1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Pergunta de maçarico

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Patich, 5 de Outubro de 2007. (Respostas: 28; Visualizações: 1533)

1. Patich

Patich Power Member

Olá a todos,
    Levei a minha filha a uma festa de aniversário. Teve lugar num armazém adaptado dos muitos que existem.
    Levei também a minha 400D sendo que era uma boa oportunidade para "encher o cartão".
    O meu problema foi o seguinte:
    - Usar a teleobjectiva (75-300 USM f/4-5.6) para apanhar os miúdos aos saltos e todas as fotos sairam tremidas.
    Estava a usar o modo Sport e a maquina o mais rápido que usou foi 1/20 (a f5.0).
    Eu nunca tinha usado esta lente nestes ambientes e a minha duvida é, como é que corrijo isto?
    Podem ajudar?
    Obrigado

2. timber

timber Zwame Advisor

Provavelmente tinhas pouca luz e essa lente também não é lá muito luminosa e no modo que estava a máquina acabou por usar velocidades insuficientes para parar a acção.

Ou usas um Flash, arranjas uma lente mais rápida ou mudas para o P (que também é um automático) e metes o ISO a 800, 1600,... (o modeo Sport usa 400 salvo erro) sem te esqueceres de mudar o AF para Servo para agarrar a cachoupada a correr.

3. adolfo dias

adolfo dias Power Member

n faço ideia de como funciona o modo sport, mas devias ter usado prioridade à abertura e manter sempre a maior abertura possivel e usar um iso 400/800 algo que saibas que n coloca ruido "estragavel" na foto

4. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

isso, era o que ele devia ter feito...
    Usar telephoto, nessas condições, também foi má ideia... usando wide angle, geralmente disfarça-se muito mais facilmente problemas de motion blur.

agora, o que se pode fazer para corrigir as fotografias...
    bem vai ser um bocado complicado, no entanto, podes sempre recorrer ao habitual photoshop, e tentar corrigir qualquer coisa (mas so vai funcionar caso os movimentos não sejam, multi-direccionais), filter -> sharpen -> smart sharpen -> remove: motion blur, e escolhe a direcção da distorção (causada pelo movimento) que queres corrigir.

ou podes experimentar sempre mais algumas ferramentas, que te podem dar jeito.

boa sorte com isso.

Última edição: 6 de Outubro de 2007
  5. Patich

Patich Power Member

Obrigado Koncaman

O objectivo da minha pergunta não é corrigir as fotos, essas já foram apagadas.

È sim, corrigir a minha actuação para que não se repita.

6. Patich

Patich Power Member

Obrigado Timber,

Efectivamente estavam com ISO 400.

Não experimentei o modo P.

Lá vou ter que por, amanhã, a miúda a correr dentro de casa para experimentar. Ela que até nem gosta nada...

A outra solução só o flash externo, ou é flash+nova objectiva?

7. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Para esse tipo de fotos conheço quem use a famosa 50mm 1.8. Tens que estar mais perto dos miudos, não há zoom e tens uma profundidade de campo algo reduzida, por isso convém dar uso às pernas e ir fazendo focagem manual conforme os miudos se afastam ou aproximam. A abertura de 1.8 deixa entrar imensa luz e quando combinado com um ISO elevado não sei até que ponto vai ser preciso o flash, mas aí o da máquina deve ser suficiente.

Isto é a minha opinião com base no que sei e no que vejo fazer, no entanto também sou um maçarico do caraças, por isso não te fies muito. :)

8. timber

timber Zwame Advisor

Acho que deves fazer experiências com o material que tens antes de te decidires por gastar dinheiro.

A tua máquina tem óptimo comportamento em ISOs elevados. O 1600 deve ficar muito razoável e o 800 fica bom de certeza.

9. mundano

mundano Power Member

Cá para mim, a maneira mais fácil de resolver o assunto seria por a máquina em shutter priority e escolher velocidades de obturação relativamente rápidas de forma a "congelar" o movimento, deixando o resto das escolhas como a abertura e o ISO ao critério do sistema de medição da máquina..

E depois é uma questão de ir vendo quais são as fotografias que saem melhores, olhar para o EXIF delas e ir aprendendo que settings usar nessas condições.

BTW, também penso que a lente não é a ideal para isso.. Especialmente se não usares flash. É claro que não estou a sugerir que compres uma lente nova para uma festa de aniversário que tenhas de vez em quando, mas se tiveres ai outras lentes no saco com mais abertura, acho que devias experimenta-las..

10. Patich

Patich Power Member

Olá, Rui
    Também usei a 50mm. Com esta as fotos ficaram boas, tinham é que ser ao perto.
    A questão é que nestas áreas de festas, 3/4 do espaço existente não está acessível aos adultos, ou seja, pra lá das cancelas (a zona dos escorregas insufláveis, piscinas de bolas, etc) é "crianças only".
    Daí ter experimentado a teleobjectiva

11. OldMan

OldMan Power Member

Assim como quem não quer a coisa, esses modos AF servem para que mesmo (digo, na prática)? Já cheguei a experimentar mesmo depois de ler no livro de instruções, mas costumo usar sempre no mesmo "AI FOCUS".

Já agora, uma questão uma bocado deslocada do tópico, qual é a diferença do modo da abertura e da profundidade de campo?

12. timber

timber Zwame Advisor

O AI Focus é o nome Canon para o modo automático que alterna entre o modo one shot e o servo. Outros fabricantes tem outro nome para a mesma coisa. O primeiro foca uma vez e fica ali, o segundo foca continuamente para manter um alvo em movimento focado, ou seja basicamente é um modo AF de desporto. Depois existem variações a este último modo conforme o modelo da máquina e o grau tecnológico do modulo AF.

Modo prioridade à abertura é mesmo isso. Escolhes uma abertura e a máquina faz das tripas coração para fazer a foto com essa abertura. É um dos modos mais úteis que uma máquina tem.

O outro costuma ser um modo onde se escolhe a profundidade de campo (ou seja o que está focado) e depois a máquina tenta fazer o resto. A meu ver não é particularmente útil.

13. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Olha, já aprendi uma coisa hoje, posso dormir descançado. lol

Existe modo em que escolhes a profundidade de campo??? Também quero isso na minha futura SLR. Eu aqui a borrar-me todo e a dar uso ao Photoshop para conseguir retratos com o fundo desfocado e existe um modo de disparo para isso.

No entanto é como o timber disse. O Av (Abertura) é bastante útil, já o da profundidade de campo talvez seja util em retratos ou quando só queres focar um dos motivos, no entanto acho que isso é raro acontecer. (No meu caso é...)

14. Koncaman

não precisas de modo de disparo nenhum para fazer isso...
    isso é so um daqueles modos um bocado inuteis, para quem não quer ter trabalho nenhum.

para desfocar o fundo, basta escolher uma abertura o maior possivel, evitar usar o wide angle, e distanciar um bocado o 1º plano, do plano de fundo. depois basta focar o 1º plano, e fotografar.

o modo de profundaide de campo, não de vai fazer muio mais que isto... se o 1º plano, e o plano de fundo estiverem muito proximos, podes dar as voltas que quizeres, que não consegues desfocar o plano de fundo, sem desfocar o 1º plano.

15. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Pois, eu sei fazer isso no modo manual, mas muitas vezes, por exemplo numa sala normal, não tenho espaço para usar a Tele e ter o 1º plano bem afastado do 2º. Para não falar que a abertura máxima da minha máquina é aquilo que se sabe, 2.8.

Eu por acaso já estava a viajar, mas não estava a ver esse modo a fazer milagres da óptica, simplesmente pensei que adicionasse algum gaussian blur durante o processamento como faz com noise reductions e coisas assim. Ou seja, Photoshop na máquina... lol

16. Koncaman

2,8 é considerado uma boa abertura.

e depois, varia de lente para lente, ha lentes que a f2,8 conseguem menos DOF que outras lentes com a mesma abertura (assumindo que se trata de uma SLR)

17. OldMan

OldMan Power Member

Era o que eu pensava portanto. Não me lembro de usar esse modo da profundidade de campo para nada, o que mais uso é mesmo o da abertura, a menos que queira algo mais rapido e aí uso o "Sv". O modo "M" de "Manual" também não me lembro de lhe dar um uso especial, acho que os outros dois modos safam bem.

Em relação à abertura, a 18-55mm do kit tem abertura de 3.5-5.6 e eu normalmente só consigo fundos desfocados com objectos pequenos.

Com uma 50mm f/1.8 consegue-se fazer desfoques destes a essa distância?
    (já agora se alguém poder por aí um link com fotos tiradas com esta objectiva eu agradecia)

18. Rui Marto

Rui Marto Power Member

É uma compacta (está aqui por baixo do que acabei de escrever), a DSLR ainda não mora cá... Ainda! :) Depois de morar a 50mm 1.8 é um must have.

19. Koncaman

Última edição: 6 de Outubro de 2007
  20. OldMan

OldMan Power Member

Era mesmo isso, parece-me bem!

Partilhar esta Página