Perguntas básicas : hard drive + SO

edgler vess

Power Member
Viva

Preciso de ajuda no seguinte :

Vou colocar um novo disco duro ( 60 giga ) no meu computador ( retirando o que lá estava pois avariou ) e pretendo instalar o WinXP.
Quais os procedimentos básicos para instalação de um disco duro e posterior instalação do SO ?

- Necessito de diskete de arranque ?
- O disco duro é automaticamente reconhecido pela Bios?
-Devo alterar os anteriores parâmetros de configuração da Bios que estavam definidos para o anterior disco ?
- Como particionar e formatar ?
- Devo usar o fdisk ? E o format ?
- Devo usar apenas duas partições ( 30 + 30 ) ?

Claro que pedir um tutorial é demais mas se puderem dar umas dicas agradeço.
Já procurei sites com boa informação sobre isto mas estão todos um bocado desactualizados.
Se conhecerem bons links sobre isto digam.


Cumprimentos

Edgler
 
edgler vess,


1 - Necessito de diskete de arranque ?

Não, a não ser que o teu CD não seja bootable.

2 - O disco duro é automaticamente reconhecido pela Bios?
3 -Devo alterar os anteriores parâmetros de configuração da Bios
que estavam definidos para o anterior disco ?

Em principio a tua Bios esta definida como "Auto" para todos os canais IDE, e detecta-o no arranque.
É automatico.

4 - Como particionar e formatar ?

O processo "inical" de format do disco é feito no inicio da instalação do SO, com um menu "explicativo"

Em principio ele vai-te dizer que o disco está vazio, depois pergunta se queres criar uma partição e se queres formatar e instalar naquela partição.

É facil.

O resto do Disco formatas depois de instalado o Windows.


5 - Devo usar o fdisk ? E o format ?

Não.

6 - Devo usar apenas duas partições ( 30 + 30 ) ?

A mim parece-me aceitavel, mas tu é que sabes o melhor para
o teu caso.

Eu no disco "principal" tenho 3 partições. 10G para o SO e Programas, 20G para jogos e 50G para dados.
 
Se fizeres 2 partições na instalação do Win XP é como se tivesses 2 discos.
No explorer e no My computer vai aparecer-te Disco C e Disco D.
O Disco C é onde estará instalado o Win XP. O Disco D ainda não está formatado e não podes lá guardar dados.
Para formatares o Disco D vai ao exlporer ou ao My computer e clica com o botão direiro em cima do ícone do disco, e uma das opções que te aparecerá no menu é format, e pronto aí vais tu!!!!!!!!!!
 
Back
Topo