Artigo/Análise Perguntas frequentes sobre IP PBX, SIP e VoIP

Especialista não me considero, mas desde que tomei o gostinho pelo Asterisk que aprendi muito sobre VoIP e sobre o Asterisk em si.
Actuamente tenho um projecto a decorrer que visa a instalação de um servidor Asterisk com cerca de 150 telefones VoIP (Polycom) ligados a 1 primário. O projecto está actualmente na fase final, já com a infrastrutura nova a postos. Neste momento falta limar arestas tal como os Faxes (4) via ATA e a mudança de numeração. Um projecto que me está a agradar particularmente e que espero que corra bem. Colegas de profissão com que contactei já fizeram a mudança e não se arrependeram do que fizeram, por isso estou confiante.

Se quiserem vou deixando notícias de como o projecto está a decorrer.

Cumprimentos:):):)
 
Parabens pela thread! Estou actualmente a fazer um mestrado na área de Voip, mais concretamente relacionado com o PBX Asterisk. E confirmo que este FAQ está muito boa!
 
Infra-estrutura de Redes para Telefonia IP

Infra-estrutura de Redes para Telefonia IP
Os sistemas de telefonia IP consistem basicamente em utilizar a tecnologia de voz sobre IP para transportar uma chamada telefónica de um orador ao ouvinte pela rede mundial de computadores.
Para que seja possível, a rede do ITSP (Internet Telephony Service Provider) deve ser conectada a Rede Pública de Telefonia Fixa Comutada, a STFC. Contudo, o processo deve passar por várias etapas desde a conversão do processo de sinalização SS7 ao modelo SIP e a codificação do padrão PCM ou similar para a codificação IP.
A figura abaixo esboça um esquema de uma chamada VoIP para a Rede STFC.


Untitled1copy.jpg

Figura 1 – Diagrama Básico de Interconexão ITSP – STFC
Devido aos processos de tráfego de dados que exigem tempo real pela Internet, a solução ideal para este cenário é a implantação de um sistema dedicado de acesso entre o CARRIER e o ITSP visando as rotas menos congestionadas e de menor latência e a implantação de QoS fim-a-fim. Nesse ambiente, uma brusca variação entre o link principal do ITSP com o CARRIER acarretará em danos a qualidade das chamadas.
Outro processo adequado para a utilização no cenário de usuários particulares e pequenas empresas é a implantação do sistema de QoS para a rede local, utilizando roteadores de banda larga modelo SOHO (Small Office and Home Office). O tráfego poderá ser priorizado para a aplicação VoIP garantindo uma banda mínima sob efeitos de grande tráfego gerado pelo usuário e a limitação de banda do seu link de acesso a Internet.
Relacionados à economia financeira, o ITSP poderá estabelecer conexão com qualquer CARRIER em qualquer localidade do mundo e ainda estabelecer a chamada para o orador distante de forma local para o sistema STFC, neste ambiente de telefonia IP, ainda existe a segmentação da infra-estrutura dividindo-se, em rede IP e rede TDM, sendo essa a predominante.
Chamadas estabelecidas dentro da rede do ITSP são de maior simplicidade e facilidade de gerenciamento e correção de falhas, a figura abaixo esboça a topologia de uma Chamada IP realizada sobre via no domínio do ITSP.

Untitled2copy.jpg

Figura 2 - Diagrama Básico de uma chamada via Internet
O principal problema enfrentado durante uma chamada IP pela Internet está relacionado ao atraso fim-a-fim provocado pelo tempo de processamento necessário à codificação e a transmissão pela rede mundial.


Bom, é isso, espero ter ajudado. Qualquer dúvida, deixe um comentário ou mande um e-mail. Abraços!
www.asterisk.pt
www.asteriskportugal.org
 
Última edição:
Achas?

Quem criou o tópico já tem bastante experiência mas de qualquer modo um dos projectos onde participei só tem cerca de 3000 extensões divididas por 4 filiais e cerca de 200 linhas em gateway mode e mais 40 canais simultanêos de saída VoIP.

Esse projecto está implantado e a funcionar à cerca de 2 anos. Ninguém se queixa. Volume de negócios da empresa... alguns milhões... nome: Soares da Costa (construtores)

Parcerias de negócio: nós, IPBRICK, Mactek e Beltrónica

Se fosse assim tão fracoacho que empresas como esta, Ministério das Finanças, BPI, BPN, BCP, SIC, TVI, RTP (Novas Instalações) entre outras não estariam a apostar nesta tecnologia.

Claroque quem não tem QoS, PC's limpos e bem programados, e pelo menos uma boa ligação, nunca terá bom VoIP...

Mas isto é apenas a minha opinião.

Porque utilizará a Cabovisão, Clix, TV Cabo entre outros atecnologia VoIP nas suas ofertas de telefone?

Cumps,

Boas.

Sou admin de sistemas de uma empresa concorrente da Soares da Costa (one of the Big Ones) e este ano ficará concluido um novo sistema de VoIP baseado em Asterisk (actualmente em implementação e testes intensivos). Supreendente em todas as formas, o sistema permite escalar a tal forma que praticamente só tem limitação na largura de banda interna (VPNs). Permite interligar todos os pontos da empresa (inclusive estrangeiro) como se uma simples extensão se tratasse e poupar largas somas em comunicações. Actualmente vai iniciar com 150 extensões, planeado para chegar às 400/500 e 12 filiais/empresas do grupo.


BTW, que marca/tecnologia (O IPBrick sei que usa Asterisk) usaram para os telefones?

Cumps
 
Última edição:
Implementação de Voz sobre IP - 9 Dicas de segurança

[FONT=&quot]IMPLEMENTAÇÕES DE VOZ SOBRE IP

[/FONT]
[FONT=&quot]Implementações de Voz sobre IP (VoIP – Voice over Internet Protocol) tornam-se cada vez mais comuns. Consequentemente, mais redes e sistemas legados são conectados a redes públicas, permitindo que organizações reduzam custos e aprimorem os produtos e serviços que oferecem, enquanto que os usuários aproveitam uma variedade de novos e avançados serviços.[/FONT] [FONT=&quot]Vários analistas projectam percentagens diferentes de crescimento para o mercado de VoIP, mas todos concordam que as implementações de VoIP crescem rapidamente e espera-se que continuem a aumentar com maior rapidez. Deve-se lembrar que, ao passo que a voz é mais importante para os serviços e para a experiência do usuário (qualidade de voz e latência), a parte do IP é mais importante para a segurança dos dados. A segurança é muito importante ao implementar VoIP, porque cada elemento da infra-estrutura está acessível na rede, bem como qualquer computador, e pode ser atacado ou utilizado como ponto de lançamento de ataques mais profundos à rede ou à organização.[/FONT]

[FONT=&quot]Crescentes factores de risco[/FONT]
[FONT=&quot]Chamadas por VoIP são sujeitas a ataques de DoS (Denial of Service), portais hackeados permitindo chamadas gratuitas não autorizadas, monitoração de chamadas e redireccionamento mal-intencionado de chamadas.
O VoIP também apresenta certos desafios específicos de segurança. Ambas as partes de uma chamada de VoIP (as mensagens de configuração de chamada e o próprio fluxo de média da chamada) devem ser inspeccionadas. O fato é que mais bugs de segurança
[/FONT] [FONT=&quot]relacionados à VoIP foram relatados esse ano do que em todos os anos anteriores a 2006 juntos.[/FONT]

[FONT=&quot]Mais de um protocolo[/FONT]
[FONT=&quot]Há vários protocolos que podem levar o nome “protocolo de VoIP”. Experts na área de VoIP defendem protocolos diferentes porque eles apresentam vantagens diferentes, mas no que se refere à segurança, há várias considerações em comum para a maioria dos protocolos de VoIP. A utilização das melhores práticas de segurança elimina os factores de risco e os vectores de ataques adicionais.[/FONT]

[FONT=&quot]VoIP e vulnerabilidades de segurança[/FONT]
[FONT=&quot]Uma infra-estrutura de VoIP acrescenta sistemas de troca de tronco privado; portais; servidores proxy, de registo e de localização; e telefones a backbones IP. Cada elemento de VoIP, quer seja um sistema embutido ou um servidor disponível comercialmente rodando um sistema operacional também disponível comercialmente, é endereçável e acessível na rede de dados, como qualquer outro computador.[/FONT] [FONT=&quot]Cada elemento de VoIP tem um processador rodando um software e um stack TCP/IP que podem ser atacados. Ataques a comunicações de dados podem vir através da infra-estrutura de voz do IP e vice-versa. Ataques de DoS a elementos fracos de VoIP podem saturar a rede de tráfego de voz falso, degradando o desempenho da rede ou desligando as comunicações de voz e dados.[/FONT] [FONT=&quot]Um portal que foi hackeado pode ser utilizado para fazer ligações gratuitas não autorizadas. Comunicações de voz não protegidas podem ser interceptadas, e roubadas ou corrompidas. Pacotes de voz não comutados podem ser encontrados e monitorados em tempo real. Telefones que utilizam software para converter um PC em um telefone[/FONT] [FONT=&quot]de IP são vulneráveis a monitoração se o PC estiver infectado com um cavalo de Tróia que monitore o tráfego da LAN.[/FONT] [FONT=&quot]Exploits de VoIP podem ser utilizadas para lançar ataques de bounce contra servidores e provedores na chamada DMZ, ou pior, servir como um conveniente ponto de lançamento para ataques a componentes mais críticos aos negócios da empresa na LAN interna. Em resumo, VoIP expõe as comunicações de voz aos mesmos tipos de ameaças de segurança aos quais as comunicações de dados estão expostas.[/FONT]

[FONT=&quot]Desafios de segurança de VoIP[/FONT]
[FONT=&quot]VoIP apresenta desafios de segurança incomuns. Uma ligação de VoIP tem duas partes: as mensagens de sinalização que configuram a chamada e o fluxo de mídia que carrega a “voz”. Os caminhos de sinalização e de mídia são separados, exigindo conexões lógicas entre as duas partes se comunicando através de VoIP.[/FONT] [FONT=&quot]Abaixo encontram-se algumas dicas para garantir a segurança de VoIP:[/FONT]

[FONT=&quot]1. Escolha com cuidado os protocolos de VoIP[/FONT]
[FONT=&quot].
[/FONT] [FONT=&quot]Há prós e contras para vários protocolos e fornecedores de equipamento de VoIP. Certifique-se de seleccionar equipamentos que satisfaçam suas necessidades, e não o contrário. Mudar seus requisitos para dar suporte ao equipamento de um fornecedor específico é um péssimo hábito.[/FONT]

[FONT=&quot]2. Desligue protocolos desnecessários[/FONT]
[FONT=&quot].
[/FONT] [FONT=&quot]Há vulnerabilidades suficientes que podem ser exploradas nos protocolos utilizados. Não há necessidade de aumentar a “janela de oportunidade” dos hackers ao habilitar protocolos e serviços desnecessários e não utilizados. Isso deve ser seguido para os protocolos de VoIP, bem como para outros serviços fornecidos pelo equipamento de VoIP.[/FONT]

[FONT=&quot]3. Lembre-se de que cada elemento da infra-estrutura de VoIP, acessível na rede como qualquer outro computador,[/FONT]
[FONT=&quot]pode ser atacado[/FONT]
[FONT=&quot].
[/FONT] [FONT=&quot]Mesmo que se pareçam com telefones e terminais, elementos de VoIP são componentes de software rodando em hardware. Certifique-se de que seja possível fazer a gestão do sistema operacional por trás desses componentes.[/FONT] [FONT=&quot]Devido a considerações quanto ao ciclo de vida do desenvolvimento, alguns programas de gestão de VoIP são baseados em versões mais antigas de sistemas operacionais vulneráveis. Certifique-se de que também seja possível proteger esses elementos.[/FONT]

[FONT=&quot]4. A estratégia de dividir para conquistar funciona bem em redes de VoIP[/FONT]
[FONT=&quot].
[/FONT] [FONT=&quot]É altamente recomendado separar a infraestrutura de VoIP de outras infra-estruturas de IP utilizando separadores físicos ou lógicos.[/FONT]

[FONT=&quot]5. Autentique operações remotas[/FONT]
[FONT=&quot].
[/FONT] [FONT=&quot]Terminais de VoIP podem ser actualizados e que façam gestão remotamente. Certifique-se[/FONT] [FONT=&quot]de utilizar somente pessoal autorizado em localizações autorizadas (com base nos endereços de IP e nomes de usuário únicos). Evite que um usuário remoto ataque seus serviços.[/FONT]

[FONT=&quot]6. Separe os servidores de VoIP da rede interna[/FONT]
[FONT=&quot].
[/FONT] [FONT=&quot]Vários dispositivos de segurança não conseguem entender completamente os comandos de sinalização de VoIP. Consequentemente, eles podem abrir portas de comunicação[/FONT] [FONT=&quot]dinâmicas, deixando a rede vulnerável a ataques de bounce. Isso pode permitir que um atacante penetre em elementos críticos aos negócios da empresa na LAN interna.[/FONT]

[FONT=&quot]7. Certifique-se de que o sistema de segurança VoIP possa rastrear as portas de comunicação[/FONT]
[FONT=&quot].[/FONT] [FONT=&quot]Lendo dentro dos pacotes de sinalização para descobrir as portas seleccionadas e habilitar dois endpoints para enviar pacotes de média um para outro. É ainda mais importante que os sistemas de segurança sejam capazes de entender a cadeia de operações[/FONT] [FONT=&quot]adequada e fazer com que ela seja seguida. Caso contrário, até mesmo um ataque de DoS simples, mas eficaz, pode desconectar os usuários, forjando mensagens de desconexão. Um sistema de segurança deve poder evitar esse tipo de ataque.[/FONT]

[FONT=&quot]8. Utilize NAT (Network Address Translation)[/FONT]
[FONT=&quot]Mesmo que em alguns casos isso apresente certos problemas para VoIP. NAT converte endereços de IP internos em endereços de IP únicos e globais para roteamento na Internet. O benefício adicional de esconder a rede é inestimável. Uma solução de segurança deve permitir que você habilite NAT na rede interna e que os usuários de fora da rede encontrem usuários com endereços de IP dinâmicos e não roteáveis.[/FONT]

[FONT=&quot]9. Utilize um sistema de segurança que efectue verificações de segurança específicas para VoIP[/FONT]
[FONT=&quot].
[/FONT] [FONT=&quot]Um sistema de segurança deve poder enxergar dentro do fluxo de VoIP, analisar o estado da ligação e verificar o conteúdo do serviço, certificando-se de que todos os parâmetros estejam coerentes com suas necessidades comerciais.[/FONT]
 
com extrema facilidade e sendo homolgadas pelos operadores SIP disponíveis, existem soluções de VoIP com base em equipamentos Siemens. mais, até agora e com meu conhecimento apenas são certificadas as soluções siemens, com equipamentos do tipo BizIP, série 2000, 3000 e aguardasse mais certificações.

em relação a SIP, é um protocolo, como existem outros para interligações em VoIP.

as interligações podem ser efectuadas entre servidores/centrais, centrais/telefones/terminais ou até e pura e simplesmnete entre terminais.

tudo depende da largura de banda disponível e dos serviços que se pretendem por a correr.
 
Será que soluções Asterisk podem ser consideradas profissionais?
Vejo muita gente a trabalhar com Asterisk, e muita dessa gente duvidosa sobre a sua estabilidade.
Cada um desenvolve a sua versão e cria o seu appliance mas penso que estas soluções ainda não estão totalmente profissionais apesar de muito versáteis.
E porque digo que há falta profissionalidade, porque não existe estratégia de produto.
Anda tudo a vender a sua versão instalada em PC's diferentes, cada um com telefones diferentes e Media Gateways Diferentes.
Quem desenvolve soluções Asterisk, não desenvolve o Telefone IP nem Media Gateways e aqui é que vai a grande diferença para soluções Avaya, Cisco, Siemens, Ericsson, Alcatel, Innovaphone.
Que podem ser mais caras, porque não tem como base um software gratuito como o Asterisk, mas quem tem uma solução Fiável, com funcionalidades próprias, com sistemas de redundância altamente completos e garantem qualidade.

Para comparar uma chamada VoIP a uma chamada RDIS, em termos de qualidade prefiro sem duvida a RDIS, VoIP ainda existem muitas nuances, onde só podemos garantir qualidade quase idêntica RDIS em soluções de redes locais.
Mas tendo em conta o desenvolvimento dos acessos e das redes em portugal, acredito esta qualidade vai ser cada vez melhor caso os operadores não façam Traffic Shapping e apliquem politicas de QoS.

Em portugal penso que as pessoas são relutantes á mudança, tenho pena de não haver mais operadores VoIP.
 
Será que soluções Asterisk podem ser consideradas profissionais?
Vejo muita gente a trabalhar com Asterisk, e muita dessa gente duvidosa sobre a sua estabilidade.
Cada um desenvolve a sua versão e cria o seu appliance mas penso que estas soluções ainda não estão totalmente profissionais apesar de muito versáteis.
E porque digo que há falta profissionalidade, porque não existe estratégia de produto.
Anda tudo a vender a sua versão instalada em PC's diferentes, cada um com telefones diferentes e Media Gateways Diferentes.
Quem desenvolve soluções Asterisk, não desenvolve o Telefone IP nem Media Gateways e aqui é que vai a grande diferença para soluções Avaya, Cisco, Siemens, Ericsson, Alcatel, Innovaphone.
Que podem ser mais caras, porque não tem como base um software gratuito como o Asterisk, mas quem tem uma solução Fiável, com funcionalidades próprias, com sistemas de redundância altamente completos e garantem qualidade.

Para comparar uma chamada VoIP a uma chamada RDIS, em termos de qualidade prefiro sem duvida a RDIS, VoIP ainda existem muitas nuances, onde só podemos garantir qualidade quase idêntica RDIS em soluções de redes locais.
Mas tendo em conta o desenvolvimento dos acessos e das redes em portugal, acredito esta qualidade vai ser cada vez melhor caso os operadores não façam Traffic Shapping e apliquem politicas de QoS.

Em portugal penso que as pessoas são relutantes á mudança, tenho pena de não haver mais operadores VoIP.

Não sou apologista que o trafego de voz saia pela Internet, até porque os ISPs não garantem qualquer qualidade de serviço garantido. RDIS e PRI é o melhor caminho a seguir. Numa rede local faz todo o sentido porque a largura de banda é suficiente e podes impor QOS onde for necessário.

Quanto ao Asterisk, tenho implementado um sistema profissional com telefones completamente integrados na infraestrura e diversos locais interconectados sem problema algum até à data. Estabilidade? 9 meses sem falhas julgo ser equivalente a maioria dos produtos no mercado, até a nossa antiga central Alcatel deu problemas antes disso...
 
Será que soluções Asterisk podem ser consideradas profissionais?
Vejo muita gente a trabalhar com Asterisk, e muita dessa gente duvidosa sobre a sua estabilidade.
Cada um desenvolve a sua versão e cria o seu appliance mas penso que estas soluções ainda não estão totalmente profissionais apesar de muito versáteis.
E porque digo que há falta profissionalidade, porque não existe estratégia de produto.
Anda tudo a vender a sua versão instalada em PC's diferentes, cada um com telefones diferentes e Media Gateways Diferentes.
Quem desenvolve soluções Asterisk, não desenvolve o Telefone IP nem Media Gateways e aqui é que vai a grande diferença para soluções Avaya, Cisco, Siemens, Ericsson, Alcatel, Innovaphone.
Que podem ser mais caras, porque não tem como base um software gratuito como o Asterisk, mas quem tem uma solução Fiável, com funcionalidades próprias, com sistemas de redundância altamente completos e garantem qualidade.

Boas,
É uma pena que Portugal não tem isso amadurecido na cabeça de cada cliente.
Temos excelentes exemplos de progresso via SIP na América Latina, E.U.A, Canada e uma grande parte da Europa (execto Portugal).
O facto de não existirem mais provedores VoIP se tem pelo facto de não haver clientes que justifiquem a abertura de mais provedores VoIP.
Em questão da solução Asterisk, tudo que você conhece de VoIP e as grandes empresas citadas tiram como base tudo do Asterisk. Temos varias companhias telefónicas que utilização o Asterisk como raiz em suas operações. O grande problema em Portugal é que não tem pessoas ainda com visão para elaborar o Asterisk em português e pararem de gastar fortunas com appliances bonitinhas e caras.
Para concluir, o mundo em pouco tempo será em SIP, não existira fio de cobre ou fibra óptica, claro somente nos backbones e quem não estiver com esta visão, estará fora do mercado.

Um abraço.
Triplex
 
Será que soluções Asterisk podem ser consideradas profissionais?
Vejo muita gente a trabalhar com Asterisk, e muita dessa gente duvidosa sobre a sua estabilidade.
Cada um desenvolve a sua versão e cria o seu appliance mas penso que estas soluções ainda não estão totalmente profissionais apesar de muito versáteis.
E porque digo que há falta profissionalidade, porque não existe estratégia de produto.
Anda tudo a vender a sua versão instalada em PC's diferentes, cada um com telefones diferentes e Media Gateways Diferentes.
Quem desenvolve soluções Asterisk, não desenvolve o Telefone IP nem Media Gateways e aqui é que vai a grande diferença para soluções Avaya, Cisco, Siemens, Ericsson, Alcatel, Innovaphone.
Que podem ser mais caras, porque não tem como base um software gratuito como o Asterisk, mas quem tem uma solução Fiável, com funcionalidades próprias, com sistemas de redundância altamente completos e garantem qualidade.

Boas,
É uma pena que Portugal não tem isso amadurecido na cabeça de cada cliente.
Temos excelentes exemplos de progresso via SIP na América Latina, E.U.A, Canada e uma grande parte da Europa (execto Portugal).
O facto de não existirem mais provedores VoIP se tem pelo facto de não haver clientes que justifiquem a abertura de mais provedores VoIP.
Em questão da solução Asterisk, tudo que você conhece de VoIP e as grandes empresas citadas tiram como base tudo do Asterisk. Temos varias companhias telefónicas que utilização o Asterisk como raiz em suas operações. O grande problema em Portugal é que não tem pessoas ainda com visão para elaborar o Asterisk em português e pararem de gastar fortunas com appliances bonitinhas e caras.
Para concluir, o mundo em pouco tempo será em SIP, não existira fio de cobre ou fibra óptica, claro somente nos backbones e quem não estiver com esta visão, estará fora do mercado.

Um abraço.
Triplex

Em Portugal para grandes projectos tens o da FCCN: www.fccn.pt
A Critical Software tem a EdgeBox, que pelos vistos tem ganho muitos prémios lá fora.
Tens outras pequenas empresas que vendem o Asterisk adaptado e o mercado está a começar a dar os primeiros passos. Eu já o dei e estou muito satisfeito, espero continuar com projectos relacionados com o Asterisk.

O mundo será em SIP ou outro protocolo. O SIP é apenas a sinalização, assim como o SS7 ou mesmo o http. A passagem da voz para IP é que é a grande revolução, mas para isso a internet também tem de evoluir e aumentar a qualidade e disponibilidade. Até lá, os operadores virtuais vão ter dificuldades em chegar às grandes e médias empresas.
 
Última edição:
Em Portugal para grandes projectos tens o da FCCN: www.fccn.pt
A Critical Software tem a EdgeBox, que pelos vistos tem ganho muitos prémios lá fora.
Tens outras pequenas empresas que vendem o Asterisk adaptado e o mercado está a começar a dar os primeiros passos. Eu já o dei e estou muito satisfeito, espero continuar com projectos relacionados com o Asterisk.

O mundo será em SIP ou outro protocolo. O SIP é apenas a sinalização, assim como o SS7 ou mesmo o http. A passagem da voz para IP é que é a grande revolução, mas para isso a internet também tem de evoluir e aumentar a qualidade e disponibilidade. Até lá, os operadores virtuais vão ter dificuldades em chegar às grandes e médias empresas.

Boas,
Interessante !
Já fiz testes com todas soluções em Portugal ! Resultado: Satisfatórias e alto custo, tenho soluções melhores open source (Ex. Tribox etc)
Em questão dos protocolos, sei que SIP é um tipo de sinalização ( Ex. SS7 )
Trabalho com criação e desenvolvimento de plataformas VOIP alguns anos.
Obrigado pelos seu comentários.

Um abraço.
 
Boas!
antes demais parabens pelo topico!
Gostaria que me ajudassem a resolver um problema.. tenho uma maquina a correr o Trixbox(asterisk), com varios ramais, com uma Trunk.. Estou a usar o X-lite, o problema é que eu localmente consigo fazer o registo no servidor, inclusive consigo fazer chamadas atravez da minha conta da sapo (trunk), so que fora da rede, externamente nao consigo fazer o registo. apareceme uma mensagem de erro no X-lite, "Not implemented error: 501".
ja tentei de tudo... estoume a ver um bocado aflito para resolver este problema, é que isto faz parte da minha PAP.:004:

Obrigado!
 
Boas,

Vou ver se consigo entender.

Você diz o softphone não loga.

No softphone
Dysplay Name : meusip
User Name : ExtensaoCriada
Password : SenhaDaExtensao
Authori : ExtensaoCriado
Domain : IPServidorAsterisk

Você ter cuidado se sua firewall e se esta na mesma classe IP, se não estiverem pode ser que o firewall esteja barrando as portas.


asterisk -r cai no asterisk
sip show peers vai mostrar as extensões e quais estão conectados.
 
boas,

eu tendo 1 servidor com asterisk configurado e 2 telefones IP (por exemplo: um em pt e outro na inglaterra ) consigo fazer chamadas voip gratis ou preciso de mais alguma coisa??

Quem tiver akgum manual de configuracao que diga sff

Obrigado.
 
Boas,

Vou ver se consigo entender.

Você diz o softphone não loga.

No softphone
Dysplay Name : meusip
User Name : ExtensaoCriada
Password : SenhaDaExtensao
Authori : ExtensaoCriado
Domain : IPServidorAsterisk

Você ter cuidado se sua firewall e se esta na mesma classe IP, se não estiverem pode ser que o firewall esteja barrando as portas.


asterisk -r cai no asterisk
sip show peers vai mostrar as extensões e quais estão conectados.

boas!
antes demais obrigado pela sua resposta e as minhas desculpas de nao ter respondido antes..
ja resolvi esse problema, era o router que tinha ligado internamente o voip.:x2:
mas tou com outro problema...:004:
fora da rede interna, faço o registo no servidor, quando faço uma chamada a outra pessoa atende e a comunicaçao fica num vazio, ou seja, nao ha som de ambas as partes..
tenho a 5060 e 10000-20000 abertas...
se me pudessem dar uma ajuda, agradecia.
 
Boas,

Na empresa onde estou instalei um servidor Trixbox ( asterisk ) e para comunicar entre o este e o Proxy ISA uso o cntlm. Quero tornar o trixbox ( asterisk ) um servidor publico para me puder registar nele ( por exemplo: a partir de casa ) usando softphone.

Agradecia uma resposta o mais rapido possivel.

Cumprimentos e obrigado.
 
Boa noite,

Vou reacender este tópico com uma pergunta que tenho andado a tentar descobrir há uns dias mas sem sucesso...

Tenho um servidor AsteriskNow a funcionar com 5 extensões em que o Outbound funciona sem stress (Atravez de um SIPTrunk com um operador apenas VOIP) com as regras que defini.

No entanto pretendia saber o que é necessário para poder receber chamadas do exterior na minha extensao 1001.

Preciso de algum tipo de hardware no servidor ou basta apenas um numero 275xxxxxx contratado com algum operador e depois fazer algum tipo de configuração / solicitar portabilidade...

Obrigado pela ajuda desde já.

Caso não tenha sido explicito avisem para tentar explicar melhor a coisa...
Software do servidor: AsteriskNow com o FreePBX
 
Back
Topo