1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Performance - Page file, obrigar a escrever tudo pa RAM

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por azeiteiro, 20 de Abril de 2006. (Respostas: 24; Visualizações: 2760)

1. azeiteiro

azeiteiro Power Member

Encontrei por ai uma maneira de por o windoze a usar o ram em vez do disco com este tweak:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management.

Change DisablePagingExecutive to 1
    Change LargeSystemCache to 1

Isto põe tudo estupidamente mais rapido. Tanto é que até parece bom demais. A questão é quais as consequências nefastas q isto pode dar, se é q as há?

Além disto mudei o tamanho do page file a usar pelo windows pro maximo de 1000, já q tenho 1 gb de RAM.

A nível de problemas, já consegui ocupar o ram todo e o pc ainda n crashou, só tive de terminar a aplicação pelo task manager (o jogo nem se mexia).

Quem sabe dizer algo sobre isto? A minha ideia é agora comprar mais ram pa dar margem de manobra e voilá, tenho um upgrade à performance q é um assombro ;)

2. Cooling

Cooling 1st Folding then Sex

isso so fica 100% "seguro" pra i com 2gb de ram...ele com 1gb ja ocupou tudo eo jogo nem se mexia...

3. ec99031

ec99031 Power Member

A questão é: Se trabalhares com files enormes que ultrapassem a capacidade da memória o que acontece????
    É bem provével que todo o trabalho vá pro galheiro... Mais vale colocar o page file num segundo disco "pequenino" e sem uso (não é tão rápido mas é seguramente melhor)

4. azeiteiro

azeiteiro Power Member

mas n importa. mm q crashe c uma aplicaçao pesada, os ganhos valem bem a pena. é so meter mais um gigazito pas curvas.

o meu prob é q ouvi prai falar em corrupçao de dados e mais n sei o q e apesar de n ligar nenhum, pode-me tar a falhar uma eventual complicaçao futura.

é q isto é MUITO mais rapido, tanto q n sei como ng tira partido disto. a menos q de probs. o prob é esse :P

5. azeiteiro

azeiteiro Power Member

trabalhos so do word e ppoint as vezes. n me acredito q esses ocupem assim tanto, mas deve concerteza haver prai quem ocupe com imagens e video ou coisas do genero e talvez pra esses isto n sirva, claro. como o meu prob de momento é mm a velocidade, isto parece-me a descoberta do século.

6. ec99031

ec99031 Power Member

Lá por ser word ou excel não penses que os ficheiros são sempre pequenos... Eu tenho em casa um ficheiro do word com aprox 180MB... Imagina o que isto dá quando se abre...
    Não te esqueças que a mem ram terá de suportar o que "normalmente" está na ram + o que "vai" pro pagefile... logo, faz as contas: se tens 1GB de RAM, desconta-lhe 170MB pro sistema em idle + 100MB pra 1 ou 2 aplicações iniciadas (270MB) ficas com 730MB de pagefile. abres um ficheiro do word com 50MB ficas logo com pouca memoria. Acredita, porque o windows é óptimo pra comer recursos...

Mas se funca tudo bem... ok... Ah, é verdade, logicamente que os jogos crasham se tiveres o pagefile na ram porque rapidamente ultrapassam a memoria do sistema e necessitam de mais memoria para manter os ficheiros de texturas e etc e tal... logo, se tem o page file na ram+ o jogo a correr na ram e não tens mais nenhum sitio para o jogo descarregar os files necessários... Vês logo o tilt que isso dá...

7. Morpheus

Morpheus Banido

só à uma maneira de saber realmente o uso da memoria, vai ao task manager e vê quanto é que está a ser ocupado, dp metes um prog a monitorizar a quantidade de memoria gasta aquando estás a jogar e a fazer tudo o resto e voilá tens o valor total que tens de comprar (basta analizar os picos) todavia convem que as memorias e o sistema n esteja em OC sn poderá haver corrupção de dados o que é chato ... a n ser que tenhas mem ECC

8. azeiteiro

azeiteiro Power Member

com uns tweakzitos tenho o oblivion a comer uns 700mb. isto ja a contar com os 140 do windowze e firewall. :D

mas entao se ng me aponta um problema de me rebentar o pc todo axo q vou mm comprar mais um giga e deixar tar isto assim.

a serio, experimentem a ver a estupidez da velocidade com q ficam ;)

(se rebentar qq coisa n se queixem a mim :P)

9. Morpheus

Morpheus Banido

mete mais memoria! n te esqueças é que o windoze tem um limite de 4 gb... e como queres desligar o pagefile o gajo n tem problemas a ler os 4 gb ... se for mais duvido que a tua board suporte... todavia o windows 2003 server já não tem qq problema a ler os 32 gb de ram que lhe podes meter!!

10. azeiteiro

azeiteiro Power Member

so da pa 3gb na minha board, mas de qq modo tb so lhe meto mais mem daqui a algum tempo por causa do €.

pa ja vai ficando c 1 gb e depois 2 e dps 3 e pronto.

mas essa do win usar um max de 4gb é uma dica porreira. ;)

11. JAFoNEXUS

JAFoNEXUS Power Member

Tenho um venice a 2660 mais 2gbs de ram e acabei de experimentar agora o tweak.
    Já tinha ouvido falar nele há bastante tempo mas so agora ao ler esta thread é q me lembrei de fazer isto, tb à algum tempo atras aki no forum ja falaram nisso, acho que ate foi o swimmer q iniciou a thread se não me engano.

Mas as diferenças são bem notorias, está mt mais rapido o windows mas tb nao experimentei ligar mais nada q puxasse, tipo o bf2, mas para já acho q vai ficar assim.

Tb pus "No paging file" no virtual memory das ops do win.

Já tou a imaginar os discos do futuro :drooling: :drooling: :D

12. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Seu valente...

Volto a repetir, com menos de 2Gb, não arrisquem... Testem mas não esperem milagres ;)

Bons tweakanços :P

13. ShadeX

ShadeX Power Member

Não nessesáriamente :) A maioria das apps de video e edição de imagem têm tendencia a usar rotinas proprias de paging, que funcam n vezes melhores que as do OS pq são application targeted. E tiveram de o faer pq se atm a gestão de mem virtual é o que se vê, acredita que já foi bem pior :P

Claro que se uma app depender do OS para isso, pode realmente dar a grande bronca...

Mas decididamente tenho de exp esse tweak... Raramente tenho mais de 500MB em uso do meu GB... e MEmso que tivesse de bumpar para 2GB valia a pena :)

14. MeY-ZiNG

MeY-ZiNG Power Member

eu estou a usar este e outros tweaks que encontrei no google há já 4 ou 5 dias e até agora nem um crash... tenho 1Gb de Ram e a utilização típica que tenho feito ultimemente inclui, por norma e em simultâneo os seguintes programas (24/7):
    - 2 ou 3 PDFs abertos no Adobe Acrobat Pro
    - Azureus e Free Download Manager, ambos a sacar entre 100kb/s e 1Mb/s, dependendo da hora
    - Mathematica 5.1
    - 2 ou 3 Documentos do Word abertos
    - MSN Messenger Live! 8 e Outlook Express
    - Firefox com cerca de 10 tabs abertas

como podem ver, a maioria são programas pesaditos... apesar de não ter usado jogos ou photoshop, não deixa de ser uma utilização exigente para a memória...

curiosamente depois de aplicar estes tweaks todos, incluindo um que era qualquer coisa do género "cada instância de um programa reserva o seu próprio espaço em memória" (teoricamente até ocuparia mais memória mas parece que não), nunca tive mais de 600mb ocupados! até o Firefox nas condições que mencionei raramente passa dos 60mb :o neste momento com 9 tabs está a ocupar 42mb...

15. Moliko

Moliko Power Member

Este tweak é fixe mas pelo menos eu no passado já tive problemas em jogos, nomeadamente o Colin McRae 3 que não funcava... e havia outros que quando enchiam o 1Gb de RAM (que é o que tenho) crashavam... estilo o FarCry e o Doom3... por isso acho que só é seguro se tiverem mais de 1Gb...
    Usei este tweaks durante muito tempo (uns 2 ou 3 anos) e tirando estes erros nunca tive outros problemas...

16. azeiteiro

azeiteiro Power Member

optmio, ta aqui uma coisa a levar pa frente entao.

o prox passo é meter mais um stickzito se for preciso e ta a andar ;)

17. Sniper

Sniper Power Member

se as pen drives de 1gb fossem mais baratas podia-se colocar la a memoria virtual , axo que ate era capaz de ter bons resultados :D, tenho de experimentar com uma que aqui tenho de 512mb a ver no que da.

18. vascorama

vascorama Power Member

isso já é velhinho, o tweak xp(a versão de lançamento) já fazia isso, eu queria era fazer como disse um user acima, localizar o pagefile noutro disco, como faço?

19. azeiteiro

azeiteiro Power Member

20. sotavento

sotavento [email protected] Member

eu tenho 2 page files (1 em cada disco) e isot nem se queixa ... experimentem mexer em 3dmax e photoshop com 512MB de ram num portatil ... arrastadeira powwa. :P

Partilhar esta Página