Pergunta de uma ficha de Redes

OKappa

Membro
Olá pessoal, estou a responder a umas perguntas de uma ficha de redes da faculdade e não encontro uma resposta clara para esta pergunta:

"Imagine que ligava um novo cliente de DHCP à rede. Descreva o comportamento deste cliente e dos servidores, caso existissem dois ou mais servidores DHCP na rede."

Alguém me consegue ajudar a responder à pergunta ou dar-me algum link de um website para responder a esta pergunta.
Eu respondia algo deste género: (mas parece-me um bocado incompleto)

Um dos servidores DHCP que não estivesse com gama de endereços ocupados atribuía um novo IP ao novo cliente.
 
2 DHCP, que tivessem na mesma gama 192.168.1.xxxx
dava buraco...
se tivessem em gamas diferentes, ja não!!!


ora, tens o router do teu operador de rede... 192.168.1.1 (a maioria deles tem esta gama de ip)

compras outro router ou ou um switch (com gestão proporia), porque necessitas de mais portas de rede para ligar mais equipamentos.

na mesma gama, da buraco.
terias que mudar a gama de ip do segundo, para algo do tipo: 192.168.2.1


o primeiro, do teu operador, controla o que esta ligado directamente a ele,
e o segundo ao que esta ligado ao segundo.

DESLIGANDO O DHCP,
o que acontece, e que e que o trafego é "controlado" / atribuido pelo 1. router... portanto o do teu operador.



DESCULPA NÃO SER MAIS EXACTO, mas basicamente e isto!
 
Última edição:
Desculpa não percebi muito bem tás a dizer que se desligasse o segundo server dhcp o primeiro server dhcp é que controla todo o tráfego?
Sim. Mas apenas se tiveram na mesma Gama de ips...
Tipo 192.169.xxx.1


Se for diferente, não funciona.
Router operador 192.168.xxx.1. Com Dhcp activo



2 router, DHCP desactivo, gama ips 192.168.yyy.1

Aqui o que acontece é que se ligares por exemplo um computador que tenha a atribuição de ips automática, não se vai conseguir ligar à rede.

Porque a placa de rede está preparada para ser o router a dizer qual é o número com que ele vai ficar, sendo que o router também está à espera que seja a própria placa a dizer que tera k ter o numero de ip xxxx
 
Parece-me uma pergunta traicoeira.

Nao e boa pratica teres dios ou mais servidores dhcp na mesma rede, assumindo apenas um segmento, se considerares uma rede, mas com vrias vlans nao ha problema nenhum em teres vrios servidores dhcp, cada um na sua vlan.

Contudo apenas num segmento podes ter mis que um servidor dhco, apenas nao devem sobreposicao dde ips na pool.

Dhcp server 1
Pool: 10.0.0.1-10.0.0.100

Dhcp server 2
Pool: 10.0.0.101-10.0.0.250


Outro cenario pela pergunta é teres varias vlans e considerares a mesma rede, podes ter um dhcp server por vlan nao havendo nenhum problema.

A questao tambem pede para explicr o que acontece quando um computador se loga numa rede.

Discovery - the client broadcasts a message on the local network segment its connected to, to discover available DHCP servers.
Offer - a suitably configured DHCP server receives a request from a client, and offers it an address from its pool of available addresses.
Request - The client replies to the offer, requesting the address received in the Offer.
Acknowledgement - The server acknowledges the request, marking the address as used in its pool of addresses, and informs the client of how long the address lease is valid for, and any other information needed.

Tens aqui o basico,nao tenho paciencia para traduzir, fiz copy/paste.

Escrevi pelo tlm, julgo nao me ter enganado em nada.
 
Back
Topo