Periférico vs Portátil

ngrfernandes

Power Member
Olá,

Gostaria de recolher opiniões no sentido de perceber se ao nível dos factores preço/qualidade que tipo (torre, portátil, ultrabook, tablet) e qual o computador em específico mais adequado às minhas pretensões.

Estou a estudar todas as possibilidades de forma a escolher a melhor para agora e futuro. Posso dizer que preciso de um computador para levar para a escola de modo a apresentar as aulas e para trabalhar nos estudos. Em casa ou fora utilizo sempre internet e office (word, excel e powerpoint). Como jogos apenas gosto de jogar Football Manager. Utilizo também o software de estatística SPSS. Basicamente é este o uso que dou a um computador.

Início do Questionário
=============================================


1) Qual é o orçamento disponível? - Até 300 euros


2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes?


a. Netbook: até 12"
b. Ultra-portátil: inferior a 13"
c. Pequeno e Leve: 13" - 14"
d. Tamanho vulgar: 15" - 15.6"
e. Substituição de Desktop: 17" ou mais


3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?


4) A que tarefas se destina o portátil? Internet, office, programa estatístico SPSS, jogar football manager


5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária? Sim, transportarei


6) Quantas horas de bateria necessitas?


7) Vais jogar no portátil? Sim, football manager


8) Quais as resoluções de ecrã que preferes?
Netbooks:
1. 1024x600
2. 1366x768


Notebooks:
1. 1366x768
2. 1600x900
3. 1920x1080


9) Quando é que vais comprar o portátil? Para já.


10) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, multimédia, etc)? Não. Disco rígido de 100 Gigas será mais do que suficiente por fruto de não precisar de muito espaço.


=============================================
Fim do Questionário

Desejo ainda que este tópico seja colocado no local correto (http://forum.zwame.pt/forumdisplay.php?f=136)

Muito obrigado uma vez mais pelas opiniões.
 
Última edição:
O que entendes por periférico? Um tablet?

Se a dúvida é entre um computador portátil e um tablet, poderíamos estar a discutir opiniões durante muito tempo, mas é muito simples (a meu ver):

Produzir - Computador
Consumir - Tablet

Ou seja, se queres um aparelho para, por exemplo: Ler, ouvir, ver, navegar, jogar (casual) e deres preferência à mobilidade, opta por uma tablet.
Se no entanto quiseres, escrever, montar vídeos, apresentações, organizar ficheiros e afins, aconselho um computador.
Sim, é possível fazer tudo num, ou tudo noutro. Porém, foram imaginadas com finalidades diferentes. É como usares a câmara do telemóvel para tirares fotos mais importantes em férias,
ficas na mesma com as fotos, mas sou da opinião que ficas mais bem servido com uma máquina que tenha sido feita para isso do que com a do telemóvel.

Neste caso, falamos da comodidade com se se fazem as coisas. Assumo que é mais cómodo navegar na internet num ecrã de toque do que com rato, mas pelo contrário prefiro processar texto em teclado físico do que num teclado virtual.

Dou-te o meu caso como exemplo, tenho uma torre, um portátil e um tablet.
Uso a torre para: Trabalho, jogos e servidor multimédia.
Usava o portátil para leitura de pdf's e navegação na internet praticamente apenas na faculdade.
A partir do momento em que comprei o tablet nunca mais levei o portátil para a faculdade pois, apesar de ser mais leve, não precisar quase constantemente de alimentação, é mais cómodo.

Isto não quer dizer no entanto que substitua o portátil, pois como disse acho que ambos se complementam.



Cumprimentos
 
Última edição:
Não te esqueças que a versão para tablets do Widows 8 deverá ser a versão ARM e pelo que se diz (?), não vai correr aplicações x86. Vai ter o office normal e desktop, acho.
No entanto estou a falar de cor, a informação que estou a dar acerca disso carece de confirmação :P
 
Boas,

Quanto referi periférico entendo por computador torre e não tablet. Daí então que a minha dúvida é precisamente se ao nivel do custo/qualidade o computador torre é preferível em detrimento do computador portátil.

No entanto, no que toca à diferença entre computador tablet e computador portátil fiquei esclarecido.
 
Boa noite,
Desculpa, não tinha entendido. Quanto a uma torre, eu sou 'apoiante'.

Assim de forma muito simples:
Vais usa-lo para jogos puxadotes? Torre é a solução. É mais barato e considero muito mais confortável para esse propósito.
Vais usa-lo para um uso digamos habitual (internet, email, etc)? Actualmente recomendaria um Ultrabook, talvez. Se gostares dos Apple, são sempre uma boa escolha, no entanto mais caros. Mas já existem algumas soluções como a Samsung e a Asus, ambos têm uns Ultrabooks bem bonitos e com boas especificações.
 
Boa noite,

Então o ultrabook é diferente de tablet como falaste na primeira mensagem?

É o seguinte. Eu tinha um computador portátil mas este avariou e o arranjo deve ser ainda caro e então estou a estudar todas as possibilidades de forma a escolher a melhor para agora e futuro. Posso dizer que preciso de um computador para levar para a escola de modo a apresentar as aulas e para trabalhar nos estudos. Em casa ou fora utilizo sempre internet e office (word, excel e powerpoint). Como jogos apenas gosto de jogar Football Manager. Utilizo também o software de estatística SPSS. Basicamente é este o uso que dou a um computador.

Obrigado.
 
o ultrabook é basicamente um portátil de peso reduzido.

pessoalmente nao aconselharia um. apesar de serem mais leves que um portatil "normal", o preço é demasiado elevado para as specs que têm.
 
Não te esqueças que a versão para tablets do Widows 8 deverá ser a versão ARM e pelo que se diz (?), não vai correr aplicações x86. Vai ter o office normal e desktop, acho.
No entanto estou a falar de cor, a informação que estou a dar acerca disso carece de confirmação :P

Vais ter tablets a correr windows RT (ARM) e Windows 8 ( "Intel Atom Z2760 e AMD Z-60" [potencia de netbook] , "Intel core ULV i3 , i5 e i7" [potencia de ultrabook])

Potencia
Desktop > portatil > ultrabook >= tablet/hibridos

Portabilidade
Tablet/hibridos >= ultrabook > portatil (desktop não tem propriamente portabilidade)
 
Última edição:
Back
Topo