Periféricos USB desligam-se espontaneamente

Boas.

Ando à algum tempo com um problema em que o meu rato constantemente perde e recupera logo a seguir a ligação USB, normalmente é sempre acompanhado do som normal do windows de desligá-lo. Pensava que o problema seria do rato, mas por uma vez tanto o teclado como o meu HDD externo se desligaram, inclusivé enquanto tava a copiar uma série de ficheiros dele. Da última vez, fiquei sem poder usar o rato e o teclado de todo pois ambos piscavam as luzes e não respondiam de todo e tive que reiniciar o PC pela caixa.

Já formatei o PC duas vezes, experimentei não instalar drivers de nada, experimentei a opção de não interromper a energia para as portas USB como é dado imenso como solução nas minhas pesquisas (imensas, e até agora, inúteis)e nada resultou. Suponho também que não possa ser o rato a causar a perda de ligação do teclado e do HDD, portanto não sei mesmo o que fazer. Qualquer ajuda é muito agradecida.

Obrigado.
 
ja tentase ver no painel de control -- ferramentas administrativas - visualizador de eventos se aparece alguma coisa? ou entao vê no gestor de dispositivo de hardware se falta algum driver...
 
Tanto o visualizador de eventos como o device manager não acusam nada, quer as portas USB quer os dispositivos a elas ligados... A board só vai fazer daqui a um mês praí um ano, portanto não é idade de certeza. Nunca tive quaisquer problemas até hoje com ela também, actualizei firmware de tudo o que me lembrei e o bios da board, nada resolveu.

No entanto ontem apareceram-me outros sintomas peculiares.

Primeiro que tudo, o rato (um deathadder) deixa de funcionar no windows e desligo o PC, no entanto depois de ele se desligar a luz azul da roda continuou ligada por mais uns segundos, foi a primeira vez que isso aconteceu. Como se o rato não tivesse recebido a informação que se tinha desligado e a luz só se desligou porque já não estava a ser alimentada pela porta.

Segundo mais importante, por duas vezes tanto o rato como o teclado deixam de funcionar ao mesmo tempo e as luzes de ambos ficam intermitentes a piscarem. Sem desligar o PC experimentei ligar ambos a todas as 6 portas USB na traseira da caixa e mantinha-se tudo igual. Depois liguei primeiro o teclado a uma das portas na frente da caixa que não estão directamente integradas na board, e ele funcionou durante todo o tempo que o usei... De seguida desliguei-o e liguei o rato. Também ele funcionou durante pouco tempo mas depois voltou a deixar de funcionar e quando o fez, também as portas USB pois voltei a ligar o teclado a ambas e voltou ele também ao mesmo, luzes a piscarem intermitentes e nada funcionava. Como se fosse o rato a criar o problema onde quer que fosse ligado, isto é algo possível sequer?
 
vai trocar a board amigo

deve ter algum defeito, nao pode ser problemas dos perifericos todos...

sim eu sei que dá trabalho a desmontar um pc, tb acho que a minha board possa ter algum problema na parte da internet porque o msn desliga se mtas vezes e volta a connectar no meu pc novo... o antigo nao me lembro de acontecer era mto raro... tenho andado a engonhar tb porque simplesmente n tenho paciencia para desmontar o pc. Bem parece que temos os dois chatisses por montar pcs novos... se o meu fosse usbs ja tinha ido trocar de certeza
 
Também pensei que pudesse ser da board ao início, mas no entanto ao ligar outro rato que tenho por aqui o problema desaparece completamente durante todo o tempo de uso que lhe dou. Volto a ligar o deathadder, e o problema volta. Ligo o outro rato de novo, e ele desaparece outra vez tanto no rato como tudo o que é USB. Repeti isto umas poucas vezes e foi sempre assim, isto vai pralém de coincidência, estou a experimentar usar o Intellimouse 4.0 que tenho actualmente ligado durante um bom longo período de tempo para poder ter certeza absoluta que os problemas não aparecem de novo mas duvido mesmo muito. Se eu soubesse de algum caso em que um rato ou qualquer perifério estragado conseguisse ter algum efeito noutras coisas que em teoria não devia, não hesitava dizer que era mesmo isso...
 
O que têm as placas Asus? Ouvi uma ou outra pessoa queixar-se mas oiço sempre muitos mais a dizer que são das melhores :S
 
O meu caso foi a USB 3.0. Quando não tinha os drivers da USB 3.0, o computador funcionava bem com qualquer periférico USB ligado nas 2.0. Quando instalava os drivers, começavam esses mesmos sintomas e nem sequer chegava a ligar nada nas USB 3.0. ou era o rato que parava a meio, ou era a cópia de ficheiros para uma pen que acabava por parar a meio, ou era o teclado que não queria escrever, como até cheguei a ter problemas mais graves como controladores de vídeo e o IE a crashar e a reiniciar, a internet a cair por ser modem USB, e problemas da cache do IE devido à net cair, sem realmente dar o sinal que tinha caído.

Eu resolvi com um BIOS update que saiu este ano, apesar de já ter comprado a placa-mãe desde o ano passado. Usando ainda os mesmos drivers que dantes, deixei de ter todos estes problemas. A placa-mãe em si também foi outro caso por causa do B2. Primeiro que me a trocassem... fónix, os gajos da ASUS são mesmo BURROS. É só o que dá vontade de chamá-los.
 
Enfim, é o que dá recomendarem placas ASUS. Actualiza o BIOS.
Por acaso a placa é asus (P8Z68) mas não postei nada aqui sobre isso lol. Actualizei logo a bios, não teve efeito. Também experimentei ligar os periféricos às usb 3.0 e a única diferença é que quando o rato perdia a ligação, raramente a recuperava e tinha que reiniciar o PC ao contrário das 2.0 que muitas vezes voltavam à vida.

Fiz um teste hoje, tive o dia todo com o outro intellimouse sem o trocar e não tive nenhum problema. Meti o deathadder ligado a um PC muito antigo com praí 10 anos ou mais. Ainda tem um pentium 733mhz pra tere uma noção, a correr windows XP, e também o rato funcionou como deve ser. Portanto... também ele parece estar de saúde, o que parece ser algo que apenas acontece com esse rato ligado a este PC :S também pensei imediatamente que poderia ser algum software, mas tinha este problema até mesmo depois duma formatação de fresco em que o único software instalado eram as drivers da gráfica e da placa de rede, nem qualquer update do windows tinha sido feito. Além disso usei-o com o Windows 7 tanto neste hardware como noutro durante anos, e nunca tive qualquer problema anterior. Firmware do rato também não é uma hipótese pois ele começou a dar problemas antes de o actualizar, e continuou depois.

Wtf.
 
Boas,

Também estou a ter este problema, só que o meu rato é o Corsair M60, esteve ligado durante uma semana ou perto disso sem problema algum e de um momento para o outro começou a perder a ligação e a maior parte das vezes "arrastava" com ele todos os periféricos que se encontravam ligados às portas USB da board, tal como a tua uma (P8Z68) com a última BIOS disponivel no site da ASUS.

O grave desta situação é que nem a board nem o rato estão avariados, não sendo possivel justificar a devolução deste material, porque se ligar o rato a outra board trabalha na perfeição e se ligar outro rato na P8Z68 o mesmo sucede.

É mesmo caso para dizer WTF
 
Não conseguiste arranjar solução pra isso? Sendo assim parece que o problema é mesmo deste modelo de board, até era pra ir comprar hoje um G9x mas neste caso não vale apena estar a gastar 50€ num rato para depois chegar a casa e ver que se mantém o mesmo problema, já que isto não é exclusivo com o Deathadder. Também experimentei testar algo específico que ele podesse estar a fazer, experimentei todos os settings de dpi e polling rate, experimentei instalar as suas drivers e não, desactivar todas as portas USB excepto as que estão em uso, nada ajudou. Se alguém tiver algo que se pareça minimamente com uma solução por favor acusem-se :S
 
Solução não consegui, actualizei o firmware do rato, instalei novas drivers, desactivei portas USB, desliguei os periféricos que tinha nas USB, actualizei a Bios da board e nada deu resultado.

Tive já alguns ratos instalados nesta board que nunca me deram problemas, entre eles um igual ao que tens, este M60 pelos vistos é que não gosta da board e vice-versa.

Tal como tu, apelo a quem já tenha tido um problema como este e o resolveu que se acuse ;)
 
Back
Topo