1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Performance RAID0 SSD Fraca (SANDFORCE)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por transistor, 18 de Junho de 2012. (Respostas: 4; Visualizações: 743)

  1. transistor

    transistor I fold therefore I AM

    Ora viva,

    Tenho aqui por casa uma máquina com com um array RAID0 composto por 2 drives SSD (SPV200S360G, conrolador SANDFORCE), a máquina tem chipset H77 (suporta SATA 3 nativamente) que verifiquei, após alguns testes rápidos, ter uma performance relativamente baixa:

    [​IMG]





    Estes valores não se encontram abaixo do expectável?

    Está tudo devidamente configurado, o TRIM está activo, o array tem um stipe de 32Kb. O software da intel está instalado (WIN7 X64) o write-back cache também está activo. Os cabos teóricamente suportam sata 3 (vinham com a mobo), os canais utilizados são os sata 3.


    Alguém que esteja a usar um array semelhante consegue dar-me uma noção dos valores que atinge, e que opções está a usar no datastripe, software no win, etc?

    Um abraço
     
  2. dblaster7

    dblaster7 Power Member

    eu tenho raid mas de samsung F3 no entanto ao olhar para a imagem vejo um teste num disco de sistema....natural baixar a velocidade ainda para mais com apps a correr. segundo sei esse chipset pode nao ser o melhor para raid. um z68 ou z77 era preferivel (penso eu de que) depois a stripe nao é 32 mas sim 128k (segundo a minha board). uma olhadela nestes aspectos :)
     
  3. transistor

    transistor I fold therefore I AM

    Bem, raid em discos mecânicos já utilizo desde 1998, e mesmo em discos de sistema o desempenho não justifica esta variação que tenho, deveria ser bastante mais rápido, não é por aí, isto está muito fraquinho.

    H77 ou Z77 é o mesmo para este efeito (raid sata 3), o controlador é igual.

    O stripe é mesmo 32KB, pode é não ser o mais aconselhado para os SSD's é o primeiro array destes (SSD) que monto.

    Está a falhar-me qualquer coisa mas não estou a ver o quê. Queria evitar estar a perder o tempo de fazer novo setup aos discos, fazer um novo array e instalar o S.O.
     
  4. dblaster7

    dblaster7 Power Member

    fazer uma imagem de instalacao do windows 7 por exemplo. rmexer na stripe e repor a imagem que fica tudo nos conformes. cheira-me a configuracoes de windows mal feitas....desactivar page file/indexaçao entre outros. procura o que for melhor para os teus ssd's em si
     
  5. _SkyWaLKeR_

    _SkyWaLKeR_ Power Member

    essas velocidades estao normais para 2 drives de 60GB em RAID!!
    n se podem eskecer de alguns factores quando analisam velocidades de discos SSD:

    1-o controlador SF comprime os dados a medida k sao colocados no disco, aumentando grandemente a velocidade de transferencia e de leitura....

    2-....mas nem tds os dados sao compressiveis....nestes casos a velocidade baixa considereavelmente em drives de menor capacidade...ou seja nas de 60 ou de 120GB...

    3- as drives SSD qt maiores mais rapidas...por isso n podem comparar as velocidades obtidas por discos de 480GB com discos de 60 ou 2x60 (k em termos de performance equivalem a 120GB) com discos de 480GB....pk especialmente nas velocidades de escrita a diferença é imensa...

    4- esse programa k usaste para testar os teus SSD usa dados nao comprimiveis...dai nao teres os valores publicitados pelo fabricante do teu ssd....experimenta a usar o ATTO e vais ver a diferença!!!

    5- normalmente o melhor Stripe é o de 128K....pelo menos se o teu objectivo for velocidade de transferência.....stripes pekenos na minha opinião so compensam se movimentares mts ficheiros pekenos....até pk menor for stripe e mais recursos de sistema gasta... se mudares para 128 és capaz de ver aumentar os valores de escrita e leitura sequencial (ligeiramente...nao esperes milagres)...mas os de 4K devem baixar ligeiramente...
     

Partilhar esta Página