Dúvidas Pergunta sobre virus.exe

Moutinho8

Power Member
Tenho uma pergunta, quando temos por exemplo um virus .exe no pc se nos nunca o executarmos ele nunca fará mal? Ou mal entra um virus desses no pc sem o executarmos ele ja está a trabalhar?
Não sei se me expliquei bem...

Cumps
 
Última edição:
Tenho uma pergunta, quando temos por exemplo um virus .exe no pc se nos nunca o executarmos ele nunca fará mal? Ou mal entra um virus desses no pc sem o executarmos ele ja está a trabalhar?
Não sei se me expliquei bem...

Cumps
O problema estará com os executáveis que já não dependerão do utilizador para correrem.

Zee
 
Vou tentar dar uma explicação muito simplificada:

Os vírus em geral, são programas normalíssimos. Assim como o Word ou o Excel não ficam a correr até tu os abrires, um executável maligno que tenhas no computador também não.

No entanto, é possível um programa fazer-se a si mesmo correr automaticamente em várias circunstâncias. Por exemplo, quando colocas um CD de um jogo, aparece-te imediatamente uma janela a perguntar se o queres jogar, instalar, etc. Agora imagina que esse programa não abre essa janela mas faz outras coisas ... "diferentes" :)
Para além disto, também é possível um programa correr automaticamente assim que ligas o computador. Por exemplo, muitas pessoas têm o Windows Live Messenger a correr assim que ligam o computador, sem terem de o abrir manualmente.
Qualquer programa pode fazer isto. A detecção destes programas, e consequente remoção, normalmente, não é muito difícil, e fazem-se usando programas como o HijackThis (ver).

Os chamados "cavalos de Tróia" (Trojan horses) são programas que supostamente fazem algo que queres, mas, sem tu saberes, fazem outras coisas. Imagina que sacaste um jogo de cartas gratuito da net, e o jogo até funciona, e gostas de o jogar, mas cada vez que o ligas ele envia um e-mail ao autor com informações pessoais tuas.

Depois, existem programas muito mais avançados, e esses é que são verdadeiramente perigosos. Podem ser executados automaticamente num computador sem que faças o que quer que seja - basta teres o computador ligado à Internet e sem defesas como actualizações em dia e uma firewall relativamente boa - e aproveitam-se de erros de programação dos sistemas operativos (e este é um grande motivo pelo qual se fala tão mal do Windows :P ). Estes entram em qualquer computador com a falha "exposta". Depois, até que ponto o computador fica comprometido, depende do que o programa faça. Não os costumas ver, porque, regra geral, escondem-se bem.

Para terminar, muitos destes últimos programas chegam a alterar componentes do sistema operativo de forma a que o próprio sistema operativo esteja infectado "a fundo". Nesses casos, é mais seguro reinstalá-lo do que tentar remover o vírus.

Portanto, teres um vírus .exe que não está a ser executado, nem está programado para arrancar automaticamente, em princípio (e desde que não hajam acidentes) não deve fazer mal.

Eu até costumava sacar aqueles que vêm por e-mail a dizer que recebi um cartão de alguém do Brasil, trocava a extensão .EXE por .VIR ou assim (para que nunca fosse executado automaticamente, nem por acidente), e fazia colecção, mas depois deixei-me disso :D
 
Última edição:
Atenção que existe malware que, mesmo não sendo executado pelo utilizador, infecta a máquina.

Por exemplo, o windows lê o ficheiro para criar o thumbnail de um ficheiro de vídeo, já existe há muito tempo código que explora isso mesmo, entre outros potenciais situações no mundo Windows.

O ideal é não estar a utilizar uma conta com admin rights quando se manuseiam conteúdos dessa natureza, ou utilizar uma sandbox.
 
Pessoal, obrigado pelas explicações tiraram-me as duvidas.

P.S: Kayvlim grande explicação e muito util ajudaste-me no que eu queria e ainda aprendi mais umas coisas, obrigado.;)
 
A mim aconteceu-me uma coisa muito mais engraçada.. Sabem aquele botãozinho que serve para encerrar o pc. Pois, esse mesmo. Desapareceu. O mesmo aconteceu ao reeinciar, suspender e mudar de utilizador.

Engraçado, é pena é não saber resolver o problema
 
Back
Topo