1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Pergunta para quem REALMENTE percebe de Informática...

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por kazuza, 9 de Outubro de 2003. (Respostas: 19; Visualizações: 1372)

1. kazuza

kazuza Power Member

Deparei-me com um problema hoje quando tentei arrancar com a minha máquina em DOS, e ela simplesmente negou-se a carregar os controladores para CD-ROM assim como as ASPI...

Será devido ao novo chipset (875P)?
    Penso que não, mas...
    Porque será?
    Já testei várias versões dos seguintes ficheiros:

ASPI2DOS.SYS
    ASPI4DOS.SYS
    ASPI8DOS.SYS
    ASPI8u2.SYS
    ASPICD.SYS
    BTCDROM.SYS
    OAKCDROM.SYS

Enfim, os ficheiros geralmetne encontrados numa vulgar disquete de arranque com suporte para CD-ROM...

Só que teima em não carregar os controladores, ficando num loop indefinido a acer ao disco, não carregando mais drivers nenhum, nem executar o resto do auteoexec.

Li, já não sei onde, que só tem suporte nativo para 4 dispositivos. É verdade?
    Tenho 4 drives ópticas (3 ligadas ao IDE da board, e outra por controladora RAID ), e um disco ao IDE da board , mais 4 discos ligados a uma controladora IDE/RAID Adaptec...

Alguém tem soluções?
    Será algo, que por eu estar tão cego não me estou a lembrar?

Obrigado por eventuais respostas...

2. Seavoices

Seavoices Power Member

O que me parece é que os drivers que estás a utilizar, além de serem do tempo da Maria Cachucha (a.k.a. Windows 98), não estão a detectar as controladoras que tens. Mas, ao contrário do que possa parecer, não é normal não detectar as drives opticas da controladora On-Board. Agora relativamente às drives opticas ligadas às controladoras RAID é perfeitamente normal que não detecte porque os drivers podem não estar definidos para essa controladora... Sendo a tua nova controladora um I875 e ser recente... pode ser este o problema

Tenta encontrar outros drivers ou outras Boot Disks pela net a ver se o problema é dos drivers ASPI serem antigos ou não...

Agora que é estranho, lá isso é...

3. Any

Any Power Member

kazuza a tua raid n trouxe diskete para instalares em DOS? se tiver e provavel q possas instalar isso apos o boot da makina para q te deixe permitir em DOS aceder as drives q la tens.

4. Mig

Mig Power Member

Diskettes com defeitos físicos já me brindaram com coisas desse género...

Verifica isso também, se ainda não o fizeste.

5. kazuza

kazuza Power Member

Todas essas hipoteses já foram "cobertas"...
    Só queria ter mesmo acesso a uma drive óptica...

6. savanger

savanger Power Member

...já tentaste fazer o boot directamente a partir de um cd do win98/me e verificar se o problema persiste??

7. kazuza

kazuza Power Member

Esse tipo de arranque usado nos CD's originais, não carrega controladores...
    Faz boot por El Torito sem emulação.Por questões de memória, não é o que eu preciso...

8. savanger

savanger Power Member

...e já tentaste o "velhinho" controlador da Creative SBIDE.SYS ?

só tens de o carregar no config.sys com /d:mscd001 /p:1f0,14 ou /p:170,15 conforme o controlador IDE onboard que queiras usar

9. kazuza

kazuza Power Member

Também não resulta... :005: :005: :005:

10. savanger

savanger Power Member

...tenta o mesmo procedimento só usando os canais onboard, com ambas as controladoras RAID desligadas.

11. kazuza

kazuza Power Member

Não posso!
    O objectivo é usar os canais IDE como fonte, e uma das controladoras como destino (DVD-R) ... :005: :005: :005: :005:

12. chight

chight Power Member

...foi propositado ou vícios do passado? :D

13. kazuza

kazuza Power Member

Mesmo vicios do passado... ;)

14. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

Isso já me aconteceu... Julgo ser uma kestão de drivers, no meu caso tive k experimentar outros drivers para k o CD-ROM funcionasse correctamente.

15. peter alien

peter alien Power Member

Última edição: 20 de Outubro de 2003
  16. kazuza

kazuza Power Member

Nope... :005:

Estou prestes a desistir... eu... ....

17. Korben_Dallas

Korben_Dallas Zwame Advisor

Tenta com estes da Mitsumi.

Eu sp me safei com as disks de boot de dos 6.2 e nunca precisei de mais nada :P

Ficheiros Anexados:

18. banid0

banid0 Power Member

isso também me acontece!

com o meu PC da sig, com o win98 em cdrom , arrancando do cd...ele "freeza" com o cursor a piscar! quando quero instalar o win98 neste pc tenho duas soluções:

1-mudo o disco para o PC do cota e instalo dai

2-copio o cd para o disco e corro o setup sem drivers para cdrom :D

lamento nao poder ajudar muito..

19. kazuza

kazuza Power Member

RESOLVIDO!

Quando se necessitar de arrancar em DOS (não sei se será só o meu caso, por ter tantos dispositivos lá agarrados :D ), tem que se ir à BIOS, nas opções IDE, e activar o modo de compatibilidade...
    Só assim ele me arranca com suporte para CD-ROM...

20. peter alien

peter alien Power Member

YEsssssssssssssssssss !

Partilhar esta Página