1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Pergunta idiota - Uma fonte pode provocar um incêndio?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por S.T.E.E.L., 14 de Janeiro de 2005. (Respostas: 17; Visualizações: 964)

1. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Eu explico... :D

Tenho aki uma fonte de 250 watts... se eu lhe retirar a ventoinha ela corre o risco de pifar... Ok. Isso não me preocupa, estou disposto a correr o risco para ter silêncio. O k eu keria saber era se isso acontecer a fonte pode provocar um incêndio, pk nunca se me keimou nenhuma, não sei o quão perigoso poderá ser.

2. redalert

redalert Folding Member

pah... para responder a essa pergunta digo-te para ires ao google e procurares por "al-kaeda". eles é k dominam bue operações suicidas e atakes ah bomba com incendio de seguida! :lol:

tens amor a tua vida?! se sim pensa bem pra k raio a fonte tem la a ventoinha... :rolleyes:

[[]]

3. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

É uma fonte de 250 watts... Já li algures sobre alguém k já tirou a ventoínha da fonte e não teve problemas, eu só keria saber se era assim tão perigoso. Isto não é propriamente uma bomba... :007:

4. fish

fish Power Member

sei k uma fonte pode provocar incendio por curto-circuito, uma vez ia fazendo isso. agora por temperatura n sei, experimenta isso num sitio seguro durante algum tempo depois logo ves. se poderes monitoriza a temperatura

5. Cooling

Cooling 1st Folding then Sex

se tiver poucas coisas ligadas (apenas 1 disco) se n tiver muito load pode...mas n e aconselhavel!

6. A tua pergunta é um boacdo idiota temos de reconhecer :D

Muitas pessoas não têm sensibilidade para o que são 250W. Digo-te desde já que é muito. As consequências térmicas são uma questão de resistência eléctrica, claro. Basta dizer-te que o filamento incandescente de tungsténio numa lâmpada de 25W está a uma temperatura bem acima dos 1000ºC! Claro que a resistência dos componentes de uma fonte não é tão grande, mas é suficientemente grande para exigir algum modo de arrefecimento (por isso é que alguém se lembrou de lá por uma ventoinha).

Não só corres o risco de ficar com o quarto a cheirar a circuitos queimados, como corres o risco de ficar sem motherboard, porque quando a fonte sobreaquecer e alguns componentes derreterem é possível que alguns contactos inconvenientes se façam e pode dar-se uma descarga de corrente mesmo na presença do fuzível.
    Por isso a menos que queiras assassinar a motherboard acho que mais vale aguentares o zumbido da ventoinha.

PS: Existem fontes no mercado com ventoinhas razoavelmente silenciosas.

7. mavatar

mavatar Power Member

Epá, por nabice minha, queimei uma fonte de 350 W há pouco (tinha a ventoinha desligada). a caixa deve ter chegado aos 70 ou graus e a fonte nem imagino. Pifou de sobre aquecimento mas não fez mais estragos. Mas sim, sobretudo por curto circuito pode procar incendio. Por sobre aquecimento também, mas já é algum azar. Quanto ao estragar boards, pode acontecer mas em principio pifa sozinha, sem mais estragos.

8. CoolZero

CoolZero Power Member

Tive a minha eurotech de 460w sem a ventoínha a funcionar, durante uma semana.... deixava o emule a bombar, jogava UT2004... o máximo q me aconteceu foi uns restarts esporádicos....

Isto aconteceu pq um fio se meteu pela ventoínha, impedindo esta de rodar.. e só notei passado 1 semana... sei q é uma semana pq foi qdo trokei a fonte de caixa (da velha para a nova)... FIkei espandtado da fonte não ter dado o berro... mas qdo a desmontei tava bem kentinha.. ihihih

9. suB

suB Banido

Se é o som da ventoinha que te incomoda, que tal trocares de fonte para uma com cooling passivo ?

10. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Bem, estou a ver que é melhor deixar lá a ventoínha... :-D

Devo dizer que o meu disco Seagate (dos tais silenciosos) faz mais barulho k a fonte actualmente...

Uma coisa k tenho feito e que tem resultado lindamente em termos de silêncio é virar a ventoinha ao contrário (a mandar ar pa dentro da fonte), reduzindo a sua velocidade através de um controlador. Para este disco se ouvir mais k a fonte imaginem a velocidade da ventoinha... O certo é k tenho isto assim há meses e nunca tive problemas.

Daí a minha questão...

11. redalert

redalert Folding Member

nao é? a pala da ignorancia ha muita gente que morre. uns por intoxicacao por monoxido de carbono outros por uma vela k incendiou a casa e outros k tiram as fans as fontes... :D

se keres silencio compra uma fanless. nao inventes! ;)

[[]]

12. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Por isso é k eu perguntei...

E não, não vou comprar uma fanless :D

13. redalert

redalert Folding Member

um bom mod k poderias fazer era desenhares um sistema de dissipadores em cobre pra tua fonte. compras barras de cobre, desenhas e substituis pelos k a tua ja tem. ;) ajuda a dissipar o calor e a reduzir a necessidade de fans barulhentas. :P

[[]]

14. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

E que tal comprastes uma Noiseblocker S1 e trocar? Depois cortas aquelas grelhas que só por si faz ruido devido a passagem do ar ao bater e tens silencio por muito pouco €...

Agr desligar a fan corre os risco de pifar hardware...

15. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Essa cena dos dissipadores de cobre é boa ideia, eu só preciso de saber mesmo o k é k numa fonte precisa de ser refrigerado... Sou um leigo nesta questão. Quanto ao cortar a grelha atrás, é o k tenho feito sempre, além de virar a ventoínha a mandar ar pa dentro, e faz bastante diferença em termos de ruído. Recomendo. :x2:

16. Shakawkaw

Shakawkaw Suspenso

Posso estar a dizer asneira, se for esse o caso corrijam-me, mas parece-me que para um projecto destes seria melhor usar aluminio, passo a explicar o porquê da minha ideia:
    O cobre é melhor transmissor de calor, mas o aluminio dissipa melhor, como a fonte não vai levar nenhuma ventoinha seria melhor priveligiar a dissipação do calor. Acho que a condutividade térmica elevada do cobre só rende se tiveres um mecanismo de dissipação, como seria o caso da ventoinha... ;)

17. redalert

redalert Folding Member

boas

basta substituir os dissipadores dela (aluminio de certeza) por uns de cobre com design optimizado e colocar uma fan ultra silenciosa (sim pk ha sempre dispositivos k embora nao necessitem de dissipadores estao dependentes da circulacao de ar para funcionarem correctamente; nao sobreaquecerem).

acho k te contradizes. :) digo eu..... :sad:

[[]]

18. DJS

DJS Power Member

tipo no p3 do meu cota sakei as fans tds incluindo a da fonte (fonte de 250 ou 350 agr n me lembro) e akilo ja la ta a mais de meio ano 24/7 smpr a bombar sem se queixar.

estes ultimos dias tenho deixado o pc aki do 4º ligado e como a qtec(400w) faz um xavasco dakeles parei-lhe as fans durante a noite e no prob, claro k aquece bastante mas ainda nunca se queixou

Partilhar esta Página