Performance Matlab (Centrino vs Pentium 4)

moisesman

Power Member
Boas pessoal

Gostava que me esclarecessem uma questão.

Trabalho com o Matlab em optimização (fminsearch em funções altamente não lineares) e tenho cálculos a demorar-me cerca de meia hora. Uso um portátil Asus A3N40 (Intel Pentium M 1.6GHz) com 1Gb de Ram DDR 400Mhz e gostaria de saber se o mesmo tipo de trabalho num desktop Pentium 4 3.4GHz também com 1Gb de memória DDR2 teria ganhos significativos.. Tenho a possibilidade de arranjar um Pentium IV mas não me queria precipitar..

Este tipo de tarefas requer essencialmente Ram ou o processador será mais importante??

Cumprimentos
 
Eu também concordo com o Rui_Carlos, porque para se realizar este tipo de tarefas normalmente tem-se em conta o processador e não a RAM...tou a dizer isto porque li...não deves guiar-te só por aqui, mas espera que outros membros comentem e depois logo decides, mas em princípio acho que é assim.
 
o Matlab com qualquer outro programa do genero usam mais, processador, eu costumos fazer programas que fazem muitos calculos, etc, ate fiz uma calculadora que o principio basico e o mesmo do matlab, apesar do matlab ser um programa que usa muita memoria para o genero, pois Matlab = matrix laboratory, este nome e dado por efectuar calculos com matrizes, logo ocupa mais memoria que um programa convencional, mas para a ram que os computadores dispoem hoje em dia, acredita que a velocidade( MHZ ) do processador e o mais importante.
 
Obrigado desde já a todos quantos responderam..

De facto no gestor de tarefas do portatil o CPU vai a 100%.. Vou entao fazer o teste e por a optimização a correr no portátil ao lado do desktop e comparar..

Cumprimentos
 
Boas.

Não sei se a ideia que vou dar faz sentido no teu caso ou não, mas consegues "factorizar" o trabalho de cálculo que pretendes fazer (por exemplo partir em pedaços mais pequenos, dos quais seja possível executar apenas um deles) ? É que se o conseguires fazer, poderás fazer o teste com esse trecho de cálculo mais pequeno, eventualmente medindo o tempo despendido na sua execução e comparando directamente em diversas máquinas com diferentes processadores.

Outra coisa, o Matlab já tem a capacidade de usar múltiplos processadores simultaneamente, ou usa apenas um núcleo de processamento? Eu já não uso Matlab há algum tempo... usei salvo erro o 7 Release 13, em trabalhos de algumas cadeiras da universidade.
 
Boas

Quanto as questoes do Xpirito posso correr apenas parte do codigo no entanto é a optimizaçao que leva tempo. Correndo apenas uma pequena parte ambos os computadores dariam resultados instantaneos.

Vou ver se consigo testar isso em ambos os computadores e comparar..

Obg
 
A primeira pergunta a fazer é: qual a versão de matlab que usas?

A segunda: O.S.?

A terceira: o que estás a usar são principalmente cálculos iterativos (simulações, etc), pesquisas?
 
Bom, estou de acordo com o já citado, julgo que para efeitos de calculo, o P4 será superior, é mais poderoso no que concerne a operaçoes de virgula flutuante.
 
Também concordo, para esse tipo de tarefas o processador é que tem a maioria do trabalho, embora não convenha mudares para uma máquina que tenha menos RAM do que a que possuis actualmente.

Há uns tempos fiz um trabalho sobre simulação para a faculdade no software Arena e comparámos os tempos de cálculo dos diferentes computadores para o mesmo número de iterações. Concluimos que o computadores que tinham melhores processadores eram os que demoravam menos tempo. Suponho que com o MatLab não seja muito diferente, tenta correr o mesmo processo em ambas as máquinas e compara os tempos.
 
Boas no seguimento deste topico queria fazer uma questão:

Quais os ganhos que poderei ter entre estes dois processadores:

Processador:Intel Core2 Duo P8600 (2x 2.40GHz) com Tecnologia Intel VT (FSB: 1066MHz)Cache:3MB L2
Processador:Intel Core2 Duo P9500 (2x 2.53GHz) com Tecnologia Intel TXT (FSB: 1066MHz)Cache:6MB L2
existe diferença de preço entre os dois vale a pena a diferença??
 
Boas no seguimento deste topico queria fazer uma questão:

Quais os ganhos que poderei ter entre estes dois processadores:

Processador:Intel Core2 Duo P8600 (2x 2.40GHz) com Tecnologia Intel VT (FSB: 1066MHz)Cache:3MB L2
Processador:Intel Core2 Duo P9500 (2x 2.53GHz) com Tecnologia Intel TXT (FSB: 1066MHz)Cache:6MB L2
existe diferença de preço entre os dois vale a pena a diferença??

Penso que o segundo poderá ter um desempenho significativamente melhor, sobretudo devido a ter o dobro da cache. Este aspecto pode fazer uma diferença significativa na execução de aplicações que trabalham com matrizes de grande dimensão, por exemplo.
Não sei qual é a diferença de preços entre os dois, mas, a menos que seja muito elevada, eu escolheria o segundo.
 
Penso que o segundo poderá ter um desempenho significativamente melhor, sobretudo devido a ter o dobro da cache. Este aspecto pode fazer uma diferença significativa na execução de aplicações que trabalham com matrizes de grande dimensão, por exemplo.
Não sei qual é a diferença de preços entre os dois, mas, a menos que seja muito elevada, eu escolheria o segundo.


A diferença é de 250€, talvez justifique o valor

Já agora muito obrigado pela ajuda
 
Se usares o P4 vais ter melhores resultados.

Quanto ao caso dos processadores de 2 ou mais nucleos, a verdade é que o matlab suporta isso, mas por exemplo no meu portatil que tem um core2duo não consigo que ele use os dois (aparentemente). Apesar da opção multithreading estar activada a verdade é que tento em linux como em windows a indicação do gestor de tarefas é que só um core faz calculos. Digo aparentemente porque já li algures que de facto ele usa os dois cores apesar de o gestor indicar apenas um.... não sei.

Já agora em relação ao fminsearch e às ditas funções altamente não lineares, o fminsearch faz optimização local, deve ser usado com precução. LOL
 
Se usares o P4 vais ter melhores resultados.

Quanto ao caso dos processadores de 2 ou mais nucleos, a verdade é que o matlab suporta isso, mas por exemplo no meu portatil que tem um core2duo não consigo que ele use os dois (aparentemente). Apesar da opção multithreading estar activada a verdade é que tento em linux como em windows a indicação do gestor de tarefas é que só um core faz calculos. Digo aparentemente porque já li algures que de facto ele usa os dois cores apesar de o gestor indicar apenas um.... não sei.

Já agora em relação ao fminsearch e às ditas funções altamente não lineares, o fminsearch faz optimização local, deve ser usado com precução. LOL

Consegues usar os dois núcleos ou mesmo mais se os tiveres usando parfor em vez de for por exemplo. Isto que dizer que esse ciclo vai ser realizado com os dois ou mais cores em simultâneo. Tens de fazer é matlabpool open antes de correres a simulação e matlabpool close depois de a concluires. Vê no help, tens lá toda a informação.

Cumprimentos
 
Back
Topo