows perde performance quando tens um nº muito elevado de files (ate podem ter o tamanho a zero !) mas uns milhares de ficheiros , ai perdidos numa pasta podem causar esses sintomas .
Tenho um numero elevado de ficheiros isso é verdade, agora não vejo é como estes ficheiros, que estão organizados em pastas podem afectar a performance do PC desta maneira. :wow:
 
Pois eu ponderei isso também, porém problemas ao nivel de €€€ impediram-me de avançar para os 2 raptor que tinha em mente. :004:

Troquei 2 Raptors de 36 dos antigos por dois WD1600AAS e estou muito satisfeito ! 160 Gb SATAII e prato unico .

100GB para o S.O. e o espaço restante noutra. Passei o swap file para o disco IDE sem grandes melhorias. :'


Experimenta fixar o tamanho da swap

Tenho um numero elevado de ficheiros isso é verdade, agora não vejo é como estes ficheiros, que estão organizados em pastas podem afectar a performance do PC desta maneira. :wow

Depende do que chamas numero elevado , 20 mil ? 50 mil ? neste tipo de numeros , sim , podes ter alguns problemas .(já tive servidores W2K3 completamente de rastos por causa de uma app maluca que criou milhares de ficheiros 0k numa pasta )
 
Back
Topo