Período de adaptação a Mac OS X

cOdEd

Power Member
Sou estudante de Eng. Informática e estou a pensar em migrar para Mac OS X.

Estou com algum receio em fazer a mudança porque não faço ideia do tempo de adaptação até começar a tirar todo o partido do novo sistema. É que teria de combinar esse período de adaptação com a resolução dos diversos trabalhos/projectos no âmbito universitário…

Sou um utilizador intensivo do computador e preciso de trabalhar com um vasto conjunto de ferramentas desde ao nível de programação como de utilização mais convencional.

Sendo assim para um utilizador muito experiente de sistemas Windows e mediano em sistemas GNU/Linux gostaria de saber qual o período médio de adaptação completa ao Mac OS X?
 
Eh pá isso é complicado de definir, depende da capacidade de aprendizagem de cada um, como é obvio...
Eu por exemplo que não sou grande perito em informática, levei 15 dias a aprender a mexer nisto, ou seja, a decorar alguns conceitos básicos. Isto (OS X) está feito para ser simples e rápido de trabalhar, por isso força aí na compra :)
 
Ao fim de 2 dias já não há grande coisa a aprender ;)

Isto é feito para ser muito simples de utilizar, mas ao mesmo tempo muito poderoso. Desde que te habitues a usar bastante o teclado para os atalhos mais comuns, tudo bem. Eu ao fim de 3 ou 4 dias já trabalhava tão rápido como em Linux (eu não vinha do windows :p).
 
Ao fim de 2 dias já não há grande coisa a aprender ;)

Isto é feito para ser muito simples de utilizar, mas ao mesmo tempo muito poderoso. Desde que te habitues a usar bastante o teclado para os atalhos mais comuns, tudo bem. Eu ao fim de 3 ou 4 dias já trabalhava tão rápido como em Linux (eu não vinha do windows :p).

x2
 
Já mexo a 2 anos e ainda estou a aprender, mas calma..... quando digo isto é simplesmente coisas que o MAC parece que esconde e depois pensamos "ahhhhh muito fixe" simples shortcuts... ou maneiras de mover coisas, enfim coisas simples.

Eu aconselhava-te a ver podcasts da apple, tem lá um que é o quick tip of the week. Muito bom e são essas pequenas coisas que se aprende, pois tudo o resto é já tão basico! No maximo deves ter que saber 5 coisas para mexer no mac, o resto são as little things :D

Claro, depois um gajo com o tempo vai aprendendo mais coisas. Eu já uso OSX há quase um ano e ainda há coisas que nem sonho, mas é como em tudo. Para utilização normal/avançada, meia dúzia de dias chegam e sobram (lá está, para alguém que utilize muito computadores, pessoas que não usem muito obviamente demoram mais tempo, mas isso é óbvio).
 
Claro, depois um gajo com o tempo vai aprendendo mais coisas. Eu já uso OSX há quase um ano e ainda há coisas que nem sonho, mas é como em tudo. Para utilização normal/avançada, meia dúzia de dias chegam e sobram (lá está, para alguém que utilize muito computadores, pessoas que não usem muito obviamente demoram mais tempo, mas isso é óbvio).

Concordo, cada dia se vai aprendendo coisas novas. Mas para average use aprendes bem em 2 dias . Claro, há sempre aquela coisa de conhecermos os programas que necessitávamos no antigo OS e agora termos de procurar. Tudo muito simples, anyway ;)
 
De facto a ideia que tenho pelo que vi na Internet e pelas (poucas) vezes que realizei funções básicas com Mac OS X é que a migração não deve ser muito difícil. Agora com as vossas palavras ainda fiquei mais esclarecido.

É que a minha ideia passaria por migrar completamente para Mac OS X e apenas para as ferramentas que não existem (por exemplo: Visual Studio) usar máquina virtual. Não gosto de usar na minha máquina principal vários sistemas operativos uma vez que gosto de ter tudo num sitio de forma a evitar boots constantes e redundância de informações.

Eu aconselhava-te a ver podcasts da apple, tem lá um que é o quick tip of the week. Muito bom e são essas pequenas coisas que se aprende, pois tudo o resto é já tão basico! No maximo deves ter que saber 5 coisas para mexer no mac, o resto são as little things :D

Parece-me algo básico esse podcast mas para uma ou outra feature mais escondida pode ser interessante.

Podem subscrever esse podcast clicando em: http://phobos.apple.com/WebObjects/MZStore.woa/wa/viewPodcast?id=257243321 .
 
De facto a ideia que tenho pelo que vi na Internet e pelas (poucas) vezes que realizei funções básicas com Mac OS X é que a migração não deve ser muito difícil. Agora com as vossas palavras ainda fiquei mais esclarecido.

É que a minha ideia passaria por migrar completamente para Mac OS X e apenas para as ferramentas que não existem (por exemplo: Visual Studio) usar máquina virtual. Não gosto de usar na minha máquina principal vários sistemas operativos uma vez que gosto de ter tudo num sitio de forma a evitar boots constantes e redundância de informações.



Parece-me algo básico esse podcast mas para uma ou outra feature mais escondida pode ser interessante.

Podem subscrever esse podcast clicando em: http://phobos.apple.com/WebObjects/MZStore.woa/wa/viewPodcast?id=257243321 .

Para programação nunca precisarás de instalar o windows no bootcamp, com uma máquina virtual no vmware fusion ou no parallels tens performance praticamente igual à instalação nativa (excepto para utilização que implique placa gráfica, obviamente). Portanto para programação estás à vontade ;)
 
Existem milhões de páginas com truques e dicas para OS X (incuindo a da Apple). Não podes é estar à espera de aprender tudo num dia.
E vais ver que é muito mais intuitivo que o Microsofre Windows.
 
O básico aprende-se numa semana, mas certamente que durante os primeiros meses irás aprender muito mais coisas que te permitirão aumentar a tua produtividade no OSX.
 
O que eu costumo dizer às pessoas que querem mudar...

O primeiro mês é para lixar o computador... brincar, experimentar, copiar, alterar , etc... é o tempo que duram normalmente as demos que vêem pré instaladas.
Depois formatas, instalas o sistema limpinho de lixo (tens que no processo de instalação seleccionar os pacotes que queres, chegas a poupar 10 GB) e isto dá-te o conhecimento que necessitas em caso de intervenção urgente necessária... aprendes a mexer um pouco mais nos aplicativos de sistema (disk utility e afins)
Depois... arrancas, reconfiguras tudo, e meia bola e força...
 
Também estou a pensar "investir" num Mac.

É fácil de instalar o OSX ?
Sabem me dizer se é possível fazer um "resize" ao disco, criar partições, etc com uma ferramenta normal, tipo Hiren's Boot??
 
Também estou a pensar "investir" num Mac.

É fácil de instalar o OSX ?
Sabem me dizer se é possível fazer um "resize" ao disco, criar partições, etc com uma ferramenta normal, tipo Hiren's Boot??

Nunca precisei de fazer resize a um disco, mas penso que para instalar o windows pelo bootcamp, é necessário fazer isso.
Não deves é poder usar as ferramentas que usavas no windows para essa tarefa.
 
tb estou a pensar comprar um macbook...mais ela curiosidade :P

nao queria nada de especial, apenas um portatil para usar em casa, trabalho e viagens, basicamente apenas para net...ficheiros de media...e alguns jogos.

a minha duvida é q ja ouvi falar em varios sistemas operativos do mac....qual o mais recnte ou o melhor para utilizar com o mac?

cumprimentos
 
tb estou a pensar comprar um macbook...mais ela curiosidade :P

nao queria nada de especial, apenas um portatil para usar em casa, trabalho e viagens, basicamente apenas para net...ficheiros de media...e alguns jogos.

a minha duvida é q ja ouvi falar em varios sistemas operativos do mac....qual o mais recnte ou o melhor para utilizar com o mac?

cumprimentos

Quando compras um mac, ele vem com o SO mais recente (neste momento, é o MacOSX 10.5 Leopard).
 
a minha intençao é comprar algo usado...
o Leopard é o mais recente entao? é q tb tinha lido aqui no forum q existe um Tiger...e mais outro qualquer...10.4.11?!?!?

cumprimentos
 
Back
Topo